(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Entenda o papel do CRM na retenção de aluno!

Entenda o papel do CRM na retenção de aluno!

Publicado em 03 maio 2018 e escrito por

Garantir o  CRM na retenção de aluno não é uma tarefa fácil: para realizar essa missão, são necessários diversos cuidados e conhecimentos específicos sobre o perfil de quem você deseja atingir.

Para ter sucesso nessa empreitada, contar com um software de CRM especializado pode ser uma excelente pedida. Mas você sabe como ele pode te auxiliar nesse processo? Então siga com a leitura deste post, pois falaremos a respeito dessa importante ferramenta!

Qual a importância do CRM na retenção de aluno para uma instituição de ensino?

Manter os estudantes que já estão matriculados é pesa menos no orçamento da IES do que conquistar novos. Além disso, quando satisfeitos, os alunos podem divulgar a sua instituição para seus contatos por espontânea vontade – o famoso boca a boca. Por isso, é importante que toda instituição de ensino procure formas de garantir a fidelização deles!

O CRM é um software feito para gerenciar relacionamento com o público (a sigla se refere ao termo em inglês Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com os Clientes), vale ressaltar que o uso de uma ferramenta especializada para o mercado educacional otimiza o trabalho da equipe e potencializa os resultados. E, no caso de uma IES, esses programas de computador podem ser usados para que sejam registrados os dados dos candidatos/alunos, que são seu público principal, e automatizar as ações de relacionamento (individualizadas) através dos diversos canais da instituição.

Como o CRM especializado pode ajudar a entender o aluno?

Um software de CRM especializado permite que sejam criados e armazenados registros com informações importantes, capazes de ajudar sua IES a entender os alunos. Cada aluno possui um cadastro no sistema com dados tais como: data de nascimento, frequência, informações sobre a família, comportamento, etc.

Ter essas informações ajuda a saber quando algum aluno possui necessidade de atenção especial. Um cadastro completo permite saber, por exemplo, quando um estudante está decaindo em seu rendimento, pode identificar um aluno que falta muito e sinalizar quando os estudantes fazem aniversário, além de organizar outros dados importantes para a instituição.

Como fazer a fidelização com os dados do CRM?

Traçar planos de ação usando os registros do CRM é fundamental para garantir a fidelização dos alunos. Uma faculdade pode oferecer aulas de reforço para aqueles que precisam, oferecer

surpresas nos aniversários, além de muitas outras táticas voltadas para criar uma parceria de sucesso com os estudantes.

Essas e outras ações são muito importantes para fazer com que eles se sintam valorizados e não apenas números de matrícula, como é muito comum. Quando seus alunos se sentem importantes, eles criam um vínculo emocional com a IES e permanecem com ela por muito mais tempo.

Um dos pontos mais difíceis na gestão de relacionamento com o público de uma instituição de ensino é justamente saber quais são suas reais necessidades. Sem um software de CRM, muitas vezes o gestor pode cair no achismo e traçar planos de ação que não condizem com o que as expectativas dos estudantes quanto ao que, de fato, desejam receber da instituição. Isso acaba sendo custoso e não ajuda na fidelização.

Por isso, use o CRM para se colocar no lugar do aluno, entender o que ele espera e melhorar sempre o seu atendimento.

Agora é sua vez de agir! Use esses conhecimentos sobre a importância do CRM especializado no mercado educacional na fidelização dos seus alunos e garanta o sucesso da sua IES. Outro fator importante na hora de lidar com os estudantes é criar as chamadas Buyer Personas. Não sabe o que são ou como desenvolvê-las? Baixe gratuitamente o nosso e-book e veja tudo sobre o assunto!

Sobre o autor:

Augusto Guimaraes consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias