(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Tendências do mercado educacional para 2019

Tendências do mercado educacional para 2019

Publicado em 13 dezembro 2018 e escrito por

Para fazer a sua instituição superar as metas referentes à captação e retenção de alunos, é preciso estar por dentro do que acontece no mercado educacional.

E para que você saiba como fazer isso, trazemos aqui as principais tendências de 2019 para todos que trabalham com educação. Vamos a elas?

Modelos personalizados

As pessoas, cada vez mais, têm se tornado resistentes às formas de comunicação em massa e isso inclui os estudantes da sua IES. Afinal, todos nós gostamos de receber tratamento personalizado, não é verdade? Pois esse também é o desejo dos seus alunos.

Por isso, trate de dar um toque personalizado nas ações da sua instituição, desde as estratégias de marketing geridas por um CRM Educacional até o atendimento prestado pelo seu call center.

Realidade virtual e realidade aumentada

2019 é o ano em que marcas deverão adotar ações que façam uso de realidade virtual e realidade aumentada a fim de entregar mais valor às experiências dos seus alunos.

A realidade aumentada corresponde à integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real por meio de uma câmera ou sensores de movimento, tais como giroscópio e acelerômetro.

Por outro lado, a realidade virtual refere-se a todo tipo de tecnologia de interface entre o público e um sistema que faz uso de recursos gráficos 3D ou imagens 360 graus. O objetivo é justamente criar a sensação de presença em um ambiente virtual que pode ser similar ou diferente do mundo real.

Busca por voz

De acordo com a ComScore, aproximadamente 50% das buscas online serão feitas por voz até 2020. Isso significa que as estratégias de marketing digital da sua instituição também precisam estar preparadas para essa tendência.

Para isso, pense nas diferentes pesquisas por texto e por voz que seus alunos e possíveis novos alunos podem fazer durante uma consulta. Uma forma de aparecer entre os resultados das buscas por voz é adequar os seus conteúdos de texto às pesquisas feitas por voz.

Por enquanto, pesquisas com voz são realizadas por celulares quando as pessoas estão com uma das mãos ocupadas ou fazendo outra tarefa como andar pela rua ou dirigir. Mas, à medida que os públicos forem se adaptando a esse estilo de busca, ela poderá se tornar cada vez mais corriqueira e sua IES deverá estar preparada para atender essa demanda.

Soluções de Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (AI) e Big Data já vêm sendo aplicados na educação este ano, de maneira que em 2019 poderão chegar a um novo nível.

Por isso, os profissionais que trabalham na direção e gestão de instituições de ensino precisam, desde já, analisar como a AI pode entender o conteúdo que seus alunos estão consumindo e que dará a eles uma experiência melhor com a sua IES.

Um dos benefícios da AI é a capacidade de lhe ajudar a alcançar públicos-alvo específicos de maneira precisa. Por exemplo: suas ações de marketing digital podem contar com algoritmos inteligentes que analisem o desempenho das campanhas a fim de aumentar as conversões em alunos.

Viralidade de vídeos no mercado educacional

Os vídeos estão tomando conta da internet, tanto é que, de acordo com o Washington Post, 80% de todo conteúdo e informação na internet será em forma de vídeo até 2020. Isso é coerente, pois algumas pessoas preferem assistir vídeos do que lerem blog posts, por exemplo.

Levando isso em consideração, a sua instituição deve criar vídeos que chamem a atenção dos alunos. Podem ser vídeos simples e de curta duração, contanto que sejam criativos e encantem os alunos para que eles compartilhem e, assim, gerem a viralização.

Como você pôde perceber, todas as tendências do mercado educacional estão ligadas à tecnologia. Por isso, recomendamos também a leitura deste e-book que produzimos sobre como usar a tecnologia para captar mais alunos.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias