(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Como captar mais alunos com páginas de conversão efetivas

Como captar mais alunos com páginas de conversão efetivas

Publicado em 24 maio 2016 e escrito por

Sua Instituição de Ensino Superior é excelente para captar mais alunos, mas mesmo com a qualidade acadêmica que é oferecida por ela, alguns possíveis alunos nem sempre chegam a fazer uma inscrição, ficando apenas no estágio de visitantes ou seguidores em suas redes sociais.

Isso pode acontecer porque, ao chegarem até o site da instituição, não encontram uma oferta interessante para continuarem por mais tempo pesquisando sobre sua IES ou essa oferta não está sendo mostrada de uma maneira atraente o suficiente.

Como trabalhar com isso? No Inbound Marketing existem seis etapas como base: Atrair, Converter, Relacionar, Vender, Analisar e Reter. Para saber mais sobre essas etapas e a intersecção delas em um funil de vendas e marketing, acesse o material A arte de vender matrículas: métodos e ferramentas para Instituições de Ensino. Neste post, vamos tratar de uma estratégia da etapa de converter, na qual um possível aluno vai passar de visitante do seu site para um Lead.

Dentro da metodologia do Inbound Marketing, uma prática muito importante é a criação de Landing Pages, as páginas de conversão. Essas páginas, que têm como intuito converter visitantes em Leads, são onde sua instituição descreverá ou apresentará uma oferta relevante para o visitante de seu site, o qual deixará os dados pedidos pela IE, pertinentes ao início de um relacionamento e qualificação desse Lead.

A oferta de sua instituição pode ser um material sobre cursos ou a pré-inscrição para um vestibular, por exemplo. Qualquer que seja essa oferta, o material deve ter qualidade e direcionamento, entretanto, se a Landing Page que ofertar esse material também não tiver qualidade e não for construída levando em consideração aspectos estratégicos, a quantidade de pessoas alcançadas não será o suficiente para os objetivos da IES.

Combinar uma boa oferta com uma Landing Page eficaz ajuda a captar mais alunos, porque esses visitantes que não avançavam na jornada de compra são os futuros alunos de sua instituição, que precisam da porta de entrada adequada para fecharem uma matrícula no futuro. Para ajudar com a criação de Landing Pages para sua Instituição de Ensino, confira 3 boas práticas que podem refletir no aumento da taxa de conversão das Landing Pages e, consequentemente, na captação de alunos.

1 – Captar mais alunos: Atraia a atenção logo no primeiro olhar – e a mantenha

O seu futuro aluno pode estar apenas olhando alguns sites de faculdades e universidades, sem qualquer pretensão imediata. Dessa forma, abrir e fechar várias abas no navegador sem prestar muita atenção nelas pode ser comum nessa situação. Por isso é importante que o conteúdo atraia a atenção desse visitante logo no primeiro olhar.

Uma forma de atrair essa atenção para captar mais alunos é otimizando o cabeçalho da Landing Page, sendo o mais sucinto possível. Uma possibilidade que tem bom resultados é colocar a marca da instituição no topo da página e destacar o título da oferta. Ao longo dessa página, também mantenha claro o intuito do formulário e das ações que esse visitante deve seguir (preencher o formulário, clicar em um botão, fazer um download, etc).

2 –  Captar mais alunos: Pergunte o que realmente importa e prove o valor de sua IE

O formulário na Landing Page serve para sua instituição obter as informações essenciais para o estabelecimento de uma relação com um futuro aluno. As perguntas desse formulário devem levar em consideração quais são os dados realmente relevantes para a IE naquele momento, mas também devem ser simples o suficiente para não dispersarem quem as irá preencher. Por isso é importante escolher com cautela o que você deseja saber sobre os visitantes do site de sua instituição, mantendo o foco no essencial.

Levando em consideração que algumas dessas perguntas são pessoais e o possível aluno talvez não conheça muito sobre o trabalho e os valores de sua IE, pode surgir um certo receio de dar essas respostas. Uma alternativa a essa situação, que demonstra o profissionalismo, a credibilidade de sua instituição e ajuda a captar mais alunos é usar depoimentos de professores, funcionários e alunos da IE.

Vídeos, trechos de entrevistas com fotos são uma maneira de deixar a Landing Page mais atraente e confiável para aquele aluno que sua instituição quer conquistar.

3 – Captar mais alunos: Entenda as necessidades do seu público-alvo e leve-as em consideração

Um fator essencial em qualquer estratégia que vise à atração e captação de alunos é conhecer quais são as necessidades e dores do público de sua instituição. Para uma Landing Page ser realmente eficiente na conversão de Leads ela precisa oferecer o que seus futuros alunos precisam.

Assim, antes de disponibilizar a Landing Page, coloque-se no lugar de um possível aluno e se questione se o formulário está claro para ele, se você se sentiria confortável respondendo àquelas perguntas, se as informações contidas ali são esclarecedoras e se a oferta está atraente o suficiente.

Levando essas dicas em consideração e respeitando o perfil de sua instituição, crie Landing Pages efetivas para captar mais alunos. Não deixe também de consultar o material A arte de vender matrículas: métodos e ferramentas para Instituições de Ensino e aprimorar ainda mais as estratégias de captação de alunos em sua IE.

Michelly Fogaça – Resultados Digitais

Sobre o autor:

Augusto Guimaraes Consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.

COMPARTILHE: