Publicado em 31 maio 2016 e escrito por Daniel Antonucci
Se você começou a ler este artigo porque estranhou o termo BFF relacionado a CRM, é bem provável que ele tenha sido feito sob medida para você. O acrônimo, que neste caso significa Best Friends Forever (melhores amigos para sempre), é um entre tantos outros populares na internet que indicam um bom relacionamento.
E quem sabe como trabalhar com CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Cliente) entende a necessidade de buscar, com ele, uma boa e produtiva relação. Assim, você garante os melhores resultados na hora da captação e manutenção de seus alunos. Então, vamos entender como você + CRM = BFF?
Partimos da certeza de que sua empresa quer conquistar e fidelizar alunos. Então, você precisa investir e entender como trabalhar com CRM. Na prática, trabalhar com CRM é definir um ciclo que define como será feita a gestão dos seus possíveis alunos. São cinco processos básicos:
Mas esse ciclo de processos que apresentamos acima precisa ser gerido, certo?
E aqui que entra em cena uma solução CRM. É ela que vai ajudar a entender cada cliente dentro desses processos, fazendo com que fique muito mais fácil saber quais as melhores ações e quais são as medidas que devem ser adotadas.
Só que o sistema não trabalha sozinho. É preciso saber como trabalhar com CRM, entendê-lo, assim como fazemos com os nossos melhores amigos. Nessa hora entra em cena a pesquisa da ferramenta, funcionalidades, treinamento das equipes, acompanhamento dos resultados.
Esse cuidado constante, assim como em um bom relacionamento, garante o mínimo de brigas, desentendimentos e, acima de tudo, ótimos resultados.
Só porque você tem um sistema CRM, não quer dizer que você sabe como trabalhar com CRM. É preciso ter objetivos claros, um planejamento consistente e trabalhar muito para engajar e reter os alunos.
É preciso entender que a comunicação com o cliente não acaba a partir do momento em que se fecha a venda. Ela é um processo contínuo e (dica importantíssima) é uma via de mão dupla. Por isso, aprenda a falar e ouvir.
Também tenha em mente que rentabilizar a partir do cliente não é só vender mais produtos, mas é, também, ensinar o cliente a obter o máximo de resultados dentro da sua instituição, a partir do curso escolhido.
O importante é sua empresa saber que, assim como na vida, os relacionamentos são importantes e precisam ser cultivados. Um sistema CRM vai ajudá-lo a fazer isso de forma muito mais fácil, ágil e tranquila.
E para saber mais sobre como trabalhar com CRM e que ele pode ser um investimento fundamental, não deixe de conhecer nossa solução voltada para o mercado educacional clicando aqui.
Sobre o autor:
Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.