(31) 2531-3161
WhatsApp
permanencia de alunos no ensino basico

4 passos para promover a permanência de alunos na sua escola

Para muitos gestores, líderes e profissionais do segmento educacional, a captação de alunos é considerada um dos processos mais importantes de uma instituição de ensino. Isso é verdade, mas tão importante quanto a captação, é o processo de permanência ou retenção de alunos. 

E quando falamos sobre a retenção de alunos no ensino básico, a importância desse processo se intensifica ainda mais. Pois um aluno da educação infantil, por exemplo, tem em média de 12 a 14 anos de estudos. Já pensou se todos os alunos da educação infantil que entrarem na sua escola terminarem o ensino médio com você? Por isso é tão importante trabalhar para que todos os alunos permaneçam em sua instituição por toda sua vida acadêmica. 

Imagino que você esteja se perguntando nesse momento: 

Se a gestão da permanência de alunos é tão importante quanto a captação, por que ela é deixada de lado por muitas instituições? 

Não posso responder por todas as instituições de ensino. Mas posso afirmar que muitas ainda não abordam a permanência de alunos com o devido cuidado justamente por não se atentarem ou reconhecerem o quanto esse processo é importante para o sucesso da jornada do aluno e da instituição. É justamente sobre isso que vamos falar hoje.  

O que é a retenção de alunos  

De modo geral, a retenção ou permanência de alunos é um conjunto de todas as medidas e estratégias realizadas pela gestão de uma instituição com o objetivo de fazer com que os alunos que iniciaram a jornada escolar ou acadêmica permaneçam na mesma instituição até a conclusão do período estudantil. Ou seja, a retenção de alunos é uma maneira inteligente e estratégica de acompanhar os alunos. Garantindo que eles tenham todo o apoio necessário para que não venham a evadir.   

Colocando assim, parece até ser uma tarefa simples não é mesmo? Mas na verdade, esse processo é bem complexo e envolve um conjunto de fatores. Como por exemplo a gestão escolar, o ambiente escolar, o atendimento e o relacionamento com o aluno.  

Mas não se assuste, apesar de ser uma tarefa desafiadora, já existem algumas ferramentas que são capazes de auxiliar nesse processo. E além do mais, as vantagens que a retenção de alunos pode proporcionar são tantas, que vale a pena superar qualquer desafio! 

Vantagens de investir na permanência de alunos no ensino básico 

Investir na permanência de alunos pode ser o grande passo que falta para a sua escola alcançar a estabilidade e o sucesso que tanto deseja. Digo isso porque ela oferece vantagens claras para o desenvolvimento de uma Instituição de Ensino. 

Entre as diversas vantagens que a retenção de alunos proporciona para uma escola, destaco as principais a seguir: 

  • Melhor desenvolvimento dos alunos 
  • Relação mais próxima entre alunos e professores 
  • Melhora nos resultados financeiros da instituição 
  • Mais chances de indicação 
  • Melhor relacionamento entre a instituição, pais e alunos 
  • Aumento da credibilidade da instituição 

Como promover a permanência alunos na sua escola 

Agora você já sabe o que é a retenção de alunos, a importância desse processo para a educação e as vantagens que ela pode proporcionar para a sua escola e os seus alunos. Então vem comigo aprender os 4 passos de como promover a permanência de alunos na sua escola. 

Vamos lá? 

1- Comece a retenção de alunos na captação 

Conhecer o perfil do aluno e saber identificar a sua persona é um passo que deve ser feito no momento da captação. Mas o que muitas instituições não sabem, é que essa etapa de definição da persona tem utilidade durante toda a jornada do aluno.  

Quando a escola conhece bem o perfil do aluno e dos seus responsáveis e sabe tudo sobre os seus medos e anseios, podemos dizer que ela domina a arte de como se relacionar com esse aluno. Dessa forma, fica muito mais fácil desenvolver estratégias inteligentes para ultilizá-las em um momento de risco ao qual o aluno possa querer vir a evadir.  

Por isso, é importante que você aproveite o momento da matrícula para coletar o máximo de informações e características sobre o aluno. Além disso, se atente às expectativas dos pais e tente coletar o máximo de informações sobre o que eles esperam do método de ensino.   

2- Favoreça a integração familiar  

No ensino básico, a família do aluno exerce um papel fundamental na educação. Isso porque quando nos referimos ao ensino básico, significa que estamos considerando um público composto por crianças e adolescentes que ainda não completaram a maioridade. Portanto, ainda não tomam as suas próprias decisões.  

Além disso, é importante ressaltar que nessa fase é extremamente importante que a família esteja integrada a educação. Pois assim é possível garantir que o desenvolvimento do aluno irá ocorrer de forma progressiva.  

Tendo isso em vista, é crucial que a escola pratique e cultive de forma constante o bom relacionamento entre a instituição, familiares e aluno.  

A construção desse relacionamento pode ser feita através de reuniões periódicas, eventos estudantis, canais de comunicação eficientes e atendimento personalizado.  

Promover essas ações na sua escola, com certeza beneficiará a permanência dos seus alunos e reduzirá as taxas de evasão.   

3- Trabalhe na experiencia do aluno 

A experiência do aluno diz respeito a tudo que ele vivência durante a jornada dentro da sua escola. Ou seja, são todas as situações que o aluno experimenta ao se relacionar com a sua instituição. Essa experiência pode ser positiva ou negativa e pode estar relacionada a diversos aspectos da sua escola.  

Dito isso, podemos afirmar que a experiencia do aluno vai desde a sua relação com o ambiente estudantil até a gestão da sua instituição. Que de forma direta ou indireta, são questões que impactam a jornada do aluno.  

Por isso, se atualizar às tendências do mercado educacional, oferecer um ambiente escolar adequado e se atentar às estratégias voltadas para a melhoria da experiência do aluno é fundamental. Dessa forma será possível mostrar que a sua escola realmente está engajada em ver a satisfação e sucesso dos seus alunos. 

4- Utilize a tecnologia a favor da Permanência de Alunos 

Nos dias de hoje, ao qual os processos tecnológicos tem ganhado cada vez mais espaço, não podemos deixar de pensar na educação como um lugar ideal para integrar a tecnologia. Visto que a nova geração está cada vez mais digital.  

Dessa forma, a escolha de utilizar metodologias inovadoras e tecnológicas em qualquer área da escola pode contar como um grande diferencial. Além de ser um fator contribuinte para promover a permanência de alunos na sua IE.  

Quando falamos em utilizar a tecnologia a favor da retenção de alunos, não estamos nos limitando a utilização de um laboratório de informática com inúmeros computadores supermodernos. Estamos nos referindo a toda uma gestão da permanência feita através de ferramentas tecnológicas e um sistema inteligente. 

Com a gestão da permanência sendo feita de forma automatizada e com a possibilidade de se antecipar a possíveis evasões através de relatórios e modelos de predição, não somente a gestão da sua instituição será afetada de forma positiva. Os seus alunos e toda a equipe de funcionários da sua instituição também serão beneficiados. O que certamente, irá contribuir com funcionários e alunos satisfeitos e uma permanência de alunos estável.  

Quer saber mais sobre o software da CRM Educacional para Permanência de Alunos para o ensino básico? Entre em contato com a gente!  

E não se esqueça de acessar as nossas Redes Sociais (YouTubeLinkedin e Instagram) para não perder nenhuma novidade! 

Sobre o autor:
Ana Carolina
Mais Recentes
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias