Abandono escolar – por que e como acontece?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
abandono escolar

O abandono escolar ocorre por diversos fatores, entenda nesse artigo como isso acontece e como evitar.

O que é abandono escolar?

A escola tem um papel social fundamental no desenvolvimento de habilidades físicas e cognitivas, em fortalecer os vínculos sociais nas nossas crianças e adolescentes. Porém, existem alguns obstáculos e fatores internos ou externos que são capazes de aumentar a probabilidade dos jovens não darem continuidade aos estudos

O abandono escolar é considerado hoje um problema social que vem crescendo ao longo dos últimos anos, proporcionando grandes desafios para as escolas como um todo, mas também comprometendo o desenvolvimento da educação básica do nosso país. 

Antes de falarmos sobre os motivos que fazem um aluno abandonar os estudos, você precisa entender o que é o abandono escolar, e a diferença entre abandono e evasão escolar. Apesar de serem usados muitas vezes como sinônimos, eles especificam casos diferentes em que os estudantes deixam a escola. 

Vamos lá? 

Abandono escolar e evasão escolar – qual a diferença?

abandono escolar e evasão escolar

Quando um estudante deixa de frequentar as aulas sem terminar uma determinada série ou não conclui o ano letivo, se caracteriza como abandono escolar. Se com o passar do ano letivo a quantidade de jovens de uma faixa etária fora da escola aumenta, temos um grande aumento dos números de desistência, o que também caracteriza o abandono escolar. 

Por outro lado temos a evasão escolar, quando um aluno esteja ele aprovado ou não, com o ano letivo concluído e não retorna à escola no ano seguinte, ou seja, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos. É considerada a evasão quando não há matrícula de um aluno registrada nos Censos Escolares nos anos subsequentes ao que ele frequentou. 
 

Agora que você já entendeu os conceitos e as diferenças entre eles, vamos aprofundar nos motivos em que os alunos abandonam a escola. 

Abandono escolar – entenda os motivos

Por isso é fundamental acompanhar e ter um relacionamento próximo com seus alunos, você vai conhecer de perto a experiência que cada um tem dentro da sua escola e a realidade em que ele está envolvido para entender os motivos pelos quais ele pode ter abandonado e ajudar outros a não desistirem.  

Por trás de situações de abandono e evasão escolar, existem diversas motivações e vamos falar um pouco sobre cada uma delas. 

Problemas financeiros 

Muitos fatores podem induzir um cenário de problemas financeiros, como o desemprego (dos pais ou às vezes do próprio aluno), o aumento das despesas dentro de casa. 

Engajamento da família 

Principalmente para os alunos do ensino infantil e fundamental, a falta da participação da família, pode ser um grande indicador. Quando a escola não tem uma boa comunicação com a família, isso pode acabar enfraquecendo o relacionamento e levando a procurar uma outra opção.

Bullying 

bullying motivo abandono escolar

O bullying ainda é uma violência que acontece dentro do ambiente escolar e ele pode ser maçante tanto para crianças quanto para adolescentes e isso acabar gerando um conflito na relação da família com a escola. Principalmente quando a instituição não toma as providências necessárias do combate ao bullying e o aluno acaba pedindo para sair da escola.  

Falhas da escola 

A predominância de currículos ultrapassados e práticas pedagógicas desatualizadas que não incluem a perspectiva de grupos historicamente excluídos, acaba gerando um aumento dos índices de abandono e evasão e escolar de estudantes negros, LGBTQIA+ e com deficiência. E até mesmo uma falta de conexão dos conteúdos com os interesses dos alunos, por exemplo. 

Outros fatores que são importantes de mencionar e que ainda são causas de abandono e evasão, como desigualdade social, gravidez na adolescência, distância entre a escola e a casa, e até fatores socioemocionais. 

Consequências do abandono escolar

Os estudos mostram que a qualidade do sistema educacional de um país é, além de um indicador dos níveis de desenvolvimento e bem-estar social, é um indicador que mede como será o futuro dessa nação relacionando os níveis educacionais a um maior crescimento econômico

A evasão e o abandono escolar ainda são temas pouco estudados e analisados pelo corpo docente das escolas, já que ainda se foca mais na captação de alunos, ou seja, trazer mais alunos para dentro das escolas. E a gestão da permanência que ajuda a reduzir esses números é um tema que está ganhando mais relevância nos últimos anos. 

Como ainda se tem pouca informação teórica e empírica sobre o problema, consequentemente as dificuldades para construir indicadores adequados ao estudo. Dificultando ainda mais o seu entendimento e suas definições, e a própria forma de gestão do ensino/aprendizagem.  

Outro aspecto considerado relevante nessas situações refere-se ao nível escolar em que o abandono e a evasão acontecem, pois o abandono da escola fundamental ou de nível médio é completamente diferente daquele que ocorre na educação superior

Condições socioeconômicas e violência são motivos importantes a serem discutidos, principalmente em regiões urbanas, onde o tráfico de drogas se faz presente em sua maioria e influencia diretamente em muitos casos no comportamento do educando. Segundo estudos da Unesco, quase 2 mil jovens em idade de 15 a 29 anos morrem vítima de violência nas escolas e, em pesquisa com 5 mil jovens, cerca de 3 mil já sofreram agressão. Alguns estudos, como o do Banco Mundial, demonstram que o Brasil perde por ano 1% de seu Produto Interno Bruto (PIB), cerca de US$ 7 bilhões, com a violência urbana. 

Como evitar a evasão e abandono escolar?

Entendemos que para a compreensão e solução da evasão é necessário encontrar as causas do problema, mas essas causas têm influência de um conjunto de fatores que citamos ao longo do texto, como o próprio aluno, a família, a escola e a comunidade em que vive.  

Sabemos também que a decisão de abandonar ou evadir a escola não acontece de uma hora para outra. Evadir é um processo lento de desinteresse em relação à escola.  

É muito importante que todo o corpo docente esteja envolvido na causa, com os mesmos objetivos e prestem bastante atenção às causas da evasão e do abandono escolar, uma vez que ela pode gerar um grande problema para a instituição de ensino.

Além de ser uma questão financeira, pode contribuir, também, para a piora dos índices da educação no país, como vimos anteriormente. Dessa forma, o engajamento dos estudantes é prejudicado, gerando um ambiente desmotivador. 

Por isso, é fundamental investir em ações que podem ajudar a trazer de volta o aluno que está afastado. 

Desenvolver e implementar ações de busca ativa, incentivar e possibilitar maior participação juvenil – com consequente melhoria do clima escolar –, aproximar e envolver a comunidade escolar, promover maior diálogo com as famílias, além de desenvolver ações focalizadas na questão racial, são alguns dos exemplos das ações de combate ao abandono e à evasão.  

É fundamental entender que a evasão de alunos nas escolas é uma realidade e, por isso, é importante se antecipar ao problema e entender o que tem levado os alunos a desistirem. Esse é o primeiro passo para a solução.  

Mas para ajudar neste desafio, existem ferramentas de CRM que cruzam diversas informações do comportamento e contribuem para uma análise mais profunda no processo de retenção de alunos.  

Esse é um assunto muito profundo e demos apenas o primeiro passo com este post. Espero ter ajudado a esclarecer a importância do processo de retenção de alunos.

Atualmente Coordenadora de Marketing na CRM Educacional. Possui 6 anos de experiência na área de comunicação e marketing e 2 anos na área de educação. É formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, possui MBA em Marketing e Vendas pela PUC Minas.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Diminua sua taxa de evasão de alunos

Saiba como diminuir a taxa de evasão e não perder alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.