(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Como Liderar um Time de Captação de Alunos

Como Liderar um Time de Captação de Alunos

Publicado em 22 fevereiro 2016 e escrito por

Todo mundo que lidera times sabe que grande parte de sua atenção acaba sendo voltada aos números. Só que isso não significa que eles devem dominar a sua atenção.

Caso você tenha acabado de iniciar sua jornada profissional no mercado educacional e conhece pouco dos desafios que existem nele, ou simplesmente está precisando de novas ideias sobre como liderar um time de captação de alunos, vou te dar algumas dicas neste post que poderão te ajudar a bater suas metas e enfim conquistar a satisfação do seu mantenedor.

Como liderar: o que é um líder?

Existe uma grande e fundamental diferença entre ser um chefe e um líder. Acredite, entender isso é o primeiro passo para ter a confiança da sua equipe e consequentemente alcançar grandes resultados na captação de alunos.

O primeiro, o chefe, é aquele que manda e pronto. Não quer nem saber, a equipe que encontre uma maneira de fazer acontecer. Já o segundo é aquele que sabe os objetivos que deve alcançar, por isso, une suas informações e experiências às do seu time para, juntos poderem chegar ao topo. A grande maioria dos “chefes” não conhece a realidade da sua organização, não sabe como funcionam os processos e quando precisam “por a mão na massa” se assustam, pois sempre se manteve distante da equipe que produz as ações.

Entenda melhor a diferença entre um chefe e um líder. Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras:

como liderar

Agora imagine este cenário na captação de alunos da sua Instituição de Ensino. Como liderar um time de captação de alunos sendo um “chefe”? Você realmente acredita ser possível bater metas e atingir os números esperados pelo seu mantenedor se mantendo distante da equipe envolvida na captação de alunos?

A resposta é NÃO! Um simples diploma na área de administração, gestão de pessoas ou comercial não é o bastante para conquistar bons resultados. Nem mesmo o que você já conquistou em outras experiências profissionais até chegar aqui no mercado educacional. Nada é igual a vender educação, NADA. Então se eu pudesse te dar um conselho, te diria para usar todo seu aprendizado, toda sua experiência de mercado e dividi-la com a sua equipe. Aí sim seus resultados poderão ser fantásticos, caso seu produto seja de qualidade, claro.

Então, se você está entrando agora no mercado de educação ou já atua há um certo tempo, mas insiste em agir da mesma forma que funcionava no “mercado lá fora”, separe um tempo para estudos e acompanhar o que os especialistas em marketing educacional estão falando. E o principal, entenda como funciona o funil de captação de alunos.

Ferramentas para um líder de captação de alunos

Só que para tanto, também é necessário dispor de ferramentas que ajudem a implementar e avaliar suas ações de captação de alunos, além de ajudar a entender como liderar o seu time de captação.

Já falamos aqui no blog sobre os papeis do ERP e do CRM no mercado educacional e como eles podem ajudar você a administrar as suas oportunidades de conversão.  Alias, investir em um CRM pode ser uma das melhores coisas para melhorar seus resultados na captação de alunos. Entenda porque estou dizendo isso.

Além delas, você também pode contar com algumas ferramentas para a gestão de pessoas, entendendo e mapeando os diferentes aspectos de cada membro e como eles podem ser utilizados de uma melhor forma para alcançar as metas traçadas.

Falamos no início que para ter um time campeão é necessário fazer mais do que administrar números e agora percebemos que o aspecto humano também é fundamental para entender, de fato, como liderar para captar mais alunos e, enfim, bater as suas metas.

Algumas inspirações sobre como liderar

E uma ótima maneira de buscar inspirações sobre como liderar é por meio da sétima arte, o cinema. Muitos são os filmes que falam, de forma direta ou indireta, sobre comportamentos, ferramentas e atitudes que fazem das pessoas líderes admiráveis. Separamos três exemplos:

  • A Rede Social – o filme que conta o início da trajetória de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. Importante para reconhecer que é preciso aprender a lidar da melhor forma com todos os tipos de pessoas, sem perder de vista os seus objetivos e metas;
  • O Sucesso a Qualquer Preço – uma pequena joia sobre vendas, que ensina técnicas e motivações a partir do ponto de vista dos corretores imobiliários (mas que podem se aplicar para qualquer área);
  • À Procura da Felicidade – uma lição de motivação para quem precisa enxergar o quadro maior. Baseado em uma história real, acompanha Chris Gardner, que de morador de abrigos se tornou um milionário, com muita força de vontade e trabalho.

O mais importante é perceber que para entender como liderar um time de captação de alunos é preciso estar junto à sua equipe, acompanhando, ensinando e aprendendo.

Agora que você já sabe que a liderança deve estar embasada em trabalho e ferramentas top de linha, que tal aproveitar nossa consultoria gratuita para entender como um CRM ajuda a sua instituição a matricular cada vez mais alunos? Não perca essa oportunidade!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e com MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária, atualmente Daniel é CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino. Faz parte do conselho de Administração da Nerus - ERP para Varejo e da 5Seleto – Agência de Marketing Digital. Atua como Docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação em diversas Faculdades e Universidades no Brasil.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias