(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Ferramenta de automação: sua captação de alunos mais inteligente e poderosa

Ferramenta de automação: sua captação de alunos mais inteligente e poderosa

Publicado em 13 abril 2015 e escrito por

Gostaria de ressaltar duas situações em especial: a série de textos que publiquei aqui no Blog sobre como atuar no funil de captação de alunos e as novas regras do FIES.

Destaquei esses dois assuntos pois são fatos totalmente interligados. A série de posts que escrevi é uma ótima opção de como você pode trabalhar nessa crise causada pelas novas regras do FIES. Além disso, o funil de captação e as novas regras do FIES tem mais uma coisa em comum: ambas têm resultados incríveis ao serem trabalhadas com uma ferramenta de automação da régua de relacionamento.

O atual momento do mercado e a captação de alunos

Não sei se você já notou a conexão entre os acontecimentos que destaquei acima, mas pensa comigo: é bem claro para todos que trabalham no meio educacional brasileiro que as novas regras do FIES vão causar grande impacto na captação de alunos das IES’s privadas do país, correto? Então, se está mais difícil captar os alunos que necessitam de financiamento, você precisa urgentemente parar de perder prováveis alunos, seja para a concorrência ou para produtos e serviços substitutos. É aí que entra a série de textos que escrevi.

Com todas essas mudanças você realmente não pode mais perder alunos, afinal, hoje, os estudantes que utilizam financiamento representam, em alguns casos, até 50% dos alunos de uma IES. Isso tudo desenha um futuro bem preocupante para a captação de alunos a partir do segundo semestre de 2015. Por isso captar com qualidade é a palavra chave.

O funil de captação de alunos, tema que abordei na minha série de textos, foi feito com base no funil de vendas tradicional, ferramenta muito usada entre os profissionais de marketing e vendas, mas com o diferencial de ser especializado no mercado educacional. Trabalhando com esse funil você é capaz de acompanhar o desenvolvimento de cada candidato desde a sua inscrição no vestibular até sua conversão em matricula. Mas aí você me pergunta: o que as novas regras do FIES tem a ver com o funil de captação de alunos? Simples! Como captar um aluno está cada vez mais difícil por causa deste novo cenário, é de suma importância trabalhar cada fase de decisão de um possível aluno(fases do funil) a fim de incentivá-lo a estudar na sua IES. Dessa forma, você diminui a perda de candidatos durante o processo de captação.

Já reparou o quanto é discrepante a diferença que existe entre o número de inscritos e número de matriculados em uma campanha de captação de alunos? Pois é, por isso digo que ao trabalhar bem o funil de captação de alunos você torna real as suas chances de melhorar sua captação mesmo em tempos de crise.

Funil de captação de alunos + Ferramenta de Automação

Como já disse, trabalhar em cima do funil de captação de alunos é uma das alternativas mais inteligentes para ter números positivos de captação nos dias de hoje, mas existe uma forma ainda melhor de potencializar o funil: utilizar uma ferramenta de automação da régua de relacionamento.

Uma ferramenta de automação funciona basicamente para multiplicar suas ações e aplicá-las no momento exato da carência do candidato. Não entendeu? Funciona assim: no funil de captação de alunos estão especificadas as fases de decisão que um possível aluno atravessa até se tornar um aluno de fato. Bom, agora preciso que preste muita atenção pois essas informações podem mudar a sua maneira de fazer captação de alunos.

Em cada uma dessas fases em que o candidato atravessa, existe uma maneira correta de trabalhar, afinal, em cada momento da decisão de “compra” o possível aluno possui uma necessidadedúvida diferente. Na série de textos de que tanto falo aqui, trato cada uma das fases e dou algumas dicas de como agir em cada um destes momentos. Mas o ápice deste texto, o que realmente me fez sentar para te escrever isso, é tornar essas ações mais inteligentes e ao mesmo tempo poderosas. Você pode agir automaticamente nas fases do funil e motivar cada vez mais candidatos a se tornarem alunos da sua IES. Tudo isso por meio de uma ferramenta de automação.

Com uma ferramenta de automação, você pode dar a informação exata para o candidato no momento em que ele realmente precisa. Isso te possibilista planejar e automatizar ações de acordo com cada passo dado por um possível aluno na jornada até se tornar um aluno da sua IES.

O pensamento é simples: você conhece as fases da jornada de um candidato e as necessidades existentes em casa um desses momentos. Logo você é capaz de planejar o que pode entregar para aquele possível aluno e que o fará evoluir no funil e vir a se tornar um aluno de fato. Tudo isso pode ser feito automaticamente e você pode captar 24hrs por dia, 7 dias por semana. Isso é inteligente, isso é poderoso!

Este cenário apresentado, iniciando pelo funil de captação de alunos, passado pela série de textos que escrevi e finalizando com a ferramenta de automação da régua de relacionamento, você encontra em um sistema CRM. Para ser mais específico, a maioria dos sistemas CRM do mercado não vão te entregar todas essas funcionalidades, pois o que te falei são soluções completamente voltadas para o mercado educacional. Apenas uma empresa especializada seria capaz de te entregar essas soluções com qualidade.

Se você está convencido que precisa melhorar seu processo de captação de alunos para enfrentar os novos desafios de 2015, tome logo uma decisão e procure um sistema de CRM especializado no mercado educacional.

Enfim, só queria te mostrar que, mesmo em tempos de crise, é possível conquistar grandes resultados.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias