Ensino Médio no Brasil: Entenda sobre o tema!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
ensino médio

Saiba os principais temas dentro de Ensino Médio no Brasil.

Tudo o que você precisa saber sobre o Ensino Médio

O Ensino Médio no Brasil é um período de transição que gera diversos desafios para os estudantes e as instituições de ensino. Tanto no modelo regular quanto no profissionalizante, o objetivo é desenvolver os conhecimentos obtidos nas etapas anteriores e preparar os alunos para o mercado de trabalho ou para a universidade. 

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica, em 2021 foram registradas 7,8 milhões de matrículas no Ensino Médio, um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior.  

Além disso, a matrícula integrada à educação profissional cresceu 31,2% nos últimos cinco anos, representando um grande potencial a quem busca saber como captar alunos para escola particular

O que é Ensino Médio?

jovens estudantes no ensino médio no Brasil

O Ensino Médio é o último dos três níveis da Educação Básica, logo após o Ensino Fundamental 1 e 2.  

Esta etapa dura três anos e tem o objetivo de aprofundar o conhecimento adquirido anteriormente, bem como preparar o estudante para o mercado de trabalho e o Ensino Superior. 

A faixa etária recomendada para os estudantes desse nível é de 15 a 18 anos e, por isso, o aluno deve ser mais autônomo no processo de aprendizado, ou seja, o esforço relativo aos estudos deve partir dele e o professor atua como um facilitador

O Ensino Médio no Brasil é obrigatório e a carga horária é de mil horas anuais, segundo as diretrizes do Novo Ensino Médio aprovado em 2017. 

A reforma trouxe uma série de mudanças ao currículo escolar de escolas públicas e particulares, além do aumento da carga horária. 

O que é o Ensino Médio profissionalizante?

O Ensino Médio profissionalizante, também conhecido como Ensino Técnico, prepara o aluno para o mercado de trabalho por meio de cursos extracurriculares de curta duração, que podem ser finalizados em até dois anos

O aluno que opta por esta modalidade de ensino pode aprender uma profissão enquanto ainda está na escola, aprofundando-se em conteúdos que vão além das disciplinas regulares ministradas em sala de aula. 

Outra vantagem do Ensino Técnico é atender à demanda de mão de obra capacitada para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que oferece ao jovem uma oportunidade de atuação profissional para quando finalizar os estudos. 

A educação profissionalizante é ofertada em duas categorias:  

  • Educação profissional técnica: cursos de até dois anos de duração que oferecem uma habilitação técnica de nível médio em uma área e com o currículo voltado para o mercado de trabalho com aulas práticas.
  • Qualificação profissional: cursos livres que podem durar menos de dois anos e são voltados a qualificação do aluno para um posto profissional específico, possibilitando a rápida inserção no mercado de trabalho

Assim, a principal diferença entre as modalidades de ensino é que o Ensino Médio regular oferece uma educação abrangente ao aluno e com foco nas áreas do conhecimento. 

Já o Ensino Médio profissionalizante busca promover um primeiro contato com o mercado de trabalho, principalmente nas áreas de tecnologia e indústria

Novo Ensino Médio no Brasil

A proposta de reforma do Ensino Médio no Brasil surgiu com a observação de uma estagnação dos índices de desempenho dos estudantes, além de ser a etapa com as maiores taxas de abandono, reprovação e distorção idade-série (atraso escolar de dois anos ou mais). 

De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020, apenas 65,1% dos brasileiros concluíram o Ensino Médio na idade esperada, até os 19 anos – percentual que chega a 51,2% entre os alunos de baixa renda. E 12% dos brasileiros com idades entre 15 e 17 anos estão fora das salas de aula. 

Com isso, a reforma foi criada para promover um ensino alinhado às necessidades atuais dos estudantes, conversando com a realidade atual e preparando-os para viverem em sociedade e enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. 

O que é o Novo Ensino Médio?

Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem que tem como objetivo promover o protagonismo dos alunos, aumentando a conexão entre os jovens e a escola. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), a proposta do Novo Ensino Médio considera três grandes frentes: 

  • Desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu Projeto de Vida por meio da escolha orientada do que querem estudar; 
  • Valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; 
  • Garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC. 

Como vai funcionar o Novo Ensino Médio?

jovens estudando em grupo no Novo Ensino Médio

Entre as principais mudanças do Novo Ensino Médio está a reorganização das disciplinas nas quatro áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 

  • Linguagens e suas Tecnologias; 
  • Matemática e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Além disso, a formação técnica e profissional, que alia as matérias do Ensino Médio às disciplinas relacionadas à profissão escolhida, prepara o aluno para ingressar no mercado de trabalho assim que concluir o Ensino Médio Técnico. 

Outra mudança importante é que 60% do total da carga horária será igual para todos os estudantes, enquanto o restante será dedicado aos chamados Itinerários Formativos, que podem ser escolhidos pelos alunos. 

Os itinerários formativos são o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas, possibilitando aos estudantes aprofundarem seus conhecimentos em um determinado tema. 

Eles podem estar organizados por área do conhecimento e formação técnica e profissional ou integrar diferentes áreas, competências e habilidades de acordo com as diretrizes da instituição. 

O Novo Ensino Médio também instituiu o Projeto de Vida, um itinerário voltado para o autoconhecimento do estudante. 

Esse processo envolve planejamento e prática, com o objetivo de que o jovem aprenda a se conhecer melhor, identificar seus potenciais e interesses, definindo metas e estratégias para alcançá-los. 

Embora tenha uma carga horária mínima, que varia de acordo com as regras de cada instituição, não serão exigidos provas ou trabalhos aos quais serão atribuídas notas. 

Assim, o Ensino Médio tem o objetivo de formar cidadãos críticos e autônomos, preparando-os para a vida profissional e acadêmica, e as mudanças geradas pela reforma buscam reduzir os déficits e aumentar a qualidade do ensino no Brasil. 

Atualmente Coordenadora de Marketing na CRM Educacional. Possui 6 anos de experiência na área de comunicação e marketing e 2 anos na área de educação. É formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, possui MBA em Marketing e Vendas pela PUC Minas.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.