Como funciona o funil de captação de alunos?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
BLOG 5

Ter conhecimento sobre Funil de Captação de Alunos é fundamental para o desenvolvimento de estratégias específicas para cada fase do funil. E assim, transformar mais potenciais alunos em matriculados.

Organizar as fases da sua captação em um funil te ajuda a entender, administrar e interferir na taxa de conversão. Que é a relação entre o número de candidatos que chegam em um estágio e conseguem evoluir para o próximo estágio do Funil de Captação.

No CRM Educacional, a partir do primeiro contato de um interessado já é criado um registro no sistema, que indica em qual etapa do funil de captação esta pessoa se encontra.

Para facilitar o seu entendimento, preparamos uma definição de cada fase, para que sua Instituição possa tomar decisões cada vez mais assertivas.

Mas antes de falar do funil de captação, é importante conceituarmos, a figura do Lead. Confira:

Funil de Captação de Alunos

funil captacao alunos ensino básico
funil captacao alunos ensino básico

O que é um lead?

Um lead é uma pessoa que demonstrou algum interesse em produtos (cursos) ou conteúdo da sua Instituição de Ensino.

Ainda não é um cliente em potencial. Mas com certeza é alguém que poderá vir a se tornar um aluno da sua IE em um futuro próximo. E que então, de alguma forma, forneceu um conjunto de dados que permite que sua equipe faça contato com esta pessoa de forma personalizada.

Basicamente, no momento inicial, você precisa saber o nome, o e-mail, o telefone celular e o curso de interesse (curso, turno, campus, polo) desta pessoa.

Dentro do Funil de Captação de alunos, o lead é a primeira fase que antecede uma inscrição.

Pode ser um lead que você adquiriu por algum canal de aquisição ou que você obteve os dados já algum tempo. E que você não tem certeza se ele tem interesse em estudar na sua IE neste momento.

Fase da Inscrição

Nesta fase é onde se encontram os interessados que seguiram, efetivamente, com o processo de inscrição na ficha do processo seletivo cadastrado no CRM. Por isso nesta fase, é possível identificar os status de:

  • Inscrição Iniciada – o lead escolhe o campus/polo/unidade e o curso de interesse.
  • Incompleta – o inscrito não passa da etapa de fornecimento dos dados complementares da Ficha de Inscrição.
  • Inscrição Completa – quando o inscrito completa todos os dados cadastrais da Ficha de Inscrição.
  • Não Paga – ocorre em processos seletivos com taxa de inscrição. Ou seja, é quando o candidato não efetuou o pagamento da taxa cobrada.
  • Inscrição Paga – ocorre em processos seletivos com taxa de inscrição. Ou seja, é quando o candidato efetuou o devido pagamento da taxa cobrada.

Fase de Avaliados

professoras avaliando

Esta fase é onde se encontram os candidatos que realizaram o processo seletivo da IE, seja no vestibular Tradicional, ENEM ou agendado. Então nesta fase, os status são de:

  • Inscritos Convocados: aprovados no Processo Seletivo.
  • Inscritos Classificados – aqueles que obtiveram nota suficiente para serem aprovados, mas não havia mais vaga no Curso, então eles ficam na lista de espera.
  • Desclassificado – os inscritos reprovados no Processo Seletivo.
  • Inscritos Ausentes – os inscritos aptos para avaliação, que completaram a inscrição, mas que não compareceram no dia da prova.
  • Desistentes – ocorre quando a IE dá um prazo para os candidatos convocados realizarem a matrícula e estes candidatos não realizam.

Funil de captação de alunos – Fase de Matrícula

Aqui encontramos todos os inscritos que foram convocados pela Instituição e já estão aptos a se tornarem um matriculado. Assim é possível identificar os:

Pré-Matriculados

São os inscritos convocados que foram até a secretaria da instituição ou utilizaram o sistema de matrícula online para iniciarem o seu processo de matrícula.

Ou seja, normalmente realizam o aceite do contrato de matrícula, entregam a documentação de matrícula na secretaria da instituição. Mas ainda não pagaram a boleto da primeira mensalidade de matrícula.

Ou também pode ser o contrário, que é quando o candidato aceita o contrato de matrícula, paga a primeira mensalidade de matrícula. Mas não entrega a documentação necessária para a matrícula na Secretaria da Instituição. A definição deste status fica a critério de cada IE.

Matriculados

Os candidatos convocados cumprem todos os requisitos para serem devidamente matriculados na IE. Aceita o contrato de matrícula, entrega toda a documentação necessária e paga a primeira mensalidade da matrícula.
Essas são todas as Fases do Funil de Captação de aluno que você pode trabalhar no CRM Educacional.

Por isso é bom sempre estar atendo aos índices de inscrições incompletas. E desistência para buscar as melhores soluções para o aumento efetivo, das matrículas na sua IE.

Então se você quer entender mais sobre captação de alunos, não deixe de conferir nosso blog, e claro, entre em contato com a gente para saber mais sobre a ferramenta.

Head os Customer Services na CRM Educacional, gerenciando as áreas de Suporte, Customer Success, Sustentação, CS Marketing e Educação. Leciona disciplinas sobre Customer Experience e Customer Success em MBA´s. Atuou por mais de 10 anos em instituições de ensino nacionais e multinacionais nas áreas de comunicação, marketing, comercial e relacionamento. Formada em Comunicação Social com MBA em Marketing Digital (B.I. Internacional) e MBA em Gestão de Negócios (Ibmec).

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.