A automação de marketing no disparo de e-mails é uma realidade da qual não podemos fugir. Por isso hoje, qualquer IES precisa de um sistema completo para gerenciar seus negócios.
A necessidade de captar novos alunos e manter um relacionamento saudável com os atuais é contínua. Por isso, algumas estratégias devem sempre ser adotadas. Um conteúdo estratégico deve ser elaborado de forma a aumentar a conversão de aberturas e cliques.
Há diversas formas de otimizar o disparo de e-mails. Então com um sistema de automação de marketing como um CRM é possível gerenciar todas as etapas. E assim o trabalho fica mais acessível e com margem de erros menor. Confira nossas dicas a seguir!
Automação de marketing e o uso de CRM na IES
A automação de marketing é o uso de software para automatizar processos como segmentação de clientes, integração de dados e gerenciamento de campanhas. Por isso eu uso torna muito mais eficientes os processos que, geralmente, seriam executados manualmente.
Ela é, também, um componente integral da gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Um CRM é a mais forte e eficiente abordagem em manutenção e criação de relacionamentos com os alunos.
Definidos esses conceitos, fica fácil entender por quê é necessário o uso da automação de marketing e do CRM em uma IE. Então veja alguns benefícios:
- Um processo automatizado em conjunto com um sistema de gerenciamento permite realizar tarefas mais rapidamente;
- Marketing e vendas e-mails usam muito os emails;
- A criação de um banco de dados são usados para diversos fins. Tal como a segmentação e a criação de campanhas;
No CRM Educacional por exemplo, é possível programar o fluxo para assim que o candidato iniciar ou mesmo desistir da sua inscrição. Assim automaticamente o sistema já entende qual e-mail, SMS e ligação esse candidato deverá receber para contornar objeções.
Disparo de e-mail marketing: como otimizar uma campanha para IES
Entendido o conceito de automação de marketing e sua importância, é possível compreender como funciona uma campanha de e-mail marketing.
No caso específico de uma IES, por exemplo, você consegue segmentar seu público por região, por interesse em determinada área do conhecimento. Além disso por idade e escolaridade, por fase do funil, por objetivo profissional, entre outros.
Veja algumas dicas para otimizar uma campanha de disparo de e-mails para uma IES:
Segmentação
Com uma base de dados geradas por um CRM, você consegue segmentar sua lista de acordo com as necessidades de cada campanha. E por que isso importa? Porque uma campanha direcionada ao público certo é eficiente.
Por exemplo: imagine que sua IES esteja divulgando um novo curso de pós-graduação lato sensu na área da saúde. Com a segmentação, você consegue atingir um público específico para esse interesse, tais como:
- somente pessoas já graduadas em áreas afins;
- pessoas que já demonstraram interesse em fazer uma pós;
- região onde ocorrerá o curso.
Métricas e análise
Uma pergunta que você pode — e deve — se fazer é: como vou saber se minhas campanhas e e-mails estão funcionando e surtindo o efeito esperado?
É aqui que entram as famosas métricas do marketing digital. Com um sistema como o seu CRM, é possível configurar diversas métricas de acompanhamento para posteriores análises.
Algumas delas são a taxa de abertura do e-mail, taxa de cliques, taxa de crescimento da lista, taxa de descadastramento, entre outras.
Há diversas possibilidades de uso da automação de marketing para uma IES. O e-mail marketing é apenas uma delas. Então se você quer saber mais, leia este outro post sobre ferramentas de automação ou baixe esse e-book abaixo com diversas outras dicas de captação.