(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » Click to call – Surpreenda o futuro aluno enquanto ele navega em seu site

Click to call – Surpreenda o futuro aluno enquanto ele navega em seu site

Publicado em 15 agosto 2015 e escrito por

O site da sua instituição de ensino é provavelmente um dos principais canais de venda que seus futuros alunos utilizam, certo? Já imaginou surpreende-los ao telefonar para eles, durante a navegação pelo site? Sem eles pedirem?? Se não pensou, gostou da ideia? Se já pensou, saiba que é facil de fazer isso, se você tiver um sistema CRM te dando suporte na captação de alunos O problema é saber quem são esses interessados para fazer contato com eles, não é mesmo? Esse ERA o problema.

Você já ouviu falar em Click to Call? Talvez não, mas posso afirmar quase que com certeza você já se deparou com esta funcionalidade. Onde? Nas vezes em que você estava navegando por algum site e, de repente apareceu uma tela com um formulário pedindo para que você informasse seu nome e telefone, ou seu nome e email e as vezes, apenas o seu telefone. Lembrou? Aqui mesmo no blog eu utilizo essa funcionalidade para ter seu email e continuar em contato com quem tem interesse nos conteúdos que escrevo sobre marketing educacional. Pois é, essa funcionalidade pode ajudar e muito na sua captação de alunos e eu vou te explicar como.

O que é Click to Call

O Click to Call, que em uma tradução livre significa “clique para uma ligação”, tem como objetivo permitir que o interessado solicite uma ligação. Ele funciona assim: o interessado, ao navegar em seu site, se depara com uma “janela” que lhe oferece ajuda a este interessado, algo do tipo:

Está com dificuldades para encontrar o curso certo para você? Eu posso te ajudar nisso!

Este pequeno texto é seguido por um formulário que pode solicitar a informação que você desejar, o nome e o telefone do interessado, por exemplo. A partir daí, sua equipe de call center pode entrar em contato com esse futuro aluno imediatamente, já que essa funcionalidade pode ser integrada a um sistema CRM — é possível encontrar no mercado sistemas CRM que já oferecem essa ferramenta —.

Por que você deve utilizar Click to Call no site da sua IES

Já imaginou que legal ter um futuro aluno  pedindo pra você entrar em contato para esclarecer dúvidas? O quanto isso pode aumentar a sua chance de matricular este aluno?

Pois é, outro detalhe bem bacana em relação ao formulário é que ele não precisa ser único, pode estar em vários pontos estratégico de seu site. Você poderia trabalhar com ele em seu site de graduação, pós graduação, cursos sequenciais ou em qualquer outra modalidade de ingresso, de forma verticalizada.

Verticalizada, como assim?

Imagine que um aluno está navegando pelo site de Pós graduação de alguma instituição de ensino superior e solicita um contato para tirar algumas dúvidas sobre os cursos. Feito isso, ele recebe uma ligação — ou e-mail dependendo da sua estratégia — de alguém da IES, porém, especialista em Graduação! Não é frustrante?

O que se espera nessa situação é que a pessoa que entrará em contato tenha conhecimento profundo  para tirar todas as dúvidas e receios do interessado. Em determinados casos estas pessoas devem ser capazes até mesmo de guiar o futuro aluno pelo caminho mais adequado, de acordo com seu interesse, tamanho seu conhecimento do conteúdo trabalhado nos cursos.

Se isso não acontece, essa oportunidade acaba esfriando ou pode até mesmo atribuir uma imagem negativa para a instituição de ensino e confesso que acho isso muito chato e, para ser bem honesto, enxergo atendimentos genéricos como amadorismo. Realmente é uma questão de quebra de expectativa e consequentemente, da relação de confiança, não acha? Faria toda a diferença se já no primeiro contato a pessoa que ligou para o futuro aluno entendesse profundamente dos produtos e serviços em questão.

Utilizando o Click to Call você será capaz de levar essa assertividade aos seus contatos!

Essa estratégia fica ainda mais poderosa aliada a um sistema CRM, pois assim este contato já é criado de forma segmentada, identificando de qual portal ele surgiu e, com isso, você consegue direcionar a ligação para o operador certo, aquele que realmente irá apoiar este prospect neste momento de decisão. Isso é automação, esta é a cartada de mestre para que você potencialize os resultados de captação de alunos por meio da sua equipe interna.

O medo do Click to Call

A internet trouxe vários benefícios para o mundo, mas algumas pessoas não utilizaram esta incrível ferramenta da maneira certa e geraram alguns receios nas pessoas. Um ótimo exemplo disso é a disposição de dados nos sites.

Muitas empresas não tiveram — e muitas ainda não tem — o cuidado de fazer contatos da maneira correta, sem importunar seu público, seja por e-mail ou telefone. Isso criou em muitas pessoas o receio de disponibilizar seus contatos nos sites das empresas.

Por este motivo você deve preparar equipe pra que saibam conquistar a pessoa nesta oportunidade única de relacionamento. Afinal, no momento em que as dúvidas já foram esclarecidas, é importante que o tempo do interessado seja respeitado, mantendo-se sempre próximo a ele e, claro, mas sem importuná-lo. Isso auxilia na criação da imagem que ele terá da IES, fazendo o contato na hora certa, com a abordagem adequada e principalmente, respeitando seu tempo.

Sabe o que é legal nisso tudo? É que agora o CRM Educacional também permite essa experiência fantástica que amplia a interatividade do site com o futuro aluno, criando uma aproximação imediata e ajudando no processo de captação de alunos.

Descubra como essa ferramenta especializada no mercado educacional pode te auxiliar a, enfim, bater suas metas de captação de alunos da sua IES.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias