(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Entenda as 6 vantagens do disparo de SMS para sua Instituição de Ensino

Entenda as 6 vantagens do disparo de SMS para sua Instituição de Ensino

Publicado em 01 setembro 2016 e escrito por

Você sabia que o mundo hoje é mobile, não é mesmo? Sabia também que 70% do acesso a internet no Brasil, atualmente, é realizado por meio de dispositivos móveis? Nos dias de hoje, uma parcela significativa da população tem um aparelho celular (ou até mais de um) e não se desgruda dele. Para as instituições de ensino que tem como seu principal público os jovens, isso quer dizer que existe uma forma muito eficaz de se relacionar com alunos e candidatos: o disparo de SMS.

Por meio do envio de mensagens de texto é possível atrair, captar e reter alunos, além de manter as pessoas informadas sobre datas de provas, prazos para matricula e rematriculas, procedimentos internos, retornos sobre solicitações e outros. Então deixa eu te contar o por que você deveria explorar essa técnica e colher melhores resultados na sua próxima campanha de captação e retenção de alunos.

Baixo custo para disparo de SMS

Um item que sempre pesa na hora de realizar investimentos de qualquer tipo ou porte é o seu estudo de retorno de investimento, o ROI. Trocando para termos bem práticos, isso significa analisar se vale a pena investir em determinada ação. Se você fizer essa análise com disparador de SMS a resposta é bem positiva.

O custo do disparo SMS é, em média, de R$ 0,08, com 150 caracteres (toques no teclado) para a sua mensagem. Ao comparar este com outros formatos de contato, enviar este tipo de mensagem é certamente um dos que possui melhor custo X benefício, competindo até mesmo com o envio de e-mails, só que com maiores taxas de recebimento e abertura, na maior parte dos casos.

Alta taxa de abertura

Já falamos no tópico anterior, mas não custa repetir. Enviar torpedo para alunos e candidatos têm taxas maiores de recebimento (99%) e de abertura. Isso significa que a sua mensagem tem mais chances de ser lidas ao mandar SMS, pois a maioria dos celulares mostra um breve resumo da sua mensagem, mesmo na tela bloqueada. Claro que, pensando nisso, o primeiro parágrafo da sua mensagem tem que ser muito bem pensado, para atrair a atenção da pessoa que está recebendo, de forma que você consiga estimulá-la a abrir esta mensagem.

Personalização em massa

Outra vantagem é a possibilidade de personalização em massa no disparo de SMS. Com o uso de ferramentas adequados integradas ao seu sistema CRM, é possível segmentar seu público por  interesse, chegando até um nível bem individualizado, e o melhor de tudo, de forma automatizada, sem precisar pedir ao seu TI para gerar listas de excel.

Relacionamento com o aluno

Falamos acima da integração com um sistema CRM e reforço aqui que, além da ferramenta, é importante ter a cultura de relacionamento com seu alunos e seu candidato. E o bom relacionamento com esse público pode ser viabilizado ao enviar mensagem para os alunos e candidatos, complementando e fortalecendo o cuidado e atenção que uma boa plataforma de CRM estabelece.

Expansão de mercado

Falamos logo na introdução sobre o crescimento do mercado de telefonia celular no Brasil e no mundo. E a posse desses números de celular representam uma oportunidade para a sua IES ampliar seu mercado de atuação.

Isso significa que ao enviar SMS você permite que pessoas de outras cidades ou estados (cadastrados em sua base de dados) possam estar a par das novidades oferecidas e, quem sabe se matricular (ou indicar para seu círculo social) em um dos cursos que sua instituição oferece. Imagine isso num cenário de educação a distância, onde barreiras geográficas deixam de existir.

Otimização de custos de telemarketing ativo

A partir do disparo de SMS sua instituição transfere para esta plataforma o esforço em transmitir informações mais simples ao seu publico alvo, deixando os investimentos  com equipes de telemarketing ativo para divulgação e relacionamento para assuntos de maior profundidade e que exigem quebras de barreiras de compra. Assim, essa otimização pode ser revertida para melhorar ainda mais as práticas do seu CRM Educacional ou para investir em novas ações de marketing para captar cada vez mais alunos.

Então, o que achou das vantagens que apresentamos para o disparo de SMS? Uma ótima forma de confirmar os esforços de CRM para crescer! Divida com a nossa equipe suas dúvidas e opiniões na área de comentários.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias