Esclarecendo dúvidas: para que serve um sistema de CRM

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
29

Gerenciar corretamente o relacionamento com o prospect é fundamental para a prosperidade de qualquer negócio. Imagine uma instituição que trata o aluno somente como elemento gerador de renda, que não se esforça para que ele se sinta acolhido. Você gostaria de ser tratado assim? Obviamente, não.

Por isso, é importantíssimo investir em um sistema de CRM especifico, a fim de melhorar essa relação e criar vínculos duradouros que permitam tanto um relacionamento eficaz com os milhares de alunos da instituição quanto maximizar o crescimento exponencial da IES.

E é disso que este post vai tratar: da importância desse recurso para a sua instituição de ensino. Leia e entenda de uma vez por todas para que serve um sistema de CRM!

A definição de CRM

O termo CRM é abreviação da expressão inglesa Customer Relationship Management, ou seja, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português. O termo desenvolveu-se a partir das inovações tecnológicas do mercado, destinadas a aperfeiçoar as estratégias institucionais de melhorar o atendimento, as vendas e a prestação de serviços.

Por isso, existem sistemas automatizados (softwares) específicos de CRM que ajudam o gestor a colocar o aluno em uma posição privilegiada. Que compreende as necessidades dele e oferece as informações que ele precisa e deseja da instituição.

Mas para que serve um sistema de CRM?

Os sistemas de CRM variam de comportamento e objetivos de acordo com a empresa que está por de trás do software e o resultado esperado com a implantação.

Com o armazenamento das informações sobre os alunos, como nome, documentação (CPF e RG). E outros dados diretamente ligados ao interesse da instituição é possível saber em que fase de captação cada candidato está até a efetivação da matrícula.

É saber basicamente, saber tudo o que é necessário para definir o perfil do estudante interessado com a maior exatidão possível.

Apesar de todas as informações serem essenciais, o ideal é listar as mais importantes e dar prioridade a elas. Para que o cadastro se torne o menos exaustivo possível.

Leia mais > Ficha de Inscrição: Como aumentar o número de inscritos no vestibular

As vantagens de um CRM Especializado

Um sistema de CRM especializado proporciona inúmeras vantagens para qualquer IES. Acredito que mais importante delas é proporcionar uma experiência sensacional de acolhimento e relacionamento único ao aluno. Desde o momento em que ele demonstrou qualquer tipo de interesse na IES, passando pela a inscrição, matrícula, rematrícula, conclusão do curso e egresso. Trabalhar todo o ciclo de vida deste aluno para que ele fique conectado com a IES por 5, 10, 30 anos. Ou então para que nunca esqueça a experiência vivida conosco.

Com isso, torna-se fácil investir em marketing com uma segmentação por necessidades e preferências. Com um retorno de forma mais orientada e com os objetivos mais definidos.

Para captação, o software especializado diversos recursos como:

  • Integrar canais/pontos de aquisição de candidatos (site, telefone, balcão presencial, e-mail, webchat, mídias sociais etc..),
  • Atender cada modalidade de ensino (graduação, pós-graduação, EAD) de forma personalizada pois são unidades de negócio que possui suas peculiaridades e candidatos distintos.
  • Atender atividades da equipe comercial que visita colégios, empresas, cursinhos associações etc..,
  • Aumentar a eficiência do call center com automações de filas segmentadas e integração de telefonia,
  • Automatizar ações de marketing direto altamente personalizados em cada fase do funil de captação do segmento educacional,
  • Demonstrar ROI dos investimentos de marketing online,
  • Gerar relatórios estratégicos para saber onde está perdendo aluno, qual fase do funil é gargalo, o que acontece em cada ligação. Além disso, os motivos de não comparecimento de candidatos nas provas. A previsão de inscritos e matriculas em cada curso e/ou unidade/campi e/ou polo para gestão da meta final de matrícula.

Há tantos outros recursos que irão aumentar sua conversão de interessados em matrículas em até 39%. Mas PRINCIPALMENTE proporcionar uma experiência sensacional de acolhimento e relacionamento único ao candidato e aluno.

Além disso, através dos mecanismos do CRM, o gestor tem condições de identificar as melhores oportunidades de parcerias, aquelas que oferecerão a maior rentabilidade. Levando em conta os custos e o retorno.

E você? Já utiliza algum sistema de CRM para aperfeiçoar da relação com seus candidatos? Pensa em adotá-lo?

Entre em contato e solicite nossa ASSESSORIA GRATUITA.

Esclarecendo dúvidas: para que serve um sistema de CRM
CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.