(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » O que é e como funciona a criptografia de dados para IES

O que é e como funciona a criptografia de dados para IES

Publicado em 01 novembro 2018 e escrito por

A sua instituição, com certeza, tem muitas informações armazenadas a respeito dos alunos que a frequentam, tanto no registro de matrículas, quanto em comunicação por e-mail ou arquivos. Elas são muito importantes e precisam ser protegidas. Uma forma de fazer isso é por meio da criptografia de dados para IES.

Para explicar o que é isso, como funciona e quais são os benefícios que pode trazer à sua instituição, acompanhe este post até o final.

O que é criptografia de dados

A criptografia tem como função reforçar a segurança de mensagem ou arquivos. Por isso, para criptografá-las, é necessário ter uma chave que também consiga decodificá-la.

Este tem sido um método muito eficaz de ocultar informações em um código do qual somente emissor e receptor têm a chave para entender o que foi comunicado. Portanto, a prática não é tão diferente de crianças que inventam códigos secretos para falarem entre si.

A criptografia pode ser classificada como simétrica ou assimétrica. Enquanto a criptografia simétrica tem uma chave usada somente entre o emissor e o receptor, a assimétrica usa uma chave pública ou “par de chaves” para que mais de duas pessoas tenham acesso aos dados.

Como são armazenados os dados de uma IES

CRM Educacional é a ferramenta apropriada para fazer essa armazenagem de dados. Afinal, por meio dele, a sua instituição pode registrar todas as informações da sua base de leads e também de alunos.

Assim, se você quiser saber quantos alunos a sua IES tem, em quais cursos eles estão inscritos, assim como todo o histórico de contato feito com eles, basta acessar o CRM — todos esses dados estão lá.

E eles são muito importantes, podendo até mesmo ser classificados como parte do patrimônio da sua instituição. Uma prova disso é que seguramente seus concorrentes gostariam de ter acesso a esses dados, daí a importância de protegê-los.

Quais são os benefícios da criptografia de dados para IES

Agora que você já sabe porque deve proteger os dados da sua instituição, trazemos aqui os principais benefícios em fazê-lo via criptografia.

Ajuda a proteger dados armazenados no computador

Alguns dados que usamos ficam armazenados no computador, tais como arquivos de texto, planilhas e afins. Criptografá-los dá a certeza de que ninguém mais tem acesso a eles além de você e as pessoas detentoras da chave. Isso impede que uma pessoa sem permissão para usar o computador ou mesmo alguém que o invada pela internet acesse os seus dados. E por falar nisso…

Protege troca de informações feitas na internet

Não apenas os seus documentos precisam ser protegidos, mas também todas as informações que são trocadas pela internet. E-mails, chat com alunos, inscrições no sistema online de matrículas, tudo precisa de proteção. Afinal, são informações valiosas que ninguém mais além da sua instituição deve acessar.

Gera mais segurança aos backups

Backups são importantes, pois você não quer que todas as informações coletadas se percam, certo? Por isso, criptografar os dados dos seus backups aumenta a sua segurança.

Restringe acesso aos dados

Na sua IES, certamente, algumas informações são de pertinência de alguns departamentos e outros não. Por exemplo: o call center não precisa ter acesso aos dados do caixa que o financeiro controla.

Por isso, a criptografia auxilia ao restringir os acessos a determinados dados somente às pessoas que, de fato, precisam deles.

Porém, antes de contratar um serviço de criptografia de dados para IES, é essencial que a sua conte com ferramentas de armazenamento desses dados como o CRM. Para compreender ainda mais essa importância, confira também este artigo que escrevemos sobre como entender a tecnologia da informação para instituições de ensino superior.

Sobre o autor:

Telio Bicalho Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias