Esteja à frente! Conheça as tendências educacionais para 2022

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
tendencias 2022

Que a educação está mudando mais rápido do que nunca, nós já sabemos. Adaptações, imprevistos, replanejamento e transformações são as palavras que marcam o novo modelo de funcionamento do mercado educacional. 

A educação já vinha avançando nos últimos anos. Mas desde o início da pandemia causada pela Covid-19, esse avanço se acelerou e as mudanças que estavam previstas para um futuro não tão distante já fazem parte da nossa realidade atual.  

As salas de aulas virtuais, a modalidade de ensino híbrido e a maior participação da tecnologia no ambiente educacional são algumas provas de que a educação está se transformando. Por isso, será necessário dar início à algumas adaptações. 

E então, você já sabe quais são as tendências educacionais para 2022? Sabe quais delas vieram para ficar e quais ainda estão por vir? Se quiser ficar por dentro de tudo isso, é só continuar a leitura! 

Tecnologia ainda mais presente na educação 

Desde muito tempo, a tecnologia está sempre entre as principais tendências educacionais. Isso porque é através dela que as IE’s conseguem se relacionar com os seus alunos, melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Além de otimizar a gestão educacional e ainda captar e reter mais alunos.  

Nesse sentido, as tendências educacionais para 2022 não mudam muito, elas continuam com a promessa de proporcionar transformações na educação através das tecnologias. 

Agora, mais do que nunca, é fácil perceber que a transformação digital chegou nas IES e de ensino básico. E com toda certeza, chegaram para ficar! A simplificação e fluidez dos processos, a agilidade, a precisão e a otimização na entrega dos resultados são pautas que antes eram apenas uma saída para continuar sobrevivendo perante um período de crise. Mas agora, todos esses fatores se tornaram essenciais para promover a inovação e a melhoria dos resultados dentro das instituições. 

Mas afinal, quais são as principais previsões para a educação em 2022? 

Educação 5.0 

A Educação 5.0 está completamente relacionada ao conceito de Sociedade 5.0. Um conceito desenvolvido no Japão, ao qual o principal objetivo é utilizar a tecnologia como forma de melhorar a vida das pessoas.  

Esse novo modelo de educação foi criado com o intuito de desenvolver na nova geração, habilidades e conhecimentos que ultrapassem a educação convencional e contribua na construção de uma sociedade melhor. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que aquele modelo de ensino que incentivava os alunos apenas a seguirem regras e mantinha o professor como figura central já não é mais suficiente para a geração Z e a geração Alpha. 

Atualmente, o mercado de trabalho e a sociedade como um todo, tem exigido por pessoas cada vez mais criativas. Por isso, se tornou extremamente necessário que as IES e básico criem modelos de aprendizagem que ensinem os alunos a lidarem com esses desafios do mundo atual.  

Mas como fazer isso? Integre na sua escola tecnologias, atividades e projetos que estimulem os alunos a desenvolverem as competências soft skills. Como por exemplo: a criatividade, colaboração, interação, comunicação efetiva e inteligência emocional. 

E lembre-se: conhecimento teórico é importante e por muito tempo se mostrou suficiente. Mas, o ensino prático, que integra mais atividades e dinamismo a aprendizagem, se mostrou muito mais eficaz. E por isso, mostra ser uma das principais tendências educacionais para os próximos anos. 

Ensino Híbrido 

O Ensino Híbrido é uma metodologia de ensino que une as duas modalidades educacionais mais comuns, o Ensino Presencial e o EAD. A sua principal vantagem é a possibilidade de oferecer aos alunos interação com os colegas e professores, aulas práticas e troca de experiências. Sem ter que abrir mão completamente do conforto do ensino a distância e da flexibilidade de horários e localização. 

E como você já deve ter observado, algumas IEs já começaram a aderir essa realidade, devido a necessidade de adaptação que a pandemia provocou. Dessa forma, podemos perceber que a consolidação dessa modalidade já começou a acontecer e promete continuar evoluindo cada vez mais daqui pra frente. 

Gestão Otimizada 

Investir em soluções tecnológicas para otimizar a gestão de processos educacionais, deixou de ser um diferencial para as instituições e passou a ser uma das necessidades básicas.  

Digo isso, porque é através das tecnologias educacionais que se tornou possível reduzir as tarefas repetitivas e eliminar boa parte das tarefas manuais. O que contribui com a otimização das demandas e do tempo.  

Além disso, a tecnologia também possibilitou oferecer um atendimento mais humanizado e um relacionamento mais efetivo para os alunos e candidatos. E é por esses motivos e inúmeros outros, que a tecnologia vem se mostrando cada vez mais presente e responsável pela melhoria da gestão de uma instituição e dos processos educacionais como um todo. 

Por isso, tenha em mente. Investir em soluções tecnológicas para a sua instituição continua sendo uma tendência e sempre será um enorme ganho para todas as pessoas envolvidas na sua IE, inclusive para os alunos.  

Caso a sua instituição já conte com um software CRM para apoiar nos processos de captação e permanência de alunos, ótimo! Mas se ainda não, ou se o sistema atual não está atendendo bem, te convido a conhecer o nosso CRM Educacional, um software construído com o objetivo de facilitar e tornar completo todo o processo de relacionamento com os alunos e candidatos da sua instituição. 

Personalização do Ensino 

Não é novidade que as pessoas aprendem em ritmos e formas diferentes. Nesse sentido, a personalização do ensino pode servir de grande ajuda para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma aprendizagem que melhor condiz com o seu perfil. 

A educação está se transformando e aquela ideia de dispor apenas uma metodologia para ensinar todos os alunos já ficou para trás. No modelo de educação moderno, através de dados e informações, a equipe docente consegue identificar o perfil de cada aluno e explorar suas características da melhor forma possível na hora de ensinar. 

Dessa forma, podemos considerar que a personalização do ensino é uma das principais tendências educacionais para 2022. Afinal, o acompanhamento próximo e individualizado para cada aluno é essencial para uma educação de sucesso. 

Vestibular Digital  

O vestibular digital é uma forma de avaliação que acontece de maneira 100% online. O que permite que o candidato realize a prova para ingressar na instituição sem precisar sair do conforto e segurança do seu lar. Precisando se dispor apenas de um dispositivo com acesso à internet. 

Essa ferramenta teve um crescimento considerável após o início da pandemia. Pois as instituições se viram pressionadas a oferecer uma solução rápida para garantir que novos alunos continuassem ingressando.  

Pensando na educação do futuro, é fácil prever que o vestibular digital continuará sendo uma tendência para o mercado educacional mesmo após a pandemia. Digo isso porque a aceitação dessa modalidade foi tamanha, que as instituições hoje relatam que mesmo após superarmos esse cenário que estamos vivenciando, a forma de ingresso digital ainda continuará sendo a melhor opção para os candidatos. 

Quer saber mais sobre o vestibular digital e como fazer para incluí-lo na sua instituição de ensino? Entre em contato com a gente!  

Recomendações  

Se você chegou até aqui, garanto que você já coletou alguns insights e repensou algumas estratégias para melhorar a qualidade de ensino e garantir que a sua instituição esteja de acordo com as tendências do mercado educacional.  

Para te ajudar ainda mais nessa missão de otimizar os processos da sua IE, melhorar a educação e ainda atender as novas demandas do mercado, separei alguns conteúdos complementares que poderão ajudar muito. Confira! 

» Como melhorar o Ensino Remoto na sua Instituição 

» Aumente a captação de alunos com o Vestibular Digital na sua IE 

» Captação de Alunos em 11 passos – O que é 

» Gestão da experiência na jornada do aluno 

Aproveite também para nos seguir nas nossas Redes Sociais (YouTube, Linkedin e Instagram)  e assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de estratégias e insights exclusivos do mercado educacional. 

Estagiária de Marketing na CRM Educacional.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.