(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Quantos alunos você perderá pelas novas regras do FIES?

Quantos alunos você perderá pelas novas regras do FIES?

Publicado em 26 fevereiro 2015 e escrito por

mesmo com as novas regras do FIES  resolvi trazer as barreiras que um possível aluno passa a enfrentar para que possa ter direito ao FIES. Meu objetivo não é questionar a validade dessas novas regras, mas te ajudar a descobrir o impacto destas regras no seu processo de captação de alunos.

As novas regras do FIES

“Se você já conhece as novas regras de cor e salteado, pode pular esta parte e ir direto para a Formula Mágica.”

Agora todo aluno formado a partir de 2010 terá que cumprir alguns pré-requisitos para ter acesso ao FIES. Já na próxima campanha de vestibular da sua IES, para conseguir matricular um aluno com FIES, esse candidato deverá ter tirado uma nota mínima de 450 pontos no ENEM e não pode ter zerado na prova de redação. Não acaba por ai, ok? Esses são apenas os pontos que se referem aos candidatos, mas ainda existem mudanças para as IES.

Só essa primeira alteração já muda muito o cenário atual pois esse programa permitiu que muitas pessoas de baixa renda tivessem acesso ao ensino superior, o que refletiu em um aumento expressivo na procura pelas IES’s,, já que o mercado exige  cada vez mais profissionais melhor  qualificados. Apenas essas novas exigências do Ministério da Educação já afetariam muito o mercado, pois cerca de 30% a 40% dos alunos de escolas públicas apresentam nota menor do que 450. Menos matrículas!

cta-fies-topo

Como se não bastasse, as novas regras do FIES permitem que o governo federal tenha um tempo ainda maior para fazer o repasse das “mensalidades” de cada aluno. Agora as Instituições de ensino privadas terão de esperar 45 dias para receber o repasse referente a cada aluno matriculado com FIES. Isso sem contar com os recorrentes atrasos… Além da extensão do prazo de pagamento, o governo colou mais um porém para o repasse para as IES: agora serão pagos apenas 8 meses a cada ano, tendo a diferença assertada apenas após a conclusão do curso.

Se você leu esta parte é porque não estava totalmente por dentro das mudanças e, neste momento posso ver a sua cara de espanto, provavelmente com a boca aberta tentando entender os impactos na instituição que você trabalha.

Mas quanto realmente essas mudanças vão impactar na captação de novos alunos na sua  IES? Esse é o ponto.

Formula Mágica e as novas regras do FIES

Caso você trabalhe em uma IES privada , deve sim se preocupar e começar a medir os riscos. Saber o que está por vir na sua próxima campanha de captação de alunos é fundamental, afinal, os alunos são a principal fonte de renda de uma IES.

Vamos trazer essa conta para números reais. Hora de descobrir quantos dos seus alunos matriculados estariam  ou não aptos a utilizar o FIES.

Existe uma forma bem simples de fazer esse levantamento. Toda IES brasileira possui um cadastro no portal INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos). Esse acesso permite que as instituições de ensino façam consultas sobre o rendimento de um candidatos específico no ENEM, por exemplo. É justamente o que vamos fazer.

Caso você ainda não tenha acesso, basta entrar em contato com o próprio INEP e fazer essa solicitação, será muito útil para você.

Como eu já disse, a consulta é sobre um candidato específico, mas isso não significa que tenha que ser feito um de cada vez, fique tranquilo. Antes de acessar o portal do INEP, você deve criar uma planilha , Excel por exemplo, contendo o nome e CPF de cada aluno matriculado na sua IES que utilize o FIES. . Feito isso, faça login no portal e exporte sua planilha. Após o envio da planilha de candidatos, o INEP te retorna um material com algumas informações sobre cada candidato que consta  nesta planilha, bem como sua nota no ENEM.

Não sabia disso?

Ok, e a formula mágica?

novas regras fies formula secreta

Está muito complicado a fórmula? Não se preocupe, nós fizemos todo o trabalho pesado para você:

novas regras do fies

Pronto, agora você já sabe como descobrir o impacto que as novas regras do FIES podem causar na captação de alunos da sua IES. Analisando quantas matrículas seriam perdidas na sua última campanha de captação de alunos, é possível ter uma visão extremamente real do que te espera no futuro, pois o que você está fazendo é uma análise sobre o desempenho do seu público, com uma grande probabilidade de ser o mesmo que retornará nos anos seguintes.

Acompanhe nosso Blog e entenda como trabalhar nesse mercado que acaba de ganhar mais um desafio. Entenda como o funil de captação de alunos e a régua de relacionamento automatizada podem te ajudar a converter mais candidatos. Focar em conversão pode ser a sua melhor alternativa.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE: