Tendências do mercado educacional para 2019

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
horadaverdade02

Para fazer a sua instituição superar as metas referentes à captação e retenção de alunos, é preciso estar por dentro das tendências do mercado educacional.

E para que você saiba como fazer isso, trazemos aqui as principais tendências de 2019 para todos que trabalham com educação. Vamos a elas?

Modelos personalizados

As pessoas, cada vez mais, têm se tornado resistentes às formas de comunicação em massa e isso inclui os estudantes da sua IES. Afinal, todos nós gostamos de receber tratamento personalizado, não é verdade? Pois esse também é o desejo dos seus alunos.

Por isso, trate de dar um toque personalizado nas ações da sua instituição, desde as estratégias de marketing geridas por um CRM Educacional até o atendimento prestado pelo seu call center.

Realidade virtual e realidade aumentada

2019 é o ano em que marcas deverão adotar ações que façam uso de realidade virtual e realidade aumentada. A fim de entregar mais valor às experiências dos seus alunos.

A realidade aumentada corresponde à integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real por meio de uma câmera ou sensores de movimento. Tais como giroscópio e acelerômetro.

Por outro lado, a realidade virtual refere-se a todo tipo de tecnologia de interface entre o público e um sistema. Que faz uso de recursos gráficos 3D ou imagens 360 graus. O objetivo é justamente criar a sensação de presença em um ambiente virtual que pode ser similar ou diferente do mundo real.

Busca por voz

De acordo com a ComScore, aproximadamente 50% das buscas online serão feitas por voz até 2020. Isso significa que as estratégias de marketing digital da sua IE também precisam estar preparadas para essa tendência.

Para isso, pense nas diferentes pesquisas por texto e por voz que seus alunos e possíveis novos alunos podem fazer durante uma consulta. Uma forma de aparecer entre os resultados das buscas por voz é adequar os seus conteúdos de texto às pesquisas feitas por voz.

Por enquanto, pesquisas com voz são realizadas por celulares quando as pessoas estão com uma das mãos ocupadas ou fazendo outra tarefa como dirigir. Mas, à medida que os públicos forem se adaptando a esse estilo de busca, ela poderá se tornar cada vez mais corriqueira. E sua IES deverá estar preparada para atender essa demanda.

Soluções de Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (AI) e Big Data já vêm sendo aplicados na educação este ano, de maneira que em 2019 poderão chegar a um novo nível.

Então os profissionais que trabalham na direção e gestão de instituições precisam analisar como a AI pode entender o conteúdo que seus alunos estão consumindo. E que dará a eles uma experiência melhor com a sua IES.

Um dos benefícios da AI é a capacidade de lhe ajudar a alcançar públicos-alvo específicos de maneira precisa. Por exemplo: suas ações de marketing digital podem contar com algoritmos inteligentes que analisem o desempenho das campanhas a fim de aumentar as conversões em alunos.

Viralidade de vídeos no mercado educacional

Os vídeos estão tomando conta da internet, tanto é que, de acordo com o Washington Post, 80% de todo conteúdo e informação na internet será em forma de vídeo até 2020. Isso é coerente, pois algumas pessoas preferem assistir vídeos do que lerem blog posts, por exemplo.

Levando isso em consideração, a sua IE deve criar vídeos que chamem a atenção dos alunos. Podem ser vídeos simples e de curta duração, contanto que sejam criativos e encantem os alunos para que eles compartilhem e, assim, gerem a viralização.

Como você pôde perceber, todas as tendências do mercado educacional estão ligadas à tecnologia. Por isso, recomendamos também a leitura deste e-book que produzimos sobre como usar a tecnologia para captar mais alunos.

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.