Automação de marketing na IES: como otimizar o disparo de e-mails

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
22

A automação de marketing no disparo de e-mails é uma realidade da qual não podemos fugir. Por isso hoje, qualquer IES precisa de um sistema completo para gerenciar seus negócios.

A necessidade de captar novos alunos e manter um relacionamento saudável com os atuais é contínua. Por isso, algumas estratégias devem sempre ser adotadas. Um conteúdo estratégico deve ser elaborado de forma a aumentar a conversão de aberturas e cliques.

Há diversas formas de otimizar o disparo de e-mails. Então com um sistema de automação de marketing como o CRM Educacional é possível gerenciar todas as etapas. E assim o trabalho fica mais acessível e com margem de erros menor. Confira nossas dicas a seguir!

Automação de marketing e o uso de CRM na IES

A automação de marketing é o uso de software para automatizar processos como segmentação de clientes, integração de dados e gerenciamento de campanhas. Por isso eu uso torna muito mais eficientes os processos que, geralmente, seriam executados manualmente.

Ela é, também, um componente integral da gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Um CRM é a mais forte e eficiente abordagem em manutenção e criação de relacionamentos com os alunos.

Definidos esses conceitos, fica fácil entender por quê é necessário o uso da automação de marketing e do CRM em uma IE. Então veja alguns benefícios:

  • Um processo automatizado em conjunto com um sistema de gerenciamento permite realizar tarefas mais rapidamente;
  • Marketing e vendas e-mails usam muito os emails;
  • A criação de um banco de dados são usados para diversos fins. Tal como a segmentação e a criação de campanhas;

No CRM Educacional por exemplo, é possível programar o fluxo para assim que o candidato iniciar ou mesmo desistir da sua inscrição. Assim automaticamente o sistema já entende qual e-mail, SMS e ligação esse candidato deverá receber para contornar objeções.

Disparo de e-mail marketing: como otimizar uma campanha para IES

Entendido o conceito de automação de marketing e sua importância, é possível compreender como funciona uma campanha de e-mail marketing.

No caso específico de uma IES, por exemplo, você consegue segmentar seu público por região, por interesse em determinada área do conhecimento. Além disso por idade e escolaridade, por fase do funil, por objetivo profissional, entre outros.

Veja algumas dicas para otimizar uma campanha de disparo de e-mails para uma IES:

Segmentação

Com uma base de dados geradas por um CRM, você consegue segmentar sua lista de acordo com as necessidades de cada campanha. E por que isso importa? Porque uma campanha direcionada ao público certo é eficiente.

Por exemplo: imagine que sua IES esteja divulgando um novo curso de pós-graduação lato sensu na área da saúde. Com a segmentação, você consegue atingir um público específico para esse interesse, tais como:

  • somente pessoas já graduadas em áreas afins;
  • pessoas que já demonstraram interesse em fazer uma pós;
  • região onde ocorrerá o curso.

Métricas e análise

Uma pergunta que você pode — e deve — se fazer é: como vou saber se minhas campanhas e e-mails estão funcionando e surtindo o efeito esperado?

É aqui que entram as famosas métricas do marketing digital. Com um sistema como o seu CRM, é possível configurar diversas métricas de acompanhamento para posteriores análises.

Algumas delas são a taxa de abertura do e-mail, taxa de cliques, taxa de crescimento da lista, taxa de descadastramento, entre outras.

Há diversas possibilidades de uso da automação de marketing para uma IES. O e-mail marketing é apenas uma delas. Então se você quer saber mais, leia este outro post sobre ferramentas de automação ou baixe esse e-book abaixo com diversas outras dicas de captação.

Automação de marketing na IES: como otimizar o disparo de e-mails
CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.