O que é CRM e para que serve? Entenda.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
crm o que é

Entenda nesse artigo o que é um CRM e como ele pode te ajudar no segmento educacional.

O que é CRM?

CRM vem da sigla de Customer Relationship Management, que traduzida para o português significa Gerenciador de Relacionamento com o Cliente.

E como você já deve estar imaginando, depois de ter lido a tradução, o CRM é uma ferramenta que tem como objetivo gerenciar as comunicações entre a empresa e clientes e/ou potenciais clientes.  

O conceito de CRM ficou claro, mas imagino que agora você esteja se perguntando: Mas e aí, o que é o CRM na prática, para que serve e qual a sua relação com o mercado educacional? Continue focado na leitura e aprenda tudo sobre: 

  • Para que serve um CRM
  • Qual o benefício do CRM para as empresas 
  • O que é captação de clientes
  • Qual a relação do CRM e a Captação de Clientes
  • Como o CRM auxilia na gestão do tempo 
  • Como é a estrutura do software CRM 

Vamos lá?

Captação de Clientes

Antes de te explicar o que é CRM, é preciso que você entenda o significado do seguinte conceito: Captação de Clientes.  

Resumidamente, a captação de clientes é o ato de atrair novos leads e convertê-los em consumidores do seu produto ou serviço.  

Ou seja, é um trabalho realizado pelos times de Marketing e Comercial, na qual esses dois times, identificam estratégias de atração e vendas para atrair consumidores com potencial de compra e os conduz até o fechamento do negócio. Acompanhando o lead desde o momento da atração até a última etapa do funil de vendas. 

Agora que você já aprendeu sobre o conceito, podemos voltar ao CRM e as suas funcionalidades! 

Para que serve um CRM?

o que é CRM

O sistema CRM, além de gerenciar todo o processo de relacionamento da organização com seus leads e clientes, ele também possui a capacidade de modificar a cultura das áreas de marketing e comercial de uma empresa.  

A principal função do CRM é colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar. Mas como ele faz isso? Ele ajuda as equipes de captação a entenderem o que o cliente precisa, como ele precisa e o momento certo para oferecer o seu produto ou serviço a ele.  

Levando para a parte técnica, esse software permite que você registre e organize todas as formas de contato que o cliente teve com a organização, mantendo todo o histórico de relacionamento do lead registrado para que as ações das equipes de marketing e comercial sejam objetivas e eficazes.  

Benefícios do CRM para empresa

CRM relacionamento com clientes

Para que você entenda melhor os benefícios do CRM para uma empresa, vejamos um exemplo prático.  

Sabe aquela lanchonete do bairro que você morava quando era criança, ao qual o dono dela sempre cumprimentava você pelo nome, perguntava se estava tudo bem e puxava algum assunto que fazia com que você se sentisse um amigo íntimo dele? 

Pois bem, talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas garanto que uma das grandes razões que te convenciam a comprar lanche sempre no mesmo lugar, não era apenas a necessidade de consumir aquele alimento, mas sim, o fato de você gostar do atendimento. 

Como você já deve ter notado, muita coisa mudou de uns anos pra cá, inclusive a forma de comercializar algo e de se relacionar com os clientes.

Hoje tem muito mais consumidores no mercado, mais concorrentes, mais formas de comércio online e bem menos tempo para se dedicar a conhecer e entender cada um dos seus clientes.  

Mas ainda bem que existe uma ferramenta no mercado chamada CRM, que faz todo esse trabalho por você. Ufa!  

Esse software, além de armazenar todos os dados de relacionamento do seu cliente com a sua empresa, ele possibilita que você automatize toda a comunicação que precisa ser feita com os seus leads, de forma personalizada e aprofundada.

Com isso, o seu cliente se sente mais próximo de você e da sua marca, entendendo isso como um dos seus diferenciais frente a concorrência.  

Qual a diferença de um CRM genérico e o CRM Educacional

Um CRM genérico é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente que atende a diferentes segmentos do mercado, sem ter necessariamente, algum nicho específico para atuar. 

Já o CRM Educacional é um software de gestão de relacionamento construído para atender apenas as demandas do mercado educacional, pois entende-se que as demandas de captação de alunos para instituições de ensino básico e superior são bem diferentes da captação de clientes que buscam apenas comprar um determinado produto.  

É exatamente por essa diferença dos tipos de CRM, que devemos sempre pensar na importância de escolher um software especializado no segmento do seu negócio.

Para as instituições de ensino, por exemplo, é indispensável a ideia de se utilizar um CRM especializado no segmento educacional, pois ele é desenvolvido especificamente para atender às necessidades das IEs. 

Qual é a estrutura do Software de Captação de Alunos da CRM de Educacional?

O CRM Educacional foi estruturado com diversas funcionalidades que possuem foco em ajudar as Instituições de Ensino, em especial as equipes de Marketing e Vendas, a otimizarem e desburocratizarem o processo de captação de alunos. 

Juntas, essas funcionalidades proporcionam mais agilidade e praticidade no dia a dia das equipes de captação. Tornando o processo mais simples e os resultados mais assertivos.  

Confira abaixo as principais funcionalidades desse software: 

Gestão de Leads centralizada:

Todos os leads captados centralizados em um só lugar

Visão 360° do lead:

Permite visualizar cada detalhe do seu lead para saber quais ações estão sendo mais eficazes no processo de conversão.

Vestibular Digital:

Com o Vestibular Digital, os candidatos podem realizar redações e provas online por meio de qualquer dispositivo. Com correções realizadas por meio de professores ou inteligência artificial.

Régua de Relacionamento:

Ações de relacionamento automatizada e integração a diversos canais de comunicação, como e-mail, SMS, chatbot, telefonemas e WhatsApp

Funil de Captação:

Possibilita acompanhar cada etapa de evolução do seu lead, identificando avanços e gargalos nas etapas de conversão.

Lead Scoring:

Através de inteligência artificial, essa funcionalidade permite que você identifique quais leads possuem mais chances de conversão.

Gestão do tempo:

Viabiliza a otimização do processo de captação, reduz as tarefas repetitivas, simplifica os processos e melhora o desempenho do time de captação.

gestão do tempo com CRM

Ficou curioso em conhecer melhor a ferramenta CRM?

Então vem com a gente fazer um tour pela plataforma Wakeme da CRM Educacional, nossa plataforma especializada em Captação de Alunos! 

Por ser um software muito completo e repleto de funcionalidades para otimizar o processo de captação de alunos das instituições de ensino, fica impossível apresentá-lo em apenas um Blog Post.

Então que tal entrar em contato com a gente e agendar um papo com a nossa equipe para conhecer a plataforma na íntegra? 

VOCÊ TAMBÉM GOSTARÁ DE LER:

Analista de Marketing na CRM Educacional.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.