Ferramenta de envio de Email, SMS e geração de Listas de Ligação

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
33

Tenho certeza que você já mantem contato com seu público. Seja por meio de um Call Center, SAC ou campanhas de email, seus alunos e futuros alunos recebem suas mensagens.

Mas não tenho certeza quanto a maneira em que sua IES realiza esses contatos hoje em dia. Tenho receio de que este processo de comunicação não seja tão poderoso quanto deveria ser. Me responda algumas rápidas perguntas para que a gente chegue a uma conclusão sob a efetividade do seu processo:

  1. Você consegue utilizar mais de um meio de comunicação com seu aluno ou interessado?
  2. Qual o resultado desses contatos?
  3. Acredita que a mensagem que encaminha para o interessado é relevante?
  4. Pode afirmar que seu contato ajuda na decisão dele?

Seja sincero, se você não teve segurança para responder algumas dessas perguntas, não tem problema, é exatamente por causa disso que fizemos este texto. Caso tenha tido sucesso nesse questionário, gostaria de fazer ainda uma última pergunta:

  • A quantas ferramentes você precisa recorrer para enviar cada mensagem em seu respectivo meio e ainda mensurar os resultados destes contatos, acompanhando o desenvolvimento do interessado? podemos dar algum destaque pra essa pergunta?

Pois bem, fazer contato com seus futuros alunos não é uma tarefa tão desafiadora. É bem fácil encontrar uma ferramenta de envio de Email ou de SMS hoje em dia. Mas será que é só isso? Podemos nos dar por satisfeitos em fazer “marketing de relacionamento” apenas “enviando emails”?

Se você realmente acredita nisso, está na hora de rever este conceito e ampliar seus horizonte. Mas se quer colher todos os resultados possíveis por meio desta técnica, está na hora de fazer certo e sair do marasmo de apenas enviar emails. Sejamos, então, relevantes em nossos contatos!

Simplificando o processo

Utilizando uma ferramenta de envio de email qualquer, fica muito complicando medir a efetividade das suas ações. Por exemplo: Um interessado que se inscreveu no seu vestibular mas que ainda não pagou a taxa da prova. Então, você precisa entrar em contato com ele para lembrá-lo de realizar o pagamento. Sua ferramenta de envio de email é capaz de te falar se esse interessado realizou a ação desejada? E se quiser reforçar por meio de uma campanha de SMS, teria que recorrer a outra ferramenta?
Vamos mais longe… Com ela você sabe qual o momento exato para fazer este contato? Lembrando que queremos ser relevantes e não apenas enviar emails. E se o interessado precisar de uma ligação para que ele supere uma possível barreira de compra, consegue identificar isso?

Só de imaginar a perda de tempo com todo esse processo, eu já me cansei por você. Tempo é, certamente, um dos bens mais importantes que possuímos e sacrificá-lo é sempe uma escolha ruim.

Mais do que uma ferramenta de envio de Email

Ok, você pode me dizer que já envia seus Emails e até SMS’s mas já te adianto que esse processo pode ser mais simples, inteligente e eficaz. Pense na jornada que um interessado faz até se matricular, nas dúvidas e necessidades referentes a cada uma das fases deste caminho. Se relacionar com o futuro aluno durante esse percurso não é mandar mensagens para ele, é entregar o que ele realmente precisa para que ele continue “caminhando” até a matrícula.

ferramenta de envio de email crm

Um CRM te oferece muito mais possibilidades do que um simples envio de email. Com ele, você consegue enviar Emails, SMS’s, gerar listas de ligação de acordo com a necessidade e momento vivido pelo candidato e ainda, acompanhar a evolução do futuro aluno rumo à uma possível matrícula.

Essa solução te dá um enorme ganho de tempo e qualidade no seu processo, já que agora todo seu relacionamento será por meio de uma só ferramenta, que além de tudo, te permitirá conhecer os passos dados pelo candidato e, assim, saber o que falar para ele em cada momento. O envio destas mensagens, que agora serão mais assertivas e relevantes, será automatizado. Mas isso é assunto para outro post.

Agir na hora certa, da maneira certa, com a mensagem certa. É esse tipo de inteligência que uma ferramenta deve te entregar para que você tenha sucesso no seu relacionamento com alunos ou futuros alunos. Se você já faz contatos com seu público atualmente, pergunte-se se os resultados obtidos são satisfatórios. Acredite, você pode influenciar diretamente a decisão de um interessado.

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.