Evasão escolar : por que acontece? Entenda.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Neste artigo será explanado questões das quais levam à evasão escolar, leia e entenda mais.

O que é evasão escolar?

Antes de nos aprofundarmos no problema para entendermos as causas, consequências e como evitá-lo, o primeiro passo é entendermos do que se trata.  

Então vamos lá, o que é evasão escolar

De forma resumida, a Evasão Escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas e abandona o ano letivo. Falando assim, nem dá para imaginar a proporção desse problema. Mas na verdade, esse fenômeno afeta de forma significativa e crescente todo o desenvolvimento da educação no Brasil. 

Evasão escolar – causas, consequências e como acontece?

sala vazia evasão escolar

Diversos fatores podem ser levados em conta na hora de contabilizar os motivos que levam os alunos a evadirem, dentre eles, os motivos mais comuns são: 

  • Falta de interesse dos alunos
  • Problemas financeiros
  • Dificuldade na logística
  • Falta de engajamento da família
  • Relacionamento ineficiente entre escolas e alunos
  • Falta de atividades dinâmicas
  • Bullying com o aluno 
  • Defasagem no aprendizado
  • Problemas socioemocionais

De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, a causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão. Em segundo lugar, problemas financeiros e aumento da taxa de desemprego, ocupa uma quantidade de 27%. Já os outros 33% se dividem em situações diversas.  

Dentre todos esses motivos, é importante termos em mente que nenhum desses fatores levam o aluno a evadir do dia para a noite. Na grande maioria das vezes, é a soma de diversos acontecimentos que levam ao desengajamento do aluno e acabam afetando a sua permanência na escola.  

A Constituição diz que a educação é direito de todos e visa o pleno desenvolvimento do indivíduo, o preparando para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho.  

Com isso entende-se que é função da escola permitir e incentivar o aluno para que ele se desenvolva plenamente.

Desenvolvendo não apenas o seu conhecimento sobre as matérias obrigatórias da matriz curricular, mas também suas habilidades artísticas, sua curiosidade, a capacidade de se comunicar, as habilidades socioemocionais, a forma de escutar ativamente e também, auxiliá-lo no processo de autoconhecimento, ajudando-o a reconhecer qual é o seu papel na sociedade, no mercado de trabalho e na vida. 

Cenário da evasão escolar no Brasil  

De acordo com a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021. Esse número representa um aumento de 171% em comparação a 2019, ao qual 90 mil crianças não estavam frequentando a escola. 

Além disso, a pesquisa também mostra que enquanto em 2019, 99% das crianças e adolescentes estavam matriculadas no ensino fundamental ou médio, em 2021, esse número reduziu para 96,2%. Queda essa já demonstra um dos efeitos da pandemia sob a educação básica no Brasil.  

Já em um outro estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os índices mostram que com a pandemia da Covid-19, o país passou a ter o mesmo nível de evasão escolar de 14 anos atrás. Tendo as crianças de 5 a 9 anos como o público mais afetado por esse desafio. 

Essa pesquisa revelou que no primeiro trimestre de 2020, o índice de evasão escolar estava em 1,39%, entre as crianças de 5 a 9 anos. Mas logo após o primeiro ano de pandemia, esse índice subiu para 4,87%. Já o índice de evasão para os alunos de 10 a 14 anos não sofreu muitas alterações. Confira na tabela abaixo: 

TAXA DE EVASÃO ESCOLAR POR FAIXAS ETÁRIAS (MÉDIA MÓVEL) 
De 5 a 9 anos: De 10 a 14 anos 
1° Trimestre de 2013 3,57% 1° Trimestre de 2013 1,84% 
1° Trimestre de 2014 3,31% 1° Trimestre de 2014 1,80% 
1° Trimestre de 2015 2,83% 1° Trimestre de 2015 1,69% 
1° Trimestre de 2016 2,58% 1° Trimestre de 2016 1,36% 
1° Trimestre de 2017 2,02% 1° Trimestre de 2017 1,07% 
1° Trimestre de 2018 1,68% 1° Trimestre de 2018 0,96% 
1° Trimestre de 2019 1,47% 1° Trimestre de 2019 0,93% 
1° Trimestre de 2020 1,39% 1° Trimestre de 2020 0,81% 
1° Trimestre de 2021 4,87% 1° Trimestre de 2021 0,81% 
Fonte: FGV Social

Evasão escolar na Pandemia

A covid-19 gerou grande interrupção nas aulas presenciais, alterando o modelo de ensino presencial para o ensino remoto. Com essa alteração, muitos alunos tiveram dificuldades de adaptação, o que acabou aumentando ainda mais o índice de abandono escolar no Brasil. 

É importante reforçar que a pandemia não se resume apenas a isolamento social e crise sanitária, ela também trouxe consigo o agravamento da crise econômica, crise política e crise social. E como consequência disso, muitas pessoas pararam de trabalhar e/ou teve os seus recursos financeiros reduzidos. 

Esses problemas financeiros, levaram muitos jovens de escola pública a abandonarem a escola para trabalhar e ajudar financeiramente em casa, enquanto muitos alunos de escolas privadas tiveram a renda familiar reduzida, ocasionando a redução da capacidade das famílias de pagarem um ensino particular para suas crianças e jovens. 

Além disso, a falta de inclusão digital, fator que acontece principalmente com alunos de escola pública, também foi um dos principais motivos que intensificaram a evasão escolar no país. Muitos alunos não tiveram acesso aos conteúdos digitais, visto que alguns não possuíam acesso à internet ou dispositivo para acessá-la.  

Todos esses desafios que vieram junto a pandemia agravaram ainda mais a evasão escolar no Brasil, tanto no ensino privado, quanto no ensino público. Pois, além dos desafios que muitos alunos já enfrentavam pré-pandemia, foram somados novos desafios no processo de aprendizagem dos alunos.  

Evasão escolar no ensino médio

De acordo com a PNAD Contínua 2019, adolescentes de 15 a 17 que evadiram da escola e não concluíram o ensino, em 2019 já somavam cerca de 680 mil, o que representava 7,1% dos jovens com essa faixa etária.  

Esse dado é muito preocupante, pois é após a conclusão do ensino médio que os jovens podem ingressar no mercado de trabalho e/ou ingressarem em um curso superior para seguir carreira em uma profissão. Dessa forma, a conclusão dessa etapa é de extrema importância e possui grande peso no poder decisório do futuro do aluno.   

Como combater a evasão escolar no Brasil  

Infelizmente, nenhuma escola consegue reverter todos os motivos que levam o aluno a evadir. Mas, com toda certeza, há inúmeras ações que a escola pode adotar para ajudar a resolver as dores dos alunos e familiares, aumentando consideravelmente, o índice de permanência.  

Primeiramente, vamos voltar um pouco a fita. Há alguns tópicos acima, falei um pouco sobre os principais motivos que levam os alunos a abandonarem os estudos, e dentre os inúmeros motivos que citei, a pesquisa feita pela FGV nos mostrou que a falta de interesse dos alunos ficou em primeiro lugar, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão no Brasil.  

Então se o principal motivo da evasão escolar é desinteresse dos alunos, como podemos fazer para engajar mais o aluno e garantir que ele permaneça?  

Separamos 7 condições que toda instituição de ensino básico precisa ter para engajar e reter cada vez mais alunos. Confira: 

Acolhimento

Acolher o aluno é fundamental para que ele se sinta à vontade no ambiente escolar. Dessa forma, é preciso que a escola aceite o aluno, demonstre empatia e acredite em seu potencial independente da sua individualidade. 

Dar lugar ao protagonismo do aluno

É fundamental dar voz ao aluno para que ele possa se sentir motivado a participar ativamente daquele ambiente. 

Dinamismo

É preciso admitir que esse modelo de educação centralizado no professor já não funciona mais para as novas gerações. É preciso apostar mais em atividades integradoras, trabalhos em grupo, brincadeiras e atividades dinâmicas, para que a atenção do aluno não se disperse facilmente.

Utilize a tecnologia nos processos educacionais

tecnologia evitando evasão escolar

As novas gerações estão cada vez mais engajadas com o universo das tecnologias. Por isso, é importante utilizá-las a fim de tornar o ambiente escolar um espaço mais atrativo para o aluno.

Flexibilidade

Sabemos que não são todos os conteúdos que vão ser interessantes na mesma intensidade para todos os alunos. Por isso, é essencial amadurecer a ideia de uma escola mais flexível, com a possibilidade de disponibilizar conteúdos que atendam os interesses de diferentes perfis de alunos. 

Favoreça combinados

A escola precisa ser um ambiente que promova o diálogo eficiente entre alunos e professores, favorecendo o bom relacionamento entre as duas partes. 

Trabalhe a experiência do aluno

A experiência do aluno diz respeito a tudo que ele vivência durante a jornada escolar. Sendo assim, é importante se atentar a relação do aluno com o ambiente estudantil, com a qualidade de ensino que lhe é oferecida e até mesmo a gestão da sua escola, que de forma direta ou indireta, são questões que impactam a jornada do aluno. 

Conclusão  

De modo geral, a evasão escolar sempre foi um desafio no Brasil, mas com a pandemia, esse cenário se agravou ainda mais. Por isso, mais do que nunca, é importante falarmos sobre a importância de reverter esse quadro e pensar em soluções estratégicas que sejam capazes de promover a permanência de alunos nas escolas.   

Se você está em busca de alternativas para reduzir a evasão de alunos na sua escola e reter cada vez mais alunos, nós podemos ajudá-lo! Basta entrar em contato com a gente.  

Você também gostará de ler :

Estagiária de Marketing na CRM Educacional.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.