Retenção de alunos: quais as principais causas da evasão?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
14

O principal propósito de uma faculdade é fazer com que os alunos tenham a melhor educação possível para prepará-los para o mercado de trabalho, e consequentemente, melhorar a credibilidade da IE perante a sociedade. Devido a isso, a retenção de alunos é uma meta constante de quase toda instituição de ensino superior para combater as causas da evasão.

Por isso, trazemos neste artigo os cinco principais motivos pelos quais um aluno decide largar a faculdade. Também algumas dicas de como evitar que a evasão aconteça.

Vamos lá?

Perda da motivação de estudar

Esse é um dos principais motivos que fazem com que os alunos abandonem o ensino superior. Isso ocorre, justamente, quando eles não compreendem mais a razão de estarem ali fazendo aquele curso. Afinal, escolher uma faculdade é uma decisão difícil para muitos jovens e, ao longo dela, chegam a se perguntar se realmente fizeram a escolha certa.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Portal Educacional, metade dos alunos do terceiro ano do ensino médio não sabem qual carreira seguir. Por essa razão, muitos acabam optando por cursos que agradam aos pais e/ou que tenham acesso mais fácil na hora de prestar o vestibular.

Sendo assim, quando o aluno não encontra mais sentido em continuar no curso escolhido, ele perde a motivação de estudar. E a consequência disso não é outra senão a evasão.

Falta de tecnologia na sala de aula

De acordo com uma pesquisa da Quizlet, cada vez mais alunos demandam tecnologia nas salas de aula.

Afinal, hoje em dia, os jovens estão cada vez mais conectados em seus celulares e tablets, por isso, é interessante que o modelo de ensino se adapte à realidade do aluno. Para que assim as ferramentas passem a fazer parte do aprendizado, de modo que os alunos tenham mais interesse e foco no conteúdo passado em sala de aula.

Contudo, essa não é a realidade vista em boa parte das instituições de ensino. A mesma pesquisa aponta que a falta de infraestrutura dificulta que os alunos tenham acesso à tecnologia enquanto estudam, favorecendo o processo de desmotivação.

Altos índices de reprovações

Algumas faculdades têm a reprovação como principal fator de evasão no ensino superior.

Geralmente ela está associada à dificuldade do aluno acompanhar o ritmo das aulas, por conta da deficiência de sua formação ou mesmo pela falta de interesse.

A faculdade de ciências exatas costuma ter índices de reprovação maiores, sobretudo, em cursos como Engenharia e disciplinas como Cálculo em que, em uma turma de 60 alunos, apenas 5 conseguem ser aprovados.

Quando as reprovações são frequentes, o mais comum é que o aluno se sinta desestimulado a continuar estudando. Alguns procuram evitar a disciplina líder em reprovações quando chega a hora de montar a grade do semestre. Porém, em algum momento, ele terá de cursá-la e, se o receio da reprovação for maior, pode ocorrer uma consequência mais grave: a evasão.

Conciliar trabalho e estudos

O cenário ideal na vida de um aluno é preocupar-se somente com os estudos, a fim de ter o melhor desempenho para, após a formação, entrar no mercado de trabalho, certo? Porém, a realidade não é tão bela assim.

É muito comum encontrar alunos que, além de estudar, também precisem trabalhar em empregos full time de 8 horas por dia, alguns em escalas de 6 dias por semana.

São diversas as situações que fazem com que o aluno precise trabalhar, e as principais são: a família tem baixa renda, o que faz com que todos os seus membros tenham de trabalhar. Ou até, o aluno precisa do trabalho para pagar os custos da faculdade, tais como mensalidade, livros, xérox etc.

Essa rotina, por vezes, pode ser muito cansativa, fazendo com que o aluno precise escolher entre estudar ou trabalhar. E como as contas não podem esperar, o trabalho acaba sendo o escolhido. Essa é uma realidade que atinge cerca de 60% dos estudantes brasileiros.

Dificuldades financeiras

A dificuldade financeira é outro fator que faz com que muitos acabem deixando o ensino superior. Prova disso é que muitas instituições estão perdendo alunos por conta da crise no país.

Isso atinge tanto os alunos de instituições privadas que não conseguem pagar as mensalidades. Quanto os de universidades públicas que também arcam com custos como transporte, alimentação e compra de materiais. Tudo isso pode pesar na balança no final do mês, forçando-os a deixar os estudos de lado.

Mas, então como evitar as causas da evasão

Agora que já sabemos as principais causas da evasão escolar é preciso conhecer os caminhos que podem evitá-la. Por isso, listamos aqui algumas medidas:

1. Melhor atendimento ao aluno

Para impedir que um aluno vá embora da instituição, é preciso entendê-lo e saber o que está acontecendo dentro do seu universo acadêmico. Para isso, um bom atendimento ao aluno é fundamental.

Seja qual for o motivo pelo qual o aluno esteja considerando parar de estudar, falta de interesse, estrutura do campo, problemas financeiros. Por isso é muito importante que o atendimento identifique o problema e proponha soluções, para que as chances de o aluno permanecer no curso aumentem.

2. Tecnologia em sala de aula

Em uma época em que todos estamos conectados o tempo inteiro em nossos dispositivos móveis, não convém ensinar usando somente quadro negro e giz, não é mesmo?

Por isso, o investimento em tecnologia nas salas de aula é tão necessário. E não apenas para as disciplinas que precisem de computadores conectados à internet, mas também tantas outras, cujos conteúdos serão melhor transmitidos ao contar com esse suporte tecnológico.

3. Formas de negociação de pagamentos

Esse é outro ponto que as instituições de ensino precisam levar em conta para reter seus alunos. Como dito anteriormente, a dificuldade financeira é um impeditivo comum na vida do universitário que tranca ou abandona o curso.

Logo, é fundamental que ele tenha a seu dispor formas de negociar esses pagamentos, principalmente, se esse for o único empecilho para ele continuar estudando. O parcelamento das mensalidades atrasadas ou desconto na quitação total costumam ser as ofertas mais atrativas de negociação.

A evasão escolar é um problema que pode prejudicar a instituição de ensino em vários sentidos. Além de sofrer danos na parte financeira, a credibilidade da organização também pode ser colocada em dúvida. Portanto, reunir os responsáveis pela insttituiçao de ensino e apresentar as soluções para melhorar, ao máximo, a retenção de alunos é o melhor caminho a seguir.

Agora que você já sabe as razões e como evitar a evasão escolar, que tal receber muitas outras dicas nossas? Basta nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter, e Linkedin.

Diretor de Marketing e vendas na CRM Educacional, com mais de 15 anos de experiência em tecnologia para gestão de relacionamentos no segmento educacional. Possui formação em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduação em Empreendedorismo, Inovação e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Dedica-se a ajudar Instituições de Ensino a profissionalizar seus processos de captação e permanência de alunos e já atuou em mais de 200 das melhores instituições de ensino brasileiras, além de grupos internacionais.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Diminua sua taxa de evasão de alunos

Saiba como diminuir a taxa de evasão e não perder alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.