Confira 4 erros de implantação de CRM e saiba como evitá-los!

Apostar em tecnologia e adquirir ferramentas que possam melhorar a relação com os clientes são atitudes indispensáveis para quem deseja sobreviver no concorrido mercado dos dias de hoje. Por isso mesmo, evitar alguns erros de implantação de CRM é fundamental para otimizar o seu uso.

Esse sistema é bem simples e intuitivo, mas um empreendedor inteligente deve fazer de tudo para utilizar com maestria as suas diversas funcionalidades, minimizando o número de eventuais falhas ou problemas.

Confira o conteúdo a seguir e veja o que você não pode deixar acontecer!

1. Não pensar em quem vai usar o CRM

O primeiro dos erros de implantação de CRM que você precisa evitar no seu negócio é não pensar em quem vai efetivamente utilizar o sistema. Embora a maioria desses softwares seja altamente intuitivo e com funcionalidades consideravelmente simples, é muito importante preparar minimamente que vai lidar com o programa.

É interessante que todas as equipes tenham acesso aos resultados e informações que o CRM pode trazer. No entanto, dependendo do seu nicho de negócio, você deve envolver, priorizar e orientar com mais atenção alguns funcionários, especialmente aqueles inseridos nos departamentos de vendas e de marketing.

Isso fará toda a diferença no resultado!

2. Instituir processos mal definidos

É inegável que uma ferramenta de CRM pode contribuir bastante para os resultados de negócios nos mais diversos segmentos no competitivo mercado de hoje, mas também é fundamental saber que o sistema não faz milagres. Para ter o melhor uso de suas funcionalidades, instituir processos bem definidos antes da implementação.

Um conhecimento adequado da organização, dos seus pontos fortes e fracos, do perfil dos funcionários e dos procedimentos adotados certamente otimizarão ainda mais o desempenho.

O CRM pode até contribuir para a melhora de algumas imperfeições, mas não é capaz de criar um processo comercial sozinho em uma empresa que não o tenha.

3. Parar a empresa para a adoção do CRM

O mundo não vai parar para sua empresa adotar um sistema de CRM. Portanto, tenha isso em mente antes de começar o processo de implementação e prepare as equipes e funcionários para que tudo continue funcionando perfeitamente, sem grandes alterações na estratégia de comercialização.

É comum que alguns gestores mudem processos de compra e venda ou até mesmo mexam no orçamento, mas isso é um erro, pois os desafios continuam ali. O CRM é uma ferramenta de inteligência e você deve instalá-la de forma sustentável, progressiva e segura para o seu desempenho.

4. Desconhecer o poder das métricas

Por fim, desconhecer o poder das métricas é outro dos erros de implantação de CRM que você não pode cometer no seu empreendimento é também um tiro no pé.

Métricas são indicadores poderosos, que contribuem para saber o quanto a ferramenta está contribuindo para o desempenho e como a sua empresa está se saindo nos negócios.

Sendo assim, adote ou até mesmo crie métricas para cada uma das áreas da sua organização que serão impactadas pela implementação do software. Analise, sobretudo, alguns itens como a taxa de conversão, a satisfação do cliente, número de contatos necessários, o ticket médio, entre outras.

E agora, pronto para evitar os erros de implantação de CRM? Gostou do conteúdo? Então confira também o nosso artigo sobre CRM para faculdades!

CRM Educacional