(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » 4 dúvidas sobre a implantação de um CRM educacional

4 dúvidas sobre a implantação de um CRM educacional

Publicado em 05 outubro 2018 e escrito por

Muitas instituições de ensino focam na captação e retenção de alunos e, para isso, é necessário ter total controle da sua base de contatos. Se hoje você ainda a organiza sua instituição usando uma planilha de Excel ou mesmo uma planilha física, chegou a hora de ter a implantação de um CRM educacional.

Porém, quando esse assunto é pautado, várias dúvidas surgem. Neste artigo trazemos as respostas das principais. Vamos a elas?

1. O que é o CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Manager, ou seja, é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente a ponto de lhe ajudar a organizar dados e informações sobre os alunos da sua IES.

Assim, todo o histórico do aluno — tais como contatos feitos, curso em que está matriculado, andamento do processo de matrícula, etc — fica disponível no CRM de modo que nenhuma informação fique perdida. Ou seja, mesmo aquelas pessoas que ainda não se matricularam ficam registradas na ferramenta para que possam ser contatadas. Por isso, o CRM é um forte aliado para aumentar a sua conversão em alunos.

2. Como funciona a implantação de um CRM educacional?

Um CRM especializado no segmento educacional traz benefícios específicos para a sua instituição de ensino. Afinal, automatiza a régua de comunicação para converter candidatos em alunos, além de gerir ligações feitas, e-mails trocados e as campanhas para ativação ou renovação de matrícula.

Se alguma vez o call center da sua IES fez contato com um candidato que já estava matriculado ou tomou nota do telefone de uma pessoa interessada na instituição e o perdeu, esses problemas terminam com o uso do CRM Educacional.

3. É possível personalizar o CRM Educacional?

Sim, as ações do CRM podem ser personalizadas de acordo com a necessidade da sua IES. Por exemplo: se uma pessoa interessada na instituição fizer contato, mas não efetuar a matrícula, pode ser inserida num fluxo de e-mail marketing a fim de enviar mensagens recorrentes, lembrando-a das vantagens de se matricular o quanto antes.

Além disso, o CRM também permite customizar a mensagem baseada nos interesses de cada lead gerado ou alunos registrados. Outro exemplo: se você quiser enviar uma mensagem por e-mail a todos os alunos, porém, citando o nome e o curso de cada um no começo do texto (tal como “Olá, Pedro, aluno do curso de Publicidade e Propaganda”), também é possível fazê-lo.

4. O que acontece após a implantação da ferramenta?

Uma vez que você tenha contratado o CRM Educacional e implantado na sua instituição, o próximo passo é treinar todas as pessoas que usarão a ferramenta. Seu manuseio não se restringe apenas ao time de atendimento ou comercial, mas também ao financeiro, marketing, entre outros envolvidos nas ações rotineiras envolvendo a IES e seus alunos.

Muito embora cada departamento deva usá-lo de formas diferenciadas (marketing observa as campanhas enquanto o atendimento confere as conversões em matrículas, por exemplo), é essencial que todos conheçam as inúmeras possibilidades da ferramenta.

Agora que você já sanou algumas dúvidas sobre como o CRM Educacional pode funcionar para a sua IES, que tal conferir mais dicas nossas? Então, siga-nos nas nossas redes sociais” Estamos no Facebook, no Twitter, e no LinkedIn.

Sobre o autor:

Telio Bicalho Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias