(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Campanha de captação com SMS, Emails e Call Center

Campanha de captação com SMS, Emails e Call Center

Publicado em 12 novembro 2014 e escrito por

O aparelho celular, se tornou mais do que um desejo ou um luxo, atualmente ele é uma necessidade. Prova disso são os números que 2014 apresenta sobre o uso da telefonia móvel no Brasil.

Atualmente, nosso país possui cerca de 200 milhões de habitantes e um número ainda maior de celulares, são 278 milhões. Estes dados apresentados pela Anatel, mostram que no Brasil existem 1,37 aparelhos celulares para cada habitante. Destes, cerca de 48% usam SMS além das ligações.

Ok, você pode me dizer que esses dados são interessantes só para as operadoras e fabricantes de celular ou ir um pouco mais além, concluir que deve fazer campanhas de disparo de SMS em massa para atingir seus futuros alunos na sua próxima campanha de captação de alunos.

Ótimo, o segundo pensamento é o caminho mais acertado a se seguir, mas ainda não é o ideal. Concluir o meio de comunicação não é todo o trabalho, ainda tem o como, quando e para quem comunicar.

Posso entender que já chegamos a conclusão de que devemos fazer campanhas de SMS em massa, partindo do princípio de que seu público possivelmente é um desses 278 milhões de usuários?

O verdadeiro poder de uma campanha de SMS em massa

O grande “segredo” não é simplesmente enviar SMS em massa, mas sim, saber quando mandar, o que deve falar e o porque você esta enviando essa mensagem para seus futuros alunos.

Mas da onde tirar essas informações?

Pois é, por isso defendo que não será qualquer ferramenta de envio de SMS em massa que vai te trazer o resultado esperado no seu relacionamento. Você precisa de assertividade e eficácia, até porque tenho certeza de que se você entregar apenas os números de SMS enviados na campanha, seu líder não ficará satisfeito. Ele quer resultado, então vamos a ele!

Campanha de SMS em massa aliada aos seus Emails e equipe de Call Center

A dica mais valiosa que posso te dar, se é que me permite, é: Faça SENTIDO.
Como disse, o interessante não é apenas enviar mil, dois mil SMS. É enviar para quem precisa, quando precisa, com a informação que ele precisa.

Vamos a solução:

Utilizando um sistema CRM, você consegue acompanhar e atuar em todo o processo de decisão de “compra” de um possível aluno. A partir do momento em que o candidato se inscreve no vestibular, a ferramenta começa a traçar toda a jornada feita por ele, evidenciando suas necessidades e barreiras, para te auxiliar a agir assertivamente.

O CRM oferece ainda mais. Já que você já conhece a jornada feita pelo seu futuro aluno, pode decidir com mais facilidade quando deve agir para convencê-lo a ingressar na sua IES. É ai que entra a automação. Um sistema CRM, gera listas de ligação inteligentes, em que a equipe de Call Center sabe exatamente para quem ligar e qual é a necessidade do candidato, além de enviar mensagens automaticamente de acordo com o momento vivido pelo futuro aluno.

Exemplo: Quando o candidato é aprovado na sua prova de vestibular, você pode mandar uma mensagem parabenizando-o pelo feito e mostrando como vocês estão felizes por ele ser o mais novo integrante do time de sucesso da sua IES. Isso em diferentes meios: a mensagem de aprovação você pode mandar por Email, já a felicitação seria muito mais humana e próxima se fosse por SMS. Até porque amigos se comunicam por SMS. Faz sentido para você?

Isso certamente pesará na escolha dele caso tenha sido aprovado por outra IES. Afinal, você acaba de mostrar que ele não é qualquer um.

Utilizando esta solução, você não precisa se preocupar em gerar listas para envio de SMS e nem de Email. Já é possível encontrar no mercado um sistema CRM que ofereça esses serviços integrados à ferramenta. Eu também não recomendo que contrate um Call Center terceirizado, com todo esse poder e conhecimento do seu público, o ideal seria que você montasse uma equipe interna para realizar esse atendimento e muni-los com as informações fornecidas pelo CRM.

Por tudo isso que te falei aqui, continuo insistindo: Pare de gastar dinheiro com ferramentas que, no fundo no fundo, são apenas paliativas e não resolvem e nem solucionam seu problema por completo. Conheça um sistema CRM e veja como ele irá te auxiliar a superar os resultados que você tem que atingir hoje.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE: