Como o Marketing Auxilia a IES na Retenção de Alunos

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
44

De acordo com uma pesquisa da Box 1825, mais de 50% dos jovens têm a formação profissional e a obtenção do emprego dos sonhos como seus principais objetivos de vida. O problema é que, com a quantidade de IES existentes no Brasil. A concorrência entre as faculdades está muito acirrada e daí a dificuldade na retenção de alunos.

Por outro lado, em uma pesquisa conduzida pela CRM Educacional em diversos clientes mostrou que em torno de 60% da evasão ocorre nos dois primeiros semestres do curso. E o principal motivo desta evasão é a escolha errada do curso conectada com a frustração com as disciplinas, professores. Além disso a infraestrutura oferecida pela IE escolhida.

Por isso, um dos maiores problemas enfrentados pelas IES é a Retenção de Alunos, principalmente nos períodos iniciais do curso. Conseguir manter o interesse de quem faz parte do corpo discente é um grande desafio. Para solucionar essa questão, a estratégia de marketing educacional pode (e deve) ser uma grande aliada.

Por quê? Entenda lendo o nosso artigo de hoje!

Prezando por uma comunicação de qualidade

Provavelmente, você já ouviu que captar novos alunos é mais fácil do que manter os antigos. Por isso, é importante estar atento à movimentação dos alunos dentro da IE. Principalmente para perceber os motivos que os fizeram sair do curso ou trocar sua instituição por outra.

O sucesso do marketing como uma estratégia para manter alunos. E assim fidelizá-los na IES se deve ao fato de prezar por uma comunicação de qualidade, focada nos interesses do público-alvo. Tudo isso pode ser feito por meio de uma boa gestão de relacionamento. Que priorize um espaço no qual o estudante possa conversar com a instituição e buscar soluções para os problemas que o fazem desistir do curso.

Valorizando os benefícios da instituição

Candidatos esclarecidos têm menos chances de abandonar o curso ou trocar de IE durante o semestre. Uma boa tática para alcançar esse aclaramento está na elaboração de ações que prezam pelos benefícios da IE. Então evidencie a qualidade de profissionais — priorize os currículos pela área de atuação e especialização do professor — os equipamentos disponíveis. Mostre a infraestrutura de sua IE) e a relevância da certificação dos cursos oferecidos. Além disso, para auxiliar na retenção de alunos, utilize o depoimento de estudantes que são destaque.

Acessando informações estratégicas

Assim como em qualquer área de marketing, o monitoramento também é importante quando falamos em retenção de alunos. Por isso, é preciso ter um departamento focado no desempenho dos estudantes, nas taxas de reprovação, de abandonos, de pedidos de transferência e de inadimplência. O acesso a essas informações ajudará a melhorar a experiência dos alunos, fazendo então com que eles se tornem promotores da sua faculdade.

Imaginemos que um bom aluno decidiu pedir transferência de sua IE. Ao conversar com ele, você descobre que o estudante adora o curso, os professores e o modo como o conteúdo é passado.

Mas, está com dificuldades para se deslocar para a universidade, o que também prejudica a possibilidade de procurar por um emprego. Então esse monitoramento pode ajudar a encontrar uma solução, como: um trabalho dentro da própria IE, em troca de descontos na mensalidade.

Conectando-se a novas tecnologias

Progressivamente, os jovens se mantêm conectados e é preciso estar atento ao modo como eles se comunicam entre si. Para encontrar o melhor meio para estabelecer diálogo e estar visível para o seu público-alvo. Mas você pode conseguir isso com o disparo de SMS, a presença nas redes sociais, os conteúdos em vídeos relevantes e até uma área exclusiva de dúvidas e perguntas no site.

Quer saber mais sobre nosso trabalho ou enviar sugestões para novos posts? Então comente abaixo que analisaremos cada ideia!

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.