5 erros de e-mail marketing que sua IES deve evitar

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
erros de marketing

Neste texto você vai encontrar:

  • Errar na frequência
  • Comprar listas de e-mails
  • Não agregar valor
  • Assunto inadequado
  • Veja 3 exemplos de estratégias de CRM

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital, sendo capaz de impactar seu público de forma eficiente e com sucesso superior a outros canais. Com uma boa lista de contatos e uma comunicação adequada, você pode apresentar sua IES para gente legitimamente interessada em seus cursos.

Só que, para aproveitar todos estes benefícios, é necessário implementar uma estratégia de qualidade. Então é muito fácil cometer diversos erros no trabalho com e-mail marketing, o que é determinante para o fracasso de qualquer planejamento. Não deixe que isso aconteça com você!

Para ajudar, reunimos a seguir 5 erros de e-mail marketing que sua IES deve evitar. Então confira!

1. Errar na frequência

Qual deve ser a regularidade dos seus envios? Tudo depende da proposta da sua campanha e do perfil do seu público-alvo. Um e-mail marketing deve se adaptar a isso se quiser ter sucesso e apostar em uma frequência errada pode ter efeitos negativos para os seus objetivos.

Então leve em conta se a sua audiência possui interesse em múltiplos contatos ao longo do tempo ou se prefere menos, além de considerar os meios que utilizam para acessá-los

Então para saber mais sobre sua audiência, leia este post que falamos sobre definição de personas.

2. Comprar listas de e-mails

Pode ser bem tentador contar com uma grande lista de endereços para enviar e-mail marketing, mas este caminho não vai trazer os resultados que você espera. As pessoas incluídas nestes pacotes não conhecem a sua IES, não expressaram interesse em seus cursos e, portanto, não são seu público-alvo.

Então evite danificar a sua imagem disparando spam: construa a sua lista de forma orgânica, impactando apenas gente realmente interessada.

3. Não agregar valor

Com a sobrecarga de informação pela qual as pessoas passam nos dias de hoje, elas acabam selecionando muito o tipo de conteúdo com que se engajam. Portanto, não invista em uma publicidade vazia: dê motivos fortes para os seus alunos em potencial abrirem seu e-mail marketing.

Estes atrativos podem ser cupons de desconto, informações valiosas sobre os cursos, algum material interessante para ajudar nos estudos, entre outros.

4. Assunto inadequado

Este campo é o primeiro elemento que o seu público-alvo vê do e-mail e pode até não o abrir por conta disso. Por isso considere o tipo de linguagem com a qual seus alunos em potencial estão acostumados e invista em um tom no assunto que torne aquela mensagem irresistível, impossível de não abrir.

Outro cuidado: evite prometer o que o e-mail marketing não vai cumprir, já que a rejeição vai ser maior.

5. Usar apenas imagens

Muitas empresas optam por disparar um e-mail marketing que consiste em uma grande imagem com todo o layout, o que permite um controle maior sobre a exibição dos elementos em qualquer cliente de e-mail.

No entanto, isso é um erro: muitos programas bloqueiam automaticamente disparos com recursos visuais em excesso, o que pode invalidar os seus esforços. As chances de classificação como spam também aumentam.

Com estas informações, você possui tudo o que precisa para evitar os piores erros ao trabalhar com e-mail marketing. Assim, a sua atuação será direcionada ao sucesso e a oferecer a melhor experiência possível aos alunos em potencial da sua IES.

Gostou das dicas? Então fique por dentro das principais técnicas para atingir o público certo para as suas campanhas: clique aqui para receber nossos próximos conteúdos!

5 erros de e-mail marketing que sua IES deve evitar
CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.