Publicado em 24 maio 2018 e escrito por Bruno Contarini
Para que a gestão educacional em nuvem da sua instituição seja bem-sucedida, é preciso que os acessos aos dados sejam fáceis e rápidos para todos. E para isso, é necessário contar com um bom servidor.
Um servidor na nuvem tem se mostrado uma das melhores soluções para as IES. Ainda não sabe como isso funciona? Então aproveite a leitura para entender o conceito e conferir os benefícios que ele pode trazer para a sua instituição!
O termo computação na nuvem vem do inglês cloud computing e está relacionada às tecnologias que permitem o acesso remoto aos arquivos armazenados na internet.
A gestão educacional na nuvem é operada em ambiente web, ou seja, dispensa a instalação de softwares ou sistemas no computador, tal como um CRM online. Aliás, vale lembrar que uma ferramenta especializada de CRM (Customer Relationship Management: termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente) é fundamental para a gestão dos processos de relacionamento com seus alunos, levando em conta que todas as informações sobre eles ficam armazenadas na ferramenta.
Uma vez que as informações das instituições são salvas na nuvem, o acesso a elas se torna mais fácil, pois não é necessário estar num local específico para fazê-lo: basta ter um dispositivo conectado à internet. Assim, caso o departamento de call center da IES e o departamento de cobrança precisem acessar, por exemplo, os dados sobre determinado aluno no CRM ao mesmo tempo, isso é totalmente possível.
Da mesma forma, se colaboradores que fazem trabalhos externos precisarem conferir informações de trabalho em um computador ou pelos celulares, basta efetuar o login no servidor para acessá-lo.
De modo geral, o servidor interno consiste em um computador montado para reunir todas as informações sobre a sua instituição. Ele pode estar localizado dentro da IES ou em uma empresa que ofereça um datacenter.
Vale lembrar que todos os colaboradores precisam poder acessar programas internos, servidores de e-mail e outros tipos de dado a partir de um sistema terceirizado. Sendo assim, a contratação de um servidor interno é, muitas vezes, mais cara que a hospedagem em nuvem.
Instituições que buscam reduzir custos têm optado, cada vez mais, pelo uso da nuvem, que não demanda gastos de infraestrutura ou suporte especializado. A gestão na nuvem também oferece outros benefícios importantes que listaremos a seguir.
A sigla CAC significa “custo de aquisição de cliente”, ou seja, quanto custa trazer um aluno para a sua IES. Esse cálculo deve levar em conta toda a sua estrutura: atendimento do call center, campanhas de marketing, etc.
Como o custo de um servidor interno é maior, captar um aluno será mais caro caso seja necessário utilizar esse sistema. Optando pela nuvem, por outro lado, tanto o CAC quanto o ROI (Return on Investment, ou “retorno sobre investimento”) tendem a diminuir.
A mobilidade tem crescido no mercado educacional. Isso significa, por exemplo, que se alguém da sua instituição viajar, não precisa levar o computador junto. Afinal, tudo que ele precisa para acessar os arquivos da IES é de um local com conexão à internet.
A nuvem oferece acesso universal para qualquer um que tenha em mãos algum dispositivo com acesso à rede, seja um computador, tablet, smartphone e afins. Sem essa tecnologia, você e sua equipe precisarão de HDs externos para guardar e transportar os dados, correndo risco de perdê-los em caso de danos ou roubos.
E você, acredita que a hospedagem em nuvem pode melhorar a gestão educacional da sua IES e aumentar seus ganhos? Então aproveite para baixar nosso e-book “Como conseguir mais resultados com o CRM” e tenha acesso a uma consultoria gratuita!
Sobre o autor:
Bruno Contarini CTO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino.