Como você já deve ter percebido, o ano de 2015 foi turbulento para o ensino superior privado,.Principalmente com as mudanças das regras do FIES. Certamente você já está ciente delas, não é mesmo? Mas é um assunto muito delicado. Te indico a leitura do texto que escrevi sobre esse tema. Então veja o quão caro essas mudanças podem sair para você e sua IES.
Mas nem só de FIES vive o mercado de ensino superior privado. Apesar do assunto ter dominado 11 em cada 10 conversas que tive neste primeiro semestre com profissionais de marketing de IES.
Outro assunto bastante comentado. Principalmente pela mudança do preço em sua inscrição, foi o ENEM 2015. Então você já sabe do que estou falando? De acordo com o parágrafo 2.7 do edital, fica determinado que na inscrição ENEM 2015 o participante travesti ou transexual poderá optar por se identificar. E ser reconhecido socialmente de acordo com sua identidade de gênero e receber atendimento pelo seu nome social.
Entenda um pouco mais sobre o que diz o parágrafo 2.7 do edital deste ano:
Aí você me pergunta: |
“Mas o que isso tem haver com a minha captação de alunos? ” |
TUDO!
Resolvi escrever este texto para dividir com você estas informações e lhe explicar sobre o surgimento desta nova regra. Qual a sua finalidade e qual o reflexo para sua IE.
Vou te contar como ter uma Ficha de Inscrição preparada para receber os novos modelos de inscrição que surgirão a partir da inclusão do nome social no ENEM 2015. Não se adaptar a esta mudança pode significar perder alunos!
Por que Nome Social no ENEM?
Para começarmos, você sabe me dizer por qual motivo surgiu esta demanda? Quando ela surgiu? E as implicações de não aderi-la nos formulários de inscrição do processo seletivo da sua IES?
Não!? Então deixa eu lhe contar uma história…. Serão 5 minutos que poderão mudar seu resultado na próxima campanha de vestibular…
O nome social no ENEM passou a ser empregado oficialmente na aplicação do ano passado (2014). Entretanto, para que a pessoa pudesse ser atendida pelo nome social ela teria que solicitar pelo telefone. Neste ano o INEP incluiu em seu formulário de inscrição a opção para o candidato solicitar a utilização do nome social pela própria internet. No ano passado foram requeridas por telefone 95 solicitações para o uso do nome social no ENEM. Com isso, no dia da prova, os indivíduos que se reconhecem como travestis e transexuais deverão ser tratados pelo nome com o qual se identificam. E não pelo nome que consta no documento de identidade podendo também utilizar o banheiro do gênero com o qual se enquadram.
Pois então, com esta mudança as pessoas terão o direito de serem tratadas com o respeito que merecem.
O que o nome social muda para os candidatos?
Com esta medida do MEC as pessoas não precisarão mais se explicar sobre o motivo de utilizar nomes diferentes. Certamente é um peso a menos nas costas. Aliviando um pouco a pressão de todo o processo que envolve o exame, desde a inscrição ENEM 2015 até a realização da prova. De forma que as pessoas que optarem pelo nome social, façam isso de forma muito mais simples e ágil.
Legal né? Por isso, espero que estas informações que compartilhei com você tenham lhe mostrado como é importante manter a sinergia da sua IES. Com as mudanças do cenário educacional. Pois agora, seguramente, você vai correr para incluir a opção de nome social nos seus formulários de inscrição, assim como a inscrição ENEM 2015, certo? Uma vez que você incluir esta opção para os candidatos poderem optar pelo uso do nome social no seu vestibular. Além disso evitar um possível constrangimento, você estará respeitando o direito dele, mostrando que sua IE está preocupada com seu bem-estar e aberta à diversidade.
Além disso, fará com que ele fique mais tranquilo para o momento da prova, bem como quando ingressar na IES.
Sem contar que, seguramente, ele indicará sua IE a sua rede de relacionamentos, apresentando a mesma necessidade. Ou não, pois os valores ofertados a este candidato o conquistaram. Desta forma eu garanto que sua IES é reconhecida e recompensada por respeitar o direito de escolha.
Além disso, como já dissemos neste blog, utilizar o nome do candidato em suas ações de marketing. Seja um e-mail, um SMS ou um telefonema, é extremamente poderoso! Imagine só a satisfação do candidato ser chamado pelo nome social?! Afinal, quando recebemos um atendimento mais próximo, humano e personalizado nos identificamos muito mais com uma IE do que se fossemos chamados apenas de ‘Prezado(a)’. Não é mesmo?
Não sei você, mas quando recebo esse tipo de tratamento, genérico, me sinto apenas mais um.
Adapte-se ao nome social
É evidente que você trabalha para alcançar sempre melhores resultados na captação de alunos da sua IES. E assim está constantemente se empenhando na pesquisa de novos recursos, ferramentas, tecnologias e metodologias para conseguir os melhores resultados. Certamente você deverá se movimentar para aplicar esta mudança nos formulários de inscrição da sua IES. Você poderá encontrar ‘N’ ferramentas no mercado, mas sei que ao fim da sua busca vai voltar à um sistema CRM.
Então não pense que estou sendo parcial, ou presunçoso. Longe disso! O que acontece é que eu já pesquisei bastante, até mesmo para as melhorias que sempre implementamos na nossa ferramenta. E mesmo com tanta pesquisa, eu nunca encontrei nada tão especializado para IES como o CRM Educacional.
Você vai entender o que estou dizendo. Principalmente depois de baixar este ebook que escrevi que mostra como é simples incluir um novo campo na Ficha de Inscrição do CRM Educacional. É muito fácil trabalhar com esta ferramenta pois afinal ela provê autonomia, agilidade, flexibilidade e automação para sua equipe.
Se você já é cliente do CRM Educacional, não perca tempo e implemente ainda hoje esse novo campo para o seu vestibular.
Se você ainda não é cliente. Deixe que eu te apresente melhor a ferramenta que vai te auxiliar na transformação da captação de alunos da sua IES. Você não se sentirá mais de mãos atadas em situações como essa e não dependerá de mais ninguém para fazer alterações. Ou testes que possam melhorar seus resultados. Sua equipe merece isso!
Então saiba o que uma ferramenta especializada em instituições de ensino superior pode fazer por você!