(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » Usabilidade e captação de alunos: qual a relação?

Usabilidade e captação de alunos: qual a relação?

Publicado em 17 outubro 2019 e escrito por

Há alguns anos aqui neste blog falamos sobre tudo o que diz respeito à captação de aluno: técnicas, metodologias, tecnologias, ferramentas e integrações.

Mas ainda não falamos de algo muito simples: o funcionamento de um dos principais meio de comunicação utilizado pelo cliente: o site da sua instituição.

Ou em algumas situações, landing pages de ofertas especiais que estão dentro das ações de captação de alunos.

Sabe o que significa melhorar a usabilidade do seu site? Que o seu lead vai encontrar meios de se comunicar com você ou tirar as próprias dúvidas de forma ágil e eficiente.

E isso, acredite, vai poupar tempo da sua equipe e perdas de potenciais candidatos ou alunos por causa daquela informação essencial sobre sua IE ou sobre um dos cursos ofertados, que não foi mostrada ou está escondida em algum lugar do site.

Sim, muitos sites são confusos para o usuário e nos dias atuais significa perder para a concorrência.

A boa notícia depois de todo esse sermão é que, com algumas medidas simples você pode melhorar muito a navegação do usuário no seu site e automaticamente, a interação dele com a IE.

1. Link mailto

Sabe aquele link que você clica quando está com muita pressa, esperando que o aplicativo de envio de e-mails do seu telefone abra e você consiga escrever a mensagem em poucos segundos? Pois é. Faz diferença para você, então muito provavelmente faz diferença para o seu lead (ou aluno).

Então confira se há e-mails de contato com link direto para abertura dessas ferramentas em seu site.

2. Contato por WhatsApp ou telefone

Consumidores atuais são muito apegados à praticidade (o que aliás já citamos acima).

Quase sempre, o público das instituições de ensino superior, por exemplo, estão fazendo suas pesquisas via dispositivo móvel. Então, por que não incluir links para que ele possa entrar em contato com a sua IE por telefone ou WhatsApp?

3. Categorização dos cursos

Alguns candidatos procuram por cursos de graduação. Outros por graduações tecnológicas. E alguns por especializações (como MBA e pós graduação).

Sua IE já categorizou os cursos de acordo com a procura mais frequente dos consumidores?

E sim, é necessário que seja feita uma pesquisa real, sobre como essas pessoas pesquisam por estes cursos no seu site. Somente assim você vai conseguir entender o que eles estão procurando e tornar a navegação mais fácil para eles.

E claro, antes que me esqueça: cursos EAD, presenciais e semipresenciais devem ser categorizados também.

Essas foram algumas dicas de como aprimorar a experiência do seu site para o seu candidato ou aluno. Ainda vamos falar muito sobre este tema aqui no nosso blog, portanto fique atento!

Sobre o autor:

Telio Bicalho Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias