(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Você sabe como trabalhar com a comunicação interna da sua IES? Veja!

Você sabe como trabalhar com a comunicação interna da sua IES? Veja!

Publicado em 17 dezembro 2018 e escrito por

A comunicação interna (CI) é capaz de garantir que os profissionais permaneçam motivados e se tornem engajados, assegurando que o processo de aprendizagem dos discentes seja mais assertivo. Consequentemente, a instituição de ensino (IES) consegue conquistar seu título de referência em ensino, algo imprescindível para atrair e reter discentes.

Pensando nisso, elaboramos um post com dicas sobre como trabalhar com a comunicação interna no ambiente educacional. Para conferir, acompanhe a leitura!

Organize os dados

É essencial que os administradores da IES organizem os dados e centralizem tudo em um só lugar. Assim, os colaboradores poderão tomar conhecimento das informações importantes rapidamente. Uma ótima maneira de fazer isso é examinar a possibilidade de implementar um software de comunicação.

Com essa ferramenta é possível verificar, em um clique, o perfil dos seus alunos — e segmentá-los — e possíveis discentes, bem como enviar e-mails para determinados grupos de educandos, otimizando a rotina.

Elabore um sistema para acompanhamento da aprendizagem

As informações no âmbito pedagógico não são estáticas: elas se alteram de acordo com os acontecimentos do período letivo. Por isso, é fundamental adotar uma estratégia ou elaborar um sistema que apresente o rendimento dos estudantes. Assim, os docentes podem se manter informados sobre o progresso ou possíveis declínios no desempenho dos alunos.

Essa prática é importantíssima porque permite que os professores:

  • detectem o nível de proficiência dos educandos em cada disciplina;
  • realizem intervenções pedagógicas para correção de qualquer déficit que se apresente.

Incentive o trabalho em equipe

Para que tudo corra bem na IES, não basta somente uma atuação eficiente da gestão e dos colaboradores: é necessário trabalho em equipe. Afinal, todas as atividades realizadas na organização impactam de algum modo a qualidade do ensino e do serviço do estabelecimento.

Os assistentes administrativos, por exemplo, são essenciais para impedir desencontros de informações e garantir a produtividade dos envolvidos no processo pedagógico.

Aumente a satisfação dos funcionários

Um dos principais problemas encontrados por gestores é a dificuldade para envolver os funcionários e aprimorar a comunicação entre eles. Contudo, essa também é uma queixa recorrente dos colaboradores que, frequentemente, são impedidos — ou desencorajados — de opinar sobre os processos educacionais.

Para que o estabelecimento de ensino consiga aperfeiçoar essa comunicação e alcançar os resultados desejados, é indispensável que os colaboradores se sintam valorizados e pertencentes à organização. Confira 3 medidas que podem ser adotadas para garantir a satisfação dos profissionais!

Encoraje a interação

A primeira medida para envolver os colaboradores e trabalhar a comunicação interna  é incentivar a interação e permitir a participação do profissional em tomadas de decisão que envolvem a função exercida por ele. O funcionário que sente que a sua opinião é relevante se dedica muito mais para o sucesso da instituição.

Ofereça desenvolvimento profissional

Os colaboradores estão em busca constante de crescimento e desenvolvimento. Por isso, é interessante investir na qualificação profissional da equipe e traçar um plano de carreira que mostre ao funcionário qual caminho deve ser seguido para o crescimento dentro da organização.

Essa prática demonstrará ao profissional que a empresa vê futuro no relacionamento e, consequentemente, engajará e motivará o funcionário a dar seu melhor para o empreendimento.

Proporcione momentos de descontração

Além de envolver os colaboradores em questões profissionais, também é pertinente que os gestores proporcionem momentos de divertimento. Dessa forma, a equipe pode se conhecer melhor e conversar sobre assuntos que fogem do escopo de trabalho.

Esses momentos contribuem para a satisfação e motivação dos profissionais que, por sua vez, se comprometerão mais com a missão institucional e deixarão de ver o trabalho apenas como o local em que se ganha dinheiro.

Como você deve ter notado, é importantíssimo saber como trabalhar com a comunicação. Afinal, uma CI eficaz favorece o bom desempenho dos alunos, propicia o aperfeiçoamento na comunicação, engaja os profissionais e coopera para que a IES  se torne referência no mercado educacional — cenário ideal para reter e atrair discentes.

Gostou de saber como trabalhar com a comunicação interna da sua IES? Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, siga o nosso perfil no Facebook!

Sobre o autor:

Augusto Guimaraes consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias