O que é o marketing escolar e como usá-lo para captar alunos?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
marketing escolar

O marketing é muito importante para ajudar no crescimento de todo tipo de negócio, independente de qual seja o segmento. Nesse sentido, se as instituições de ensino privado quiserem se destacar, também precisam investir em estratégias de marketing escolar.

São inúmeras as formas que você pode utilizar o marketing para sua escola. Elas variam entre envio de e-mail, comerciais de televisão e jornais, uso de mídias sociais, como por exemplo, Facebook e Instagram, participação de eventos e até mesmo ações de panfletagem. 

Tais ações são necessárias para o crescimento e destaque do seu colégio, mas, não é somente isso. Estratégias de marketing escolar, quando bem feitas, ajudam a estruturar uma captação de alunos eficaz. Neste artigo você confere como fazer isso. Continue a leitura.

O que é o marketing escolar? 

O marketing escolar nada mais é do que uma versão nichada do marketing para instituições do setor educacional. Por exemplo, da mesma forma que um restaurante utiliza o marketing para divulgar seus pratos, as escolas e faculdades podem utilizá-lo para divulgar suas vagas. 

Além disso, vale destacar que o marketing escolar pode ser feito tanto com ações online quanto offline. As ações online são aquelas que utilizam a internet e o meio digital para serem feitas, como por exemplo, produção de conteúdo nas redes sociais e anúncios online em plataformas como Google e Facebook.

Já as offlines são aquelas ações realizadas sem o uso do meio online. Um bom exemplo é a criação de outdoors pela cidade, anúncios em jornais, rádio e televisão entre muitas outras. 

Sendo assim, o marketing escolar é uma função que as escolas não podem deixar de lado, pois é por meio dela que os colégios particulares podem se consolidar no mercado e captar mais alunos

São inúmeras as vantagens que ele garante para as instituições de ensino. No item a seguir você confere quais são as mais comuns.

Quais as vantagens do marketing escolar?

Antes de mais nada, é importante destacar que as ações de marketing vão muito além de apenas gerar vendas. Afinal, escolas que fazem um bom planejamento possuem mais visibilidade e relevância no mercado.

Além disso, é certo que, assim como qualquer outra empresa, as escolas particulares têm que gerar lucro. Porém, para isso, elas precisam também garantir um bom posicionamento e se destacar perante os concorrentes. Dessa forma, ela atinge mais públicos e aumenta a chance de conseguir mais responsáveis para a instituição. 

Sendo assim, dentre as principais vantagens que as instituições de ensino podem conseguir por meio do marketing educacional são: 

  • Melhorar a divulgação da escola;
  • Estabelecer uma comunicação mais eficaz com o público;
  • Ganhar mais reconhecimento na comunidade; 
  • Garantir maior satisfação de pais e responsáveis;
  • Conquistar novas parcerias;
  • Aumentar a captação e retenção de alunos;
  • Melhorar o resultado financeiro;
  • Manter a equipe alinhada com os valores da escola;
  • Obter uma análise mais estratégica do mercado.

Como usar o marketing escolar para captar alunos?

marketing escolar para captar alunos
Marketing escolar para captar alunos.

Captar novos alunos é uma das atividades mais importantes para os colégios. Afinal, se uma instituição de ensino privado tem poucos estudantes, isso significa que ela terá menos recursos para se manter. Por isso, as estratégias de marketing escolar devem ser bem elaboradas durante todo o ano letivo.

Uma vez que feitas com frequências as ações, o colégio sempre será “lembrado” pelas pessoas. Porém, é recomendado que as estratégias de captação sejam mais fortes no começo e no final do ano, já que são períodos em que os responsáveis estão procurando as escolas para matricular os filhos. 

Algumas das estratégias mais comuns de captação são a divulgação por meio de folders, panfletos, cartões de visita, redes sociais e site da escola. Mas a seguir, vamos detalhar outras ações que podem ser feitas. 

Conteúdo de qualidade:

Além de reforçar a identidade e proposta da escola, criar conteúdos de qualidade é essencial para captar mais alunos. Afinal, por meio da criação de um blog no site da escola com artigos educacionais relevantes para pais e alunos, a sua escola ficará bem posicionada nos mecanismos de busca atraindo visitantes interessados.

Para isso, você precisa destacar os diferenciais da instituição. Portanto, mostre a qualidade do ensino, a infraestrutura, o corpo docente qualificado, os programas extracurriculares entre outros aspectos que agreguem valor à experiência educacional. 

Vale também criar artigos, posts nas redes sociais dos mais variados temas, como: dicas de estudo, orientações para escolha da carreira, desenvolvimento sócio emocional, entre outros. Isso tudo ajudará seu colégio a se tornar referência no mercado educacional.

Ferramentas especializadas em captação: 

As ferramentas especializadas em captação de alunos são recursos tecnológicos desenvolvidos especialmente para auxiliar instituições de ensino a atrair e converter mais alunos.

Essas ferramentas geralmente englobam uma variedade de estratégias, como por exemplo, automação de processos, análise de dados e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Elas permitem que as instituições identifiquem e alcancem o público-alvo adequado, personalizem campanhas de marketing, acompanhem o desempenho das ações em tempo real e melhorem a tomada de decisões com base em dados relevantes.

Portanto, com a utilização dessas soluções, as escolas podem ampliar sua visibilidade, aumentar a taxa de conversão de leads em matrículas e, por fim, otimizar seu processo de captação de alunos de forma mais eficaz.

banner wakeme one
Wakeme One – CRM para escolas

Marketplaces educacionais

Há diversas ferramentas voltadas para a captação de alunos por meio de bolsas de estudos, como por exemplo marketplaces educacionais. O termo marketplace se refere a uma plataforma virtual que reúne diversas lojas, é como se fosse um shopping online. 

No meio dos educacionais disponíveis, inclui-se o Melhor Escola e, por meio dele, as escolas conseguem apresentar-se para novos pais e alunos e expor todas as suas informações e diferenciais. O site já conta com mais de 7 mil escolas particulares parceiras e elas não precisam fazer nenhum investimento inicial para aderir ao programa. 

Uma das vantagens de aderir ao programa de bolsas do Melhor Escola é a redução da inadimplência. Fale com um especialista em captação de alunos pela internet do Melhor Escola clicando aqui.

Parcerias com empresas e organizações locais:

Estabelecer parcerias estratégicas com empresas e organizações locais pode ser uma ótima forma de captar mais alunos também. Clubes esportivos, empresas de serviços infantis, ONGs e até instituições culturais são apenas algumas opções. 

Essas parcerias podem envolver descontos especiais para funcionários ou a realização de eventos conjuntos, ampliando a visibilidade da escola e alcançando novos públicos.

Eventos Escolares:

A realização de eventos escolares também é uma ótima forma para manter um bom relacionamento com os responsáveis dos estudantes e conquistar novos potenciais clientes. Você pode promover feiras de conscientização ou até mesmo atividades festivas como festa junina.

O importante é fortalecer a comunicação tanto com os responsáveis que já têm filhos matriculados na instituição quanto com aqueles que estão interessados no colégio.  

Programa de indicação: 

Incluir programa de indicação, oferecendo benefícios aos pais ou responsáveis que recomendarem a escola para outras famílias também é uma opção. Isso incentiva a disseminação positiva da imagem da instituição e cria uma rede de referências confiáveis.

Ao combinar essas estratégias, a escola particular poderá ampliar sua visibilidade, atrair novos alunos e estabelecer uma reputação sólida no mercado educacional.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente o número de matrículas na sua escola!

Conheça o Wakeme One, o CRM especializado na captação de alunos para escolas.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.