(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » 3 funcionalidades do CRM para IES que vão mudar sua rotina

3 funcionalidades do CRM para IES que vão mudar sua rotina

Publicado em 27 setembro 2018 e escrito por

As instituições de ensino como escolas técnicas e faculdades vivem uma realidade em que é essencial buscar novos meios e ferramentas para captar e reter alunos. Dentro desse conceito, destacam-se as funcionalidades do CRM para IES, que podem contribuir muito para que isso aconteça.

Cabe ao diretor das IES, portanto, fazer uma pesquisa de mercado e encontrar a melhor opção para os seus alunos, buscando uma plataforma que atenda a todas as necessidades levantadas, como o CRM.

Mas o que é, de fato, um CRM e quais são as suas principais funcionalidades para uma instituição de ensino? Tire as dúvidas nos tópicos a seguir.

CRM: entendendo a ferramenta

CRM é uma sigla na língua inglesa que significa Customer Relationship Manager, ou, em português, gestão do relacionamento com clientes. Desse modo, a ferramenta tem como principal função fazer com que as empresas possam coletar informações, cruzar dados e, assim, aumentar as suas vendas de forma estratégica.

No caso das instituições de ensino, o termo cliente pode ser substituído por aluno, pois o objetivo é conquistar mais estudantes para a IES, o que é feito por meio do software que organiza todas as oportunidades e proporciona a gestão otimizada do tempo dos times de vendas.

Principais funcionalidades do CRM para IES

As três principais funcionalidades do CRM para as instituições de ensino são as listadas a seguir:

1. Funil de vendas

O funil de vendas é caracterizado por um conjunto de etapas pelas quais um consumidor passa antes de adquirir um produto ou serviço. No caso da IES, portanto, caracteriza o caminho feito por pessoas interessadas em se tornarem alunas, desde o conhecimento da instituição até o momento em que fazem suas matrículas.

Durante esse processo, é necessário fazer uso de gatilhos mentais para nutrir os leads – ou seja, as pessoas que têm interesse em serem alunas da IES – para que percebam que essa é a melhor escolha para as suas carreiras.

Assim sendo, o CRM pode ser de grande ajuda nesse processo, pois é capaz de organizar todos os contatos e fazer o envio de e-mails, SMS e, até mesmo, conversas pessoais por meio de ligações telefônicas ou atendimentos presenciais agendados.

2. Segmentação de estratégias

O CRM também conta com a funcionalidade de segmentação, ou seja, é possível desenvolver ações de comunicação e marketing diferenciadas para pessoas que estejam em diferentes etapas do funil de vendas.

Você pode adotar uma estratégia para conseguir inscrições para o seu vestibular, por exemplo, e outra para as pessoas que já prestaram o exame, foram aprovadas, mas ainda não decidiram se vão se matricular ou não na sua IES.

3. Follow up

É chamado de follow up o processo de acompanhamento do processo de vendas, sendo necessário agendar horários para conversar com os candidatos a alunos da instituição.

O CRM também pode ajudar nesse sentido, evitando o agendamento em tabelas ou planilhas, por exemplo, o que pode acabar causando esquecimentos ou desorganização no decorrer desse processo.

As principais funcionalidades do CRM para IES farão a diferença para que você consiga bater suas metas e conquistar novos alunos. Então, basta procurar por um sistema do tipo e colher os resultados positivos.

E se você gostou deste artigo, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim mais pessoas terão acesso às informações mostradas aqui.

Vamos construir juntos?

Sobre o autor:

Augusto Guimaraes Consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias