A retenção dos alunos é um dos maiores problemas que as IES enfrentam hoje em dia. Principalmente no sistema EaD, em que a determinação e a autodisciplina do aluno são componentes elementares. Mas o ensino presencial não fica para trás: a evasão no ensino superior já é maior do que 20%.
A resposta para esse fenômeno é complexa e existem diversos motivos que levam um aluno a abandonar seu curso. No entanto, algumas atitudes podem ser tomadas pelas instituições para aumentar sua taxa de retenção de alunos.
O primeiro grande passo para isso é assumir uma postura diferente acerca do relacionamento entre IES e aluno: foi-se o tempo em que existia um muro de gelo entre eles. O bom relacionamento e acompanhamento da vida dos estudantes pode ajudar no processo contingência da evasão nos primeiros semestres. E também no estreitamento das relações IES x aluno.
Então a seguir você verá algumas dicas de como desenvolver esse bom relacionamento para manter seus alunos ativos na sua instituição. Confira!
1. Esteja presente em todos os momentos
O bom relacionamento para a retenção de aluno deve começar antes mesmo da pessoa se tornar um aluno. Isto é, desde o primeiro contato que o estudante tem com a instituição, ao demostrar interesse em estudar no local.
Desenvolva ações desde a recepção no dia do vestibular, fazendo-o se sentir confortável com o ambiente da instituição, até a formatura. Assim o aluno precisa sentir que é bem-vindo e que vai receber todo o auxílio necessário para ter sucesso no seu curso. Isso também vale para o ensino a distância, que, além do ambiente físico, também inclui o virtual.
Ter uma equipe bem preparada para atender às demandas dos alunos é fundamental. Desde o corpo docente até os colaboradores da limpeza, passando pela secretaria, pelo setor financeiro, pela biblioteca. Assim como, quaisquer outros departamentos que prestem serviços direta ou indiretamente para os alunos da instituição.
2. Preste um atendimento personalizado
Cada aluno é diferente do outro. Tratá-los como se fossem iguais é o caminho contrário de manter o bom relacionamento. Quando o estudante recebe um atendimento personalizado ao ligar para a IES, ou possui um acompanhamento das suas dificuldades acadêmicas, financeiras etc. Ele se sente mais motivado a continuar seus estudos.
Os ERPs, SGAs ou sistemas de gestão acadêmicas possuem grande parte dos dados necessários para uma gestão personalizada. Mas a dificuldade de transformar isso em informações estratégicas e desenvolver ações personalizadas é um problema.
O que fazer com tantos dados? Como geri-los? Existem plataformas específicas para o marketing das instituições de ensino. O uso de um CRM especifico para educação capaz de automatizar atividades e gerenciar uma quantidade inimaginável de dados. E informações de todos os alunos da sua base poderá reduzir em 5% a 6% as taxas de evasão.
Então fale com o especialista.
3. Utilize estratégias digitais para retenção dos aluno
A atração e retenção de alunos depende, em grande parte, da maneira como é desenvolvido o marketing de relacionamento da IES com seus estudantes. É possível fazer bom uso de algumas ferramentas comuns ainda dentro do CRM ou integradas, tais como:
E-mail marketing otimizado
É possível usar o e-mail para muitas funções: desde lembretes de prazos de rematrícula até e-mails de relacionamento automaticamente enviados quando o aluno falta 02 dias seguidos.
Soma-se ainda outras ações. Como eventos acadêmicos que virão, datas de provas, propagar novos cursos de pós-graduação para prolongar o ciclo de vida do estudante na sua IES.
Gestão de redes sociais
As redes sociais podem ser um excelente canal de comunicação para respostas rápidas (tanto de alunos quanto de pessoas interessadas na sua instituição). Por isso a divulgação de conteúdos de interesse que entregam valor aos estudantes são uma ótima estratégia de fortalecer o relacionamento com eles. Além disso, colaborar com a retenção.
SMS
Hoje em dia, quase todo mundo tem um celular ou um smartphone. Sendo assim, enviar SMS personalizados é uma maneira rápida de entrar em contato e informar seus alunos sobre assuntos relacionados à cobrança, por exemplo.
DICA: Uma experiência interessante que participamos foi ajudar o setor de marketing assumir a gestão de cobrança e negociação com o aluno. Por isso o relacionamento para a retenção de alunos, atendimento personalizado e o trato com o aluno devedor fizerem uma grande diferencia na recuperação de alunos com problemas financeiros. Então fale Conosco
Por isso vamos lembrar que o aluno atual é multicanal. Ou seja, diversos canais de comunicação podem e devem ser usados para criar um relacionamento para a retenção de alunos. Então o importante é ser eficaz na resolução de problemas, acompanhar, manter o relacionamento próximo com eles para estimulá-los e motivá-los.
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então acesse as nossas redes redes (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram), e não perca nenhuma novidade.