(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Como fazer uma estratégia de CRM avançada

Como fazer uma estratégia de CRM avançada

Publicado em 17 outubro 2016 e escrito por

Ter uma estratégia de CRM é algo importante não apenas para conhecer melhor os alunos e candidatos, mas também com o intuito de formar estratégias segmentadas e obter uma vantagem competitiva importante. Para ser capaz de conseguir isso, entretanto, é preciso que a estratégia de CRM seja definida corretamente. Quanto mais avançada ela for, melhores resultados trará, e mais impactos positivos serão sentidos pelo seu público.

Que tal descobrir como fazer uma estratégia de CRM avançada para seu curso ou instituição de ensino? Acompanhe o post de hoje!

Defina objetivos

Toda estratégia avançada de CRM começa com uma definição de objetivos. É preciso que você entenda muito bem o que espera alcançar com a implementação do CRM para entender como chegar a esses resultados.

Você pode estabelecer como objetivos da sua estratégia itens como:

  • Aumentar a taxa de conversão de inscritos para matriculados;
  • Diminuir a taxa de evasão de alunos, ampliando esforços de retenção;
  • Ampliar a recompra, tendo mais alunos formados que retornam para fazer novos cursos em sua instituição;

Estes são apenas alguns exemplos e, embora possam ser definidos múltiplos objetivos, é importante defini-los corretamente para poder medir os resultados da estratégia escolhida.

Integre o CRM a diferentes canais

Uma estratégia simples — e, por vezes, eficiente — é integrar o cadastro básico dos alunos e candidatos com outras bases de dados da instituição. A principio pode parecer complexo, mas uma boa solução de CRM já vem com uma série de atalhos que ajudam nestas integrações.

Para alunos, por exemplo, você pode integrar seu CRM com seu sistema de gestão acadêmica para saber se este aluno faltou nos últimos três dias. Para candidatos, voce pode descobrir quais materiais do seu site ele baixou, com uma simples integração com ferramentas de inbound marketing, como RDStation e Hubspot. Além disso, você pode ter, dentro do seu próprio CRM, uma análise de quais emails, SMS’s e ligações cada candidato e aluno recebeu e interagiu. Desta forma, você utiliza uma abordagem multichanel no relacionamento com seu público.

Aplique os resultados do CRM em diferentes setores

Se a integração acontece em diversos canais, é natural que haja uma aplicação dos resultados do CRM em diferentes setores da instituição. Com os dados dos atendimentos passados, por exemplo, é possível estabelecer boas práticas para garantir que o atendimento seja o mais personalizado possível.

No setor de vendas, pode-se fornecer informações sobre um determinado lead, que se mostra mais propenso para fazer uma matrícula, gerando uma oportunidade real de negócio. Com isso, o aluno ou candidato torna-se verdadeiramente o foco da instituição e melhores resultados são obtidos na estratégia.

Invista no sucesso do aluno

O sucesso do aluno — ou o chamado customer success no mercado convencional — é uma abordagem que vem sendo cada vez mais utilizada atualmente. Ela consiste em garantir que, após a matrícula, a IE ainda permaneça em contato com o aluno para garantir o seu sucesso.

É o caso de manter um follow up de vendas para garantir que o aluno tenha alcançados os objetivos que tinha quando decidiu estudar na sua IE. Isso só é possível, entretanto, se você souber, em primeiro lugar, quem é o seu aluno e quais são as suas necessidades. Assim, uma estratégia avançada de CRM inclui utilizar os dados coletados como uma forma de garantir o sucesso do aluno.

Para fazer uma estratégia de CRM avançada, tudo começa com uma boa definição de objetivos e continua com uma integração do CRM a diferentes canais. Os resultados obtidos podem ser compartilhados em diferentes setores e também podem levar à adoção da prática de customer success, o que aumenta a satisfação dos alunos e ajuda a atingir os objetivos iniciais.

Para conquistar uma estratégia vencedora e de resultados de alto nível, entre em contato com a CRM Educacional e veja como podemos ajudar o seu curso ou instituição de ensino!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias