Como captar mais alunos com páginas de conversão efetivas

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
72

Sua Instituição de Ensino Superior é excelente para captar mais alunos. Mas mesmo com a qualidade acadêmica que é oferecida por ela, alguns possíveis alunos nem sempre chegam a fazer uma inscrição. Ficando apenas no estágio de visitantes ou seguidores em suas redes sociais.

Isso pode acontecer porque, ao chegarem até o site da instituição, não encontram uma oferta interessante para continuarem por mais tempo pesquisando sobre sua IES. Ou essa oferta não está sendo mostrada de uma maneira atraente o suficiente.

Como trabalhar com isso?

No Inbound Marketing existem seis etapas como base: Atrair, Converter, Relacionar, Vender, Analisar e Reter. Para saber mais sobre essas etapas e a intersecção delas em um funil de vendas e marketing, acesse o material A arte de vender matrículas. Neste post, vamos tratar de uma estratégia da etapa de converter. Na qual um possível aluno vai passar de visitante do seu site para um Lead.

Dentro da metodologia do Inbound Marketing, uma prática muito importante é a criação de Landing Pages, as páginas de conversão. Essas páginas, têm como intuito converter visitantes em Leads, são onde sua instituição descreverá ou apresentará uma oferta relevante para o visitante de seu site. O qual deixará os dados pedidos pela IE, pertinentes ao início de um relacionamento e qualificação desse Lead.

A oferta de sua instituição pode ser um material sobre cursos ou a pré-inscrição para um vestibular, por exemplo. Qualquer que seja essa oferta, o material deve ter qualidade e direcionamento, entretanto, se a Landing Page que ofertar esse material também não tiver qualidade e não for construída levando em consideração aspectos estratégicos, a quantidade de pessoas alcançadas não será o suficiente para os objetivos da IES.

Combinar uma boa oferta com uma Landing Page eficaz ajuda a captar mais alunos. Porque esses visitantes que não avançavam na jornada de compra são os futuros alunos de sua instituição. E que precisam da porta de entrada adequada para fecharem uma matrícula no futuro. Para ajudar com a criação de Landing Pages para sua Instituição, confira 3 boas práticas que podem refletir no aumento da taxa de conversão. E consequentemente, na captação de alunos.

1 – Captar mais alunos: Atraia a atenção logo no primeiro olhar – e a mantenha

O seu futuro aluno pode estar apenas olhando alguns sites de faculdades e universidades, sem qualquer pretensão imediata. Dessa forma, abrir e fechar várias abas no navegador sem prestar muita atenção nelas pode ser comum nessa situação. Por isso é importante que o conteúdo atraia a atenção desse visitante logo no primeiro olhar.

Uma forma de atrair essa atenção para captar mais alunos é otimizando o cabeçalho da Landing Page, sendo o mais sucinto possível. Uma possibilidade que tem bom resultados é colocar a marca da instituição no topo da página e destacar o título da oferta. Ao longo dessa página, também mantenha claro o intuito do formulário e das ações que esse visitante deve seguir. Preencher o formulário, clicar em um botão, fazer um download, etc.

2 –  Captar mais alunos: Pergunte o que realmente importa e prove o valor de sua IE

O formulário na Landing Page serve para sua instituição obter as informações essenciais para o estabelecimento de uma relação com um futuro aluno. As perguntas desse formulário devem levar em consideração quais são os dados realmente relevantes para a IE naquele momento. Mas também devem ser simples o suficiente para não dispersarem quem as irá preencher. Por isso é importante escolher com cautela o que você deseja saber sobre os visitantes do site de sua instituição, mantendo o foco no essencial.

Levando em consideração que algumas dessas perguntas são pessoais. E o possível aluno talvez não conheça muito sobre o trabalho e os valores de sua IE. Então pode surgir um certo receio de dar essas respostas. Uma alternativa a essa situação, que demonstra o profissionalismo, a credibilidade de sua instituição. E assim ajuda a captar mais alunos é usar depoimentos de professores, funcionários e alunos da IE.

Vídeos, trechos de entrevistas com fotos são uma maneira de deixar a Landing Page mais atraente. Além disso mais confiável para aquele aluno que sua instituição quer conquistar.

3 – Captar mais alunos: Entenda as necessidades do seu público-alvo e leve-as em consideração

Um fator essencial em qualquer estratégia que vise à atração e captação de alunos é conhecer quais são as necessidades e dores do público de sua instituição. Para uma Landing Page ser realmente eficiente na conversão de Leads ela precisa oferecer o que seus futuros alunos precisam.

Assim, antes de disponibilizar a Landing Page, coloque-se no lugar de um possível aluno e se questione se o formulário está claro para ele. Se você se sentiria confortável respondendo àquelas perguntas, se as informações contidas ali são esclarecedoras e se a oferta está atraente o suficiente.

Levando essas dicas em consideração e respeitando o perfil de sua instituição, crie Landing Pages efetivas para captar mais alunos. Então não deixe também de consultar o material A arte de vender matrículas: métodos e ferramentas para Instituições de Ensino. Além disso, aprimorar ainda mais as estratégias de captação de alunos em sua IE.

Michelly Fogaça – Resultados Digitais

Como captar mais alunos com páginas de conversão efetivas
Diretor de Marketing e vendas na CRM Educacional, com mais de 15 anos de experiência em tecnologia para gestão de relacionamentos no segmento educacional. Possui formação em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduação em Empreendedorismo, Inovação e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Dedica-se a ajudar Instituições de Ensino a profissionalizar seus processos de captação e permanência de alunos e já atuou em mais de 200 das melhores instituições de ensino brasileiras, além de grupos internacionais.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.