(31) 2531-3161
WhatsApp
whatsapp na capatação

WhatsApp como uma ferramenta para apoiar a captação de alunos

Que a partir de 2020 o mundo foi impactado significativamente com diversas transformações comportamentais e tecnológicas em função da Pandemia da Covid-19, não é novidade. Porém os impactos desta mudança precisam ser avaliados no processo de definição de comunicação das instituições de ensino com os seus candidatos e alunos. 

Neste sentido, no CRMaker Summit, evento realizado pela CRM Educacional, a Carolina Varella, Gerente de Marketing de Produtos da Zenvia falou um pouco mais sobre isso. 

Ela mostrou uma pesquisa realizada pelo WhatsApp, que estimou que 94% dos consumidores tiveram mudanças em seu comportamento por causa da pandemia, sendo que 76% deles atualmente passam mais tempo no WhatsApp do que antes deste período. 

Além disso, 45% dos entrevistados passaram a enviar mais mensagens fazendo com que dobrasse o número de chamadas de voz e vídeos realizadas pelo aplicativo. Com isso mais da metade das pessoas que responderam à pesquisa, informaram que se sentem pessoalmente mais conectadas com marcas e empresas que viabilizam troca de mensagens quando realizam uma compra ou serviço.  

Ainda, a grande maioria informou que utilizam a ferramenta para trocar mensagens durante todo o processo de compra: antes da compra para tirar dúvidas sobre o produto ou serviço desejado e depois da compra para utilizar o suporte ao cliente. 

Diante de tais fatos e das rápidas alterações que as instituições foram obrigadas a fazer diante da não presencialidade, fica a pergunta: Foi possível alterar as formas de comunicação, digitalizando-as cada vez mais? 

Talvez as instituições até tenham percebido a importância, mas diante da necessidade de transformar aulas presenciais em remotas, treinar professores e ainda “aprender” a trabalhar em home office, talvez esta iniciativa não tenha sido possível de ser priorizada.  

Depois de mais de um ano, quem ainda não se adaptou pode sair perdendo, tanto no que diz respeito à captação como permanência de alunos, afinal “todo mundo usa o zapzap”, como muitos apelidaram. 

Presente em mais de 90% dos smartphones brasileiros, o Whatsapp é atualmente o principal aplicativo de mensagens no Brasil. Sua comunicação é rápida e direta, além de possuir uma taxa de abertura de 70% em mensagens enviadas por ele (muito maior que os 5% de cliques no call to action dos e-mails, não é verdade?). 

Porém, para explorar esta poderosa ferramenta de comunicação, é importante entender um pouco mais sobre os serviços oferecidos. E atualmente são três: 

  • Whatsapp Pessoal – Destinado as pessoas físicas para mensagens pessoais.  
    Este modelo não disponibiliza nenhum recurso de comunicação empresarial de atendimento entre a empresa e seus clientes (aquele que todo mundo tem no celular, sabe?) 
  • Whatsapp Business App – Destinado ao pequeno empreendedor. 
    Possui funcionalidades especiais para ajudar na comunicação com clientes. É gratuito, permite-se colocar informações da empresa, porém, permite poucas conversas simultâneas e não permite mais de 1 atendente usando o mesmo número; 
  • Whatsapp Business API – Destinado a empresas de qualquer tamanho, que desejam falar com várias pessoas simultaneamente e necessita ganhar escala de atendimento.  
    Possui layout comercial, escalabilidade de atendimento, sendo possível mais de 1 atendente responder o mesmo número. Além disso, possui automatização de conversas e comunicação ativa. 

Esta última opção pode ser interessante para contribuir com a captação e permanência de alunos nas instituições de ensino, então, detalhando um pouco mais a ferramenta de Whatsapp Business API, é possível criar atendimentos Ativos, onde a empresa consegue iniciar uma comunicação com o objetivo de atingir diversos clientes ao mesmo tempo.  

Com isso a empresa consegue entregar respostas mais ágeis e padronização de seu atendimento, gerando maior conveniência e agilidade na comunicação, proporcionando uma melhor experiência para o seu usuário.  
Existe também o modelo de atendimento Receptivo, que pode ser iniciado por exemplo através de uma interação por iniciativa do cliente. 

Mas é importante lembrar que existe a diferença entre o processo de conversação, em que, como o nome indica, candidato/aluno e instituição trocam mensagens instantaneamente e também a notificação de whatsapp, que é um envio em massa da instituição para toda a base de contatos.  

Em ambos os casos é importante ressaltar que toda a comunicação com o candidato deve ocorrer de acordo com as diretrizes do WhatsApp e por isso é importante que a instituição utilize uma empresa autorizada, pois caso contrário poderá sofrer sanções que poderão prejudicar a imagem e credibilidade da instituição.  

Atualmente a CRM Educacional possui parceria com a Zenvia que disponibiliza a ferramenta de Whatsapp Business API, sendo possível a integração nativa com o CRM para Captação de Alunos.  

Desta forma é possível criar uma comunicação com o candidato no momento do preenchimento do Formulário de Interesse, Ficha de inscrição, ou configurá-la da melhor forma para a sua Instituição de Ensino. 

As Notificações de WhatsApp precisam ter seus templates pré-cadastrados e aprovados pela Zenvia, que segue as diretrizes impostas pelo próprio WhatsApp. Essa ação garante maior segurança à sua instituição, pois assim evita diversos transtornos, como por exemplo o bloqueio do número devido à muitas denúncias de SPAM.  

Inclusive, todo esse processo está em conformidade também com a LGPD. Dessa forma, o candidato receberá as Notificações somente se ele tiver autorizado o recebimento através do opt-in na ficha de inscrição.  

Além de toda a segurança na comunicação com o seu candidato, a ferramenta ainda possibilita envios em diversos formatos, como por exemplo mensagem de texto, emojis, imagens, vídeos e links.  

Como você pode perceber, a Transformação Digital revolucionou também a forma de comunicação. O uso do Whatsapp Business API também pode contribuir de outras formas, além das Notificações. O uso das automações na comunicação com o cliente proporciona respostas mais rápidas, como por exemplo ao utilizar os chatbots para resolução de dúvidas mais simples. Com isso, você ganha escalabilidade no atendimento e ainda otimiza o tempo da sua equipe de atendimento.  

Quer entender melhor e ver mais detalhes do que a ferramenta de Whatsapp Business API pode proporcionar a sua Instituição de Ensino, não deixe de ver a palestra que tivemos no CRMakerSummit 2021 – Zenvia :: Como conseguir alunos para colégio. 

Aqui na CRM Educacional, estamos sempre nos atualizando com novas tecnologias que possam favorecer a captação de alunos de sua instituição! 

Se você achou interessante e gostaria de implementar na sua instituição, clique aqui e fale com um de nossos consultores. 

Sobre o autor:
Jade Nascimento
Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias