(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » 4 vantagens competitivas de um sistema CRM para sua IES

4 vantagens competitivas de um sistema CRM para sua IES

Publicado em 03 abril 2017 e escrito por

Entre as ferramentas de gestão, o sistema CRM (Customer Relationship Management) está entre os softwares que podem auxiliar mantenedores a terem um foco maior em resultados e a direcionar estratégias com mais eficácia.

Em instituições de ensino, ele pode ter um papel de destaque, melhorando a relação da organização com os seus alunos e aumentando os índices de fidelização. Assim, a IES pode ter serviços mais competitivos e que geram lucros maiores a médio e longo prazo.

Quer saber mais? Então confira abaixo a nossa lista com as principais vantagens de um sistema de CRM!

1. Maior retenção de alunos

Muitos negócios possuem como a razão do seu sucesso o direcionamento de políticas e serviços de acordo com as necessidades do seu público. Isso auxilia na fidelização de pessoas e, consequentemente, permite que as receitas se mantenham em ritmo crescente por longos períodos.

Mas, para que as estratégias de uma IE possam ter um direcionamento mais preciso, é crucial conhecer como cada cliente se relaciona com o empreendimento.

Nesse sentido, o CRM pode ser visto como um investimento que abre espaço para novas políticas operacionais baseadas em um conhecimento profundo sobre cada consumidor. Gestores poderão criar estratégias de marketing baseadas na análise de mercado, identificando pontos chaves para melhorar a experiência de seus alunos. Consequentemente, a IE terá uma relação mais próxima com os seus consumidores.

2. Integração entre equipes

Possuir uma empresa integrada é crucial para que estratégias comerciais tenham o sucesso esperado. Nesse sentido, o investimento em um CRM dá a abertura necessária para todos os profissionais conhecerem o histórico de clientes e, assim, prestar um atendimento mais assertivo.

Estratégias podem ser definidas de acordo com a maneira como cada pessoa se relaciona com a instituição. Como todos os setores poderão verificar os padrões de relacionamento de clientes, as chances de todas as equipes trabalharem com mais engajamento são ampliadas.

Além disso, erros em função de troca de informações imprecisas são reduzidos, otimizando as tarefas internas.

3. Centralização de dados

Uma das principais vantagens de um sistema de CRM é a maior centralização de dados. Todas as informações sobre os alunos da IES poderão ser acessados em um único ponto, tornando uma série de processos e projetos internos mais eficazes.

Todas as informações poderão ser disponibilizadas com rapidez e segurança durante atendimentos, formulação de estratégias e otimização de serviços. Com isso, a empresa pode ganhar mais clientes tornando-se mais competitiva em relação aos outros empreendimentos do mercado.

4. Melhora na imagem da IES

Com uma comunicação mais eficaz com clientes, o relacionamento entre a IE e o seu público alvo terão um grande impacto na imagem organizacional. Isso será obtido por meio de vários fatores, que juntos atuarão para destacar a instituição de ensino no mercado.

O atendimento personalizado, por exemplo, aumentará a satisfação de seus alunos e futuros alunos. Da mesma forma, com mais capacidade de compreender tendências de mercado, o empreendimento ganhará vantagem competitiva. Isso levará a o aumento da visibilidade da organização, atraindo mais receitas e investimentos.

Para que essas vantagens sejam alcançadas, a IE deve criar uma estratégia de CRM eficiente. Clique neste link ou no banner abaixo para baixar um dos melhores materiais que produzimos sobre estratégias de CRM.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias