(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Entenda a importância do email marketing para sua IES

Entenda a importância do email marketing para sua IES

Publicado em 30 maio 2016 e escrito por

Uma estratégia que não perde espaço, mesmo diante de tantas inovações tecnológicas e diferentes dispositivos para comunicação é o email marketing. São mais de 4 bilhões de contas e 2,5 bilhões de usuários no mundo e grande parte dos seus futuros alunos não apenas tem um email, como fazem uso constante dele. ( Até porque todas as redes sociais exigem uma conta de email para a criação de um perfil =D)

Um dos maiores desafios de uma instituição de ensino é conquistar bons resultados de captação e retenção de alunos, ainda mais em meio à essa crise que atravessamos no Brasil. Sendo assim, fica difícil pensar em uma campanha que não envolva email marketing, tanto pelo baixo valor de investimento quanto pela alta taxa de retorno de investimento (ROI).

Procurei falar um pouco mais sobre essa ferramenta e te incentivar a dar mais atenção a ela. Eu acredito piamente que email marketing seja capaz de ajudar você e a sua equipe a melhor seus resultados de captar mais alunos. Vamos lá?

A importância do email marketing para Instituições de Ensino

É preciso entender que nenhuma estratégia irá funcionar de forma única, sozinha, como tábua de salvação para a sua instituição. Para que qualquer comunicação possa ser feita, é preciso que não apenas o formato e o canal escolhidos sejam corretos, mas que o conteúdo seja atraente e de qualidade indubitável.

Os seus futuros alunos têm necessidades, claro, mas mesmo que você tenha a informação necessária para sanar as dúvidas de cada um, é preciso fazer da maneira certa.

Se você tem dificuldades para entender melhor o perfil dos seus alunos, clique aqui e baixa um material gratuito que vai te ajudar nesse aspecto.

Enfim, conhecendo bem os seus alunos, você fatalmente terá a aceitação deles e conseguirá passar a informação que eles tanto desejam. Digo mais, as pessoas passam a valorizar e respeitar a fonte dessa informação. Imagine um cenário em que a partir do momento que a sua instituição passa a oferecer, de forma consentida, materiais que ajudem seus atuais e futuros alunos. Com certeza eles irão procurá-lo na hora de tomar a decisão acerca do seu futuro educacional.

Portanto, o e-mail marketing entra nesse ambiente como possibilidade de fazer com que os seus (futuros) alunos possam receber no conforto de sua conta de e-mail informações que os ajudem a escolher a sua instituição de ensino.

Email marketing e o bom relacionamento com os alunos

Mas o email marketing para instituições não serve apenas para trazer novos alunos. Na verdade, ele também é uma ferramenta poderosa para realizar a gestão de relacionamento com os alunos já matriculados, ou seja, você pode trabalhar a retenção de alunos com email marketing logo após a matricula.

É possível usar o email não apenas para informar sobre itens administrativos, mas também como forma de fazer propaganda de serviços e produtos oferecidos pela instituição que possam servir de valor para diferentes grupos de alunos.

Dicas para o e-mail marketing

Para atingir os seus objetivos não basta estar cheio de boas intenções. É preciso planejar e executar com destreza um plano que permita às equipes de marketing e Call Center poderem usufruir de todo potencial deste tipo de e-mail. São eles:

Ter uma base bem segmentada: para não correr o risco de ter sua mensagem tomada como lixo eletrônico ou ser ignorada, é fundamental segmentar a sua base de contatos a partir de grupos que possuam interesses afins (formandos de um curso, pessoas com interesses em áreas do conhecimento).

Focar no conteúdo, vale repetir: apenas mensagens interessantes merecem ser vistas e compartilhadas e isso vale para o seu e-mail marketing. Faça questão de eleger apenas o melhor conteúdo para difusão neste importante canal de comunicação.

Agora, o grande poder do email marketing está na automação. Conhecendo o perfil dos seus alunos,  você já saberá do interesse de cada grupo, de cada nicho. Por isso, é possível criar estes conteúdos e automatizar o envio de acordo com cada passo que o candidato ou aluno dá em direção à matrícula. Entenda um pouco melhor sobre automação.

E então, você gostou do post de hoje? Ficou com alguma dúvida? Não deixe de dividir suas opiniões nos comentários ou entre em contato com a gente!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE: