(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » Toda instituição de ensino deve ter um sistema CRM?

Toda instituição de ensino deve ter um sistema CRM?

Publicado em 27 agosto 2019 e escrito por

No ambiente corporativo, muitas empresas já utilizam um sistema CRM para ensino superior, com o objetivo de melhorar a relação com seu público. 

O que pouca gente sabe é que esse sistema é um aliado tanto para a captação quanto para a permanência do aluno.

Se aplicada de forma correta, a administração do relacionamento com seus leads e alunos pode gerar frutos positivos para estas instituições e facilitar a interação com os seus candidatos e alunos. 

O que é CRM

O gerenciamento do relacionamento com clientes (Customer Relationship Management — CRM) é um conceito que estabelece o cliente como parte central da estratégia de negócio e visa agregar maior valor percebido por ele durante todo o processo de atendimento e prestação de serviço ou venda de produto e pós-venda.

O CRM depende muito da eficiência da coleta de dados sobre os clientes e o registro constante das interações que eles tem com a empresa. 

Por lidar com grande variedade de informações, é fundamental a utilização de sistemas específicos para isso. 

Hoje já existem várias soluções disponíveis, que podem ser customizadas de acordo com a realidade das empresas do mercado em geral.

Este conceito pode ser trazido também para o ambiente educacional, é extremamente aconselhável adotar um sistema CRM para faculdades e universidades, dando aos alunos a posição de “clientes” e proporcionando à organização de ensino a aplicação de processos mais profissionais e eficientes de interações com os estudantes.

Principais benefícios do sistema CRM para faculdade

As organizações que se preocupam com a administração eficiente da relação com os alunos tendem a perceber os mesmos benefícios das empresas de outros segmentos. São eles:

Melhoria dos processos internos

O principal objetivo é melhorar a qualidade percebida pelo público final. A atenção e os cuidados em relação ao gerenciamento do relacionamento com os alunos permitirão que a instituição reveja constantemente seus processos de atendimento, sempre observando novas oportunidades de melhorias neste aspecto.

Diferencial competitivo

Bastaria fazer uma pesquisa de satisfação com alunos de diversas organizações para perceber um sentimento comum de ser tratado apenas como mais um número, mais uma matrícula. 

Por isso, a instituição que se dedicar à correta aplicação dos conceitos de sistema CRM para faculdades vai se destacar em relação aos concorrentes, com grandes chances de liderar o mercado de ensino.

Melhor gestão da informação

Em seu nível mais básico um sistema CRM para faculdades consiste em coletar todas as informações importantes de cada aluno e armazenar de forma estruturada.

A utilização de softwares e sistemas próprios torna esses dados facilmente acessíveis para acompanhar os detalhes de cada atendimento ao longo do relacionamento entre estudante e escola.

Fomentar ações de marketing

A partir de informações corretas e detalhadas, fica muito mais fácil implementar ações de marketing de forma pontual e personalizada. 

Imagine que ao fazer um levantamento do banco de dados você identifica que 70% de seus alunos residem nos bairros X, Y e Z de sua cidade. Então uma ação de publicidade específica para este local poderá atrair novos estudantes.

Promoção de novas matrículas

Assim como no mundo corporativo, um cliente satisfeito é a melhor propaganda de um produto. 

No ensino não é diferente, sobretudo porque a escolha de um curso e de uma faculdade é uma das escolhas mais importantes na vida de uma pessoa. 

Por isso, zelar pelo relacionamento com os alunos faz com que a instituição faça parte de sua história. 

Ele certamente indicará outros estudantes ou até mesmo poderá voltar para complementar os estudos em pós-graduação, mestrado ou cursos extracurriculares.

Para muitas faculdades a utilização de um sistema de CRM ainda é um avanço estratégico que não foi alcançado. Esta simples mudança pode resultar na maior fidelização dos alunos com a escola, gerando novas matrículas e promovendo o posicionamento ideal da marca junto a seu público alvo.

Descubra a forma correta para captar e realizar a gestão da permanência dos alunos na sua IE. Você pode entrar em contato com um especialista e tirar dúvidas por aqui.

Sobre o autor:

Augusto Guimaraes Consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias