3 estratégias para divulgar o vestibular da sua IES

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
24

As estratégias promocionais para divulgar o vestibular têm a capacidade de atrair, estimular a matricula e conquistar os interessados com muita eficiência e rapidez. Para que esse resultado seja de fato alcançado. Porém, é preciso um bom planejamento de marketing, que deve equilibrar a relação entre custo, lucro e despesas. Com condições sempre vantajosas para a instituição e para os candidatos as vagas da sua IES.

No segmento educacional, as ações promocionais são bastante eficazes para alavancar os resultados das campanhas de vestibular. As suas personas são atraídas por vários tipos de estímulos, como diferenciais em relação ao mercado, vantagens e incentivos. Por isso, na hora de montar as suas estratégias promocionais. É fundamental saber quem é o seu público e o que ele busca para saber como encantá-lo.

Confira > 5 Fantásticas Dicas de Marketing Educacional para sua IES

A partir de uma análise aprofundada de mercado e de comportamento, podemos destacar três estratégias promocionais para divulgar o vestibular da sua instituição de ensino. Confira, aplique e prepare-se para o sucesso nas inscrições do próximo semestre!

Cupom de desconto

Na atual crise econômica que o Brasil enfrenta, um desconto na taxa de matrícula. Ou nas mensalidades por um determinado período pode ser um diferencial muito importante, para que o aluno opte por ingressar em sua IE.

Além disso, de acordo com o Censo da Educação Superior realizado em 2015 pelo Inep. Existe desde 2010 no país 1,4 mil cursos superiores a distância, com crescimento de 10% ao ano. Ou seja, diante dessa numerosa oferta de instituições educacionais pelo país. O preço é um fator que tem tido um peso de decisão quase tão grande quanto a qualidade do ensino.

Um bom plano de marketing, focado no resultado em longo prazo, entende que um pequeno desconto inicial gera um grande volume de novos clientes. E um faturamento expressivo, que compensa essa “perda” no momento da atração.

Para aplicar essa ação de forma eficiente, você pode montar uma equipe comercial para fazer visitas às escolas que estão na região da sua instituição. Com uma abordagem direta é possível conversar com os alunos, explicar detalhadamente os cupons de desconto. E assim trabalhar os argumentos de convencimento e captar inscrições ali mesmo, no momento em que eles se empolgam com o benefício.

A partir de fichas de inscrição e outros dados dos alunos interessados, já é possível começar a trabalhar o seu marketing digital, utilizando o CRM para se relacionar de forma direta e eficiente com esse prospect. O CRM automatiza os seus processos, auxilia na mensuração dos resultados e garante mais velocidade nas tomadas de decisões. Então se você ainda não conhece esta poderosa ferramenta, vale à pena conferir seus benefícios para aumentar a captação de alunos na sua próxima campanha.

Campanha de “Indique um Amigo”

Um programa nos moldes “Indique um amigo”, quando bem executado, pode expandir seu alcance de marketing, aumentar sua lista de contatos e gerar mais receita. Por isso, ao incentivar o processo de indicação, a campanha traz força para a sua marca. Pois transforma o próprio estudante em um porta-voz da sua mensagem.

A partir do momento em que o aluno em potencial escolhe a sua IES, seja por qualidade de ensino, curso ofertado, proximidade. Além disso preço ou opinião dos pais é natural que ele queira influenciar seus amigos a irem para o mesmo lugar que ele acredita ser a escolha certa de instituição.

Imagine que além da companhia dos amigos, o aluno ainda ganhar algo como um brinde, desconto ou outro benefício. Para então convencer os conhecidos a também se matricularem na sua instituição. Irresistível, não? Vale lembrar que o amigo indicado, claro, também ganha. E a sua IES tem grandes chances de conquistar e reter dois novos alunos.

Parcerias com escolas e empresas para divulgar o vestibular

Outra estratégia promocional para divulgar seu vestibular é fortalecer o seu buzz marketing. Aquela comunicação boca a boca focada em gerar comentários, opiniões e barulho sobre a sua marca ou campanha. Uma forma eficiente de trabalhar essa ação é firmando parcerias com escolas e empresas.

Afinal, conseguir espaço em ambientes onde o futuro aluno está é fundamental para chamar a sua atenção. E ao mostrar que a sua IES tem portas abertas em um ambiente familiarizado pelo candidato. Então é como se alguém da confiança dissesse “pode estudar aqui, eu garanto!”

O mesmo benefício pode ser conquistado ao firmar parcerias com empresas em que esses candidatos trabalham ou frequentam. Por isso criar estratégias de Marketing e de descontos próprios para estes públicos, são um diferencial certeiro na sua campanha de captação.

Uma boa estratégia promocional nesses ambientes inclui palestras, testes vocacionais, além das ações já citadas, como blitz com distribuição de brindes e de folders informativos sobre a história e credibilidade da própria IES e os cursos oferecidos.

Esperamos que as nossas dicas tenham inspirado a sua equipe de marketing e que estas estratégias promocionais tragam excelentes resultados.

Tudo pronto para começar a sua próxima campanha de vestibular? Quer ter mais dicas exclusivas? Então assine a nossa newsletter e continue acompanhando outros conteúdos VIPs, sobre captação e retenção de alunos! 

materiais ricos crm educacional
CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.