(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » Integração RD Station e CRM Educacional para Captação de Alunos

Integração RD Station e CRM Educacional para Captação de Alunos

Publicado em 04 setembro 2015 e escrito por

O CRM Educacional é uma plataforma para Captação, Retenção e Fidelização de Alunos baseada no poderoso Dynamics CRM da Microsoft. Com forte investimento no módulo de Captação de Alunos, o CRM Educacional tem se diferenciado no mercado nacional por sua versatilidade e, principalmente, por permitir que complexas estratégias de captação de alunos sejam operadas de maneira muito simples. Entre os diversos benefícios que a plataforma tráz, destacamos:

  • Funil de captação de alunos – você já conhece o conceito de funil de conversão, certo? neste caso, o funil está totalmente desenhado pensando na realidade de captação de alunos do mercado brasileiro, traduz o dia a dia das equipes de marketing e comercial das instituições de ensino, trabalhando fortemente os candidatos nas fases de Potencial, Qualificado, Inscrito, Avaliado, Convocado e Matriculado.
  • Ficha de Inscrição – Simples, totalmente customizável pelo cliente e integrada com mídias sociais e ferramentas de analytics como google analytics, google adwords e facebook ads, esta ficha de inscrição tem como principal objetivo entregar uma experiência de uso similar a de redes sociais. Facilita o processo de conversão de um lead em um inscrito, acompanhando todos os passos do candidato e monitorando desistências ao longo deste processo.
  • Régua de relacionamento automatizada – Você precisa se relacionar com seu público ao longo do processo de captação de alunos, mas você precisa fazer isso de forma inteligente e com menor custo possível. Com CRM Educacional para captação de alunos você consegue parametrizar workflows que irão gerar automaticamente e-mails, sms’s e ligações telefônicas para sua equipe comercial e callcenter. Isso tudo no tempo do candidato e de forma totalmente automática.
  • ROI de Campanhas Digitais Você sabe exatamente quantos leads e quantas inscrições um determinado termo (palavra chave) de um link patrocinado gerou para sua instituição, certo? Ou por um anúncio do facebook ads? Ou até mesmo por um link building que você fez num blog muito acessado. Mas você consegue saber quantas inscrições foram pagas e, principalmente, quantas se tornaram efetivamente matrículas? Com o CRM Educacional você saberá e poderá medir, de verdade, qual o retorno do investimento em cada uma das suas mídias digitais.

A Integração com o RDStation

O principal objetivo da integração RDStation e CRM Educacional para Captação de Alunos é conectar o Funil de Marketing com o Funil Comercial, ou em outras palavras, conectar a fase de MQL (Marketing Qualified Lead) com a fase de SQL (Sales Qualified Lead).

Veja as possibilidades:

  1. Ao marcar um Lead no RDStation como “Oportunidade”, ele será enviado para o CRM Educacional e, de acordo com a régua configurada, serão programadas ações comerciais como ligações incentivando inscrição, e-mails com cupons de desconto ou até mesmo SMS’s convidando para uma visita ao campus
  2. Quando houver uma inscrição no CRM Educacional de um Lead que não foi enviado pelo RDStation, será realizada uma busca para saber se este inscrito interagiu em algum momento com a ferramenta. Caso ele seja encontrado (a chave é o e-mail do candidato), o Lead será marcado como “Oportunidade”. Isso ajudará a ampliar a efetividade de calcular o custo por Lead.
  3. Ao marcar um Candidato no CRM Educacional como “Matriculado”, ele será marcado no RDStation como “Cliente”. Desta forma será possível calcular o custo por cliente e também saber quantos alunos foram captados utilizando estratégias de inbound marketing.
  4. Ao final de cada processo de captação de alunos, será possível, a partir do CRM Educacional, avisar ao RDStation quais foram os leads marcados como “Oportunidade” mas que não se converteram em Matrículas. Estes Leads terão o campo “Oportunidade” desmarcados no RDStation e poderão voltar aos workflows de nutrição, pensando no próximo processo de captação de alunos.

integração rdstation crm educacional funil

Apenas reforçando, com esta integração será possível melhorar a apuração do custo de aquisição por lead qualificado e de aquisição por cliente, indicadores fundamentais na estratégia de crescimento orgânico de qualquer organização, sem a necessidade de importação e exportação de planilhas entre as ferramentas, facilitando o trabalho dos profissionais da sua instituição.

E, como também já dissemos anteriormente, o grande objetivo desta integração é tornar o processo de captação de alunos, que envolve o marketing e o comercial das instituições de ensino, num processo contínuo, automático e que traga uma experiência de relacionamento completa para os seus futuros alunos.

Entenda mais sobre o que o CRM educacional pode fazer pela captação de alunos da sua IES. São tantos detalhes que foi preciso escrever um livro, confira: VANTAGENS DE SER CLIENTE CRM EDUCACIONAL

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias