(31) 2531-3161
WhatsApp
O que é régua de relacionamento

O que é uma régua de relacionamento e por que automatizar com o seu aluno

Uma das principais preocupações das instituições de ensino deve ser a forma como atende seus alunos, pensando sempre em qual experiência você quer que o aluno tenha com a sua IE.  

Usar a tecnologia para ajudar a personalizar e substituir tarefas operacionais pode reduzir bastante aqueles erros mais comuns cometidos pela sua equipe de atendimento, e já é considerada uma prática consolidada no mercado de educação. Afinal, a quantidade de dados que são gerados diariamente torna impraticável fazer o controle manual de todas essas informações. 

Em tempos de processo seletivo a procura aumenta e claro que as atividades vão se multiplicar muito para quem precisa coordenar e executar todo o processo de captação, mas não podemos nos esquecer que um bom relacionamento com o aluno ao longo do curso também é importante para que a sua instituição consiga reter ainda mais alunos.  

Para que esse relacionamento aconteça de forma eficaz e organizada, uma régua de relacionamento é muito bem recomendada. Com isso, eu te pergunto: será que a régua de relacionamento da sua IE está alinhada com o que os seus alunos esperam receber? Você pode entender isso conversando com eles e se informando sobre o contexto que estão vivendo.  

E é por isso que fizemos este artigo, para tirar suas dúvidas sobre as vantagens da automação da régua de relacionamento em instituições de ensino e mostrar como promovê-la da melhor forma. 

Antes de te ajudar a fazer uma comunicação automatizada com seus alunos, vamos entender o que é uma régua de relacionamento. Se quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!  

O que é uma Régua de Relacionamento

A régua de relacionamento é um conjunto das atividades de comunicação que serão realizadas com seus alunos, garantindo o engajamento com os mesmos, reduzindo assim o número de evasão.  

A régua de relacionamento também ajuda o aluno a se manter mais próximo de suas atividades acadêmicas. Melhorando a gestão do tempo e dos estudos dos alunos.  

Um outro ponto importante da régua de relacionamento para as instituições de ensino que atuam no EAD, é a possibilidade de monitorar as atividades e promover um contato mais próximo e constante com o aluno a fim de mantê-lo engajado no curso, já que estes estão sempre à distância. 

Mas para que toda essa comunicação realmente funcione, precisamos automatizar a régua de relacionamento. Antes de saber como criar a sua própria régua de relacionamento é preciso conhecer o funil de permanência de alunos, pois as réguas trabalham em cima desse funil. É sobre isso que vamos abordar no tópico abaixo. 

Funil de Permanência de Alunos

O termo “funil de marketing” lhe é familiar, certo? Acredito que você, profissional de marketing, já ouviu falar nesta ferramenta, mas falando mais sobre a evolução de um possível lead ao longo do processo de vendas, desde a intenção de compra até a efetivação da venda. É um trabalho que começa no marketing e termina no comercial, nas instituições de ensino, mais conhecido como funil de captação de alunos. 

Mas hoje vamos falar da sequência desse processo, ou seja, do funil de permanência de alunos, que contém as etapas que um aluno atravessa desde sua matrícula até chegar à sua formação, já que o nosso assunto é falar sobre como usar a régua de comunicação nos atuais alunos da sua instituição. 

Ok, mas qual a relação entre o funil e a automação da régua de relacionamento?  

Simples: conhecendo cada momento do processo de decisão de um atual aluno você saberá quais são as dúvidas e barreiras enfrentadas por eles em cada um desses momentos. Tendo essas informações, juntamente com uma análise de personas, você consegue elaborar e automatizar ações assertivas para cada etapa. 

Bom, então o que você deve fazer? 

Focar todos os seus esforços na construção e comunicação dos argumentos que irão diminuir e transpor as barreiras que podem chegar a uma possível evasão, sempre se baseando nas personas que foram definidas. Ah, e não se esqueça. Neste momento cada segundo vale ouro. Se você demorar demais para criar essa relação, este aluno poderá evadir e possivelmente ir para uma outra instituição. 

Agora que você já conhece a fundo cada uma das fases do funil de conversão de alunos, vamos entender como funciona uma régua de relacionamento automatizada. 

Régua de Relacionamento Automatizada

A régua de relacionamento automatizada é uma ferramenta que pode mudar completamente a rotina de trabalho da equipe de marketing e atendimento da sua instituição de ensino. Concentrando seus esforços no planejamento desta régua assim que seus alunos se matricularem você poderá impulsionar a evolução dos seus alunos em cada fase do funil de forma organizada, automática e, caso necessário, com pequenos ajustes ao longo do processo.  

Antes de começarmos é importante deixar claro que não estamos falando em robotizar o relacionamento da sua instituição com seus alunos. Estamos falando em automatizar tarefas repetitivas que fazem sua equipe despender esforços nas atividades erradas.  

É claro que seus contatos ativos e receptivos, como: telefonemas e respostas a e-mails e redes sociais não serão extintos. Estas são ações muito valiosas e você pode (e deve) incluir telefonemas em alguma etapa da régua, caso julgue necessário. Dito isso, vamos à prática. 

Com uma Régua de Relacionamento Automatizada você consegue programar mensagens SMS, e/ou um E-mail, e/ou um WhatsApp e/ou uma ligação, para manter aquele aluno mais engajado com a sua instituição. A régua pode ser automatizada tanto no processo de retenção de alunos quanto nas fases do processo de inscrição de um candidato.  

O tempo de envio de cada ação da régua de relacionamento pode ser ajustável, e de acordo com a estratégia que a sua instituição definiu, ou seja, você pode programar quantas interações achar necessárias para potencializar suas campanhas de captação e retenção de alunos, se relacionando adequadamente com seu público-alvo e mantê-los conectados à sua instituição. 

Você só precisa tomar cuidado para não exagerar. O objetivo da Régua de Relacionamento automatizada não é encher seu aluno de e-mails, SMS, WhatsApp ou ligações, mas sim enviar a comunicação certa, no momento certo e ajudá-lo ao longo da sua jornada. 

Dessa forma, uma régua de relacionamento automatizada permite que seus leads, candidatos, futuros e atuais alunos desfrutem de um relacionamento muito mais efetivo e personalizado. 

Para automatizar sua régua de relacionamento, trabalhar com o funil de permanência de alunos com maestria e melhorar seus resultados você pode contar com um sistema CRM. 

Assim você acompanhará a evolução dos seus alunos e poderá personalizar esse processo de maneira simples e autônoma. Conseguiu compreender os benefícios de trabalhar com a automação da régua de relacionamento? Já enxergou sua IE nessa realidade?  

Sobre o autor:
Jade Nascimento
Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.
Mais Recentes
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias