Aumente a captação de alunos com o Vestibular Digital na sua IE

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
BLOG vd

O Vestibular digital nunca esteve tão em alta como agora em tempos de pandemia. Devido ao distanciamento social, o vestibular digital veio para trazer inúmeros benefícios tanto para o aluno quanto para a IE, em relação à captação de alunos.

O que é um vestibular digital? 

O vestibular digital acontece de maneira online propondo uma forma eficaz de avaliação realizada a distância, de forma 100% virtual. Ou seja, o candidato não precisa se locomover até a instituição para realizar a prova, ele pode fazer de casa utilizando internet e o computador. 

Como funciona o vestibular digital? 

Com a facilidade de acesso à internet e a equipamentos, muitos acabam optando por essa modalidade de ingresso. Com ela o candidato tem um prazo limite para resolver todas as questões, sendo que a redação do vestibular também é produzida no ambiente digital. E em alguns casos, pode assim corresponder à maior parte ou o todo do processo avaliativo. 

Para elaboração desse modelo cabe a IE orientar o aluno, sobre alguns pontos de atenção a essa modalidade. E resguardar todas as regras em seu edital, como por exemplo: 

– O candidato deve conferir o funcionamento dos equipamentos, conexão com a Internet, bem como qualquer detalhe tecnológico que possa comprometer seu desempenho. 

– Deixar claro o tempo de duração de avaliação, este deve ser controlado por um cronometro que encerra a avaliação. Logo que o tempo limite é atingido. 

– Uma vez iniciada a avaliação não há como pausar ou reiniciar o mesmo processo. 

– Controlar para que não ocorram meios que facilitem o processo restringindo funções de copiar e colar. E se possível caso o candidato tente alternar entre abas do seu navegador durante a avaliação, estas poderão ser fechadas automaticamente. 

Quais as vantagens do vestibular digital? 

Mais que a eliminação do papel e dos gastos relacionados a material, a digitalização permite otimizar a aplicação dos exames. 

Por isso os argumentos para apoiar a ideia com o olhar voltado aos benefícios gerados a instituição de ensino são muitos. Praticidade, redução de custos, possibilidade de aplicar mais provas simultaneamente, uso de recursos interativos etc. 

Porém os pontos que devem ser ressaltados em relação aos benefícios gerados aos candidatos, acredito que os principais e que devem ser considerados são: 

– Flexibilidade para realizar a prova em qualquer lugar 

 Com as questões e a redação estando online, basta o candidato ter acesso a um dispositivo. E uma boa conexão com a internet para começar a prova. 

Isso significa que o mesmo consegue realizar os exercícios no conforto de sua casa, em uma biblioteca, em uma sala de aula da própria instituição. Ou em qualquer outro ambiente de sua preferência. Além disso, outro fator importante é a possibilidade de o candidato escolher o horário mais oportuno. De acordo com sua rotina e seu nível de produtividade. 

Os benefícios do descanso mental e da tranquilidade na hora de fazer uma avaliação são extremamente importantes. Pois eles influenciam diretamente no desempenho, o que determina a aprovação ou reprovação no vestibular. 

– Custo 

O vestibular digital não demanda toda a estrutura necessária para a aplicação de uma avaliação tradicional. Com a impressão de materiais (cadernos de prova / folha de reação), para vestibulares mais concorridos a alocação de prédios e estruturas físicas, segurança etc. 

 Essa economia traz como vantagem um reflexo na redução do preço da inscrição. O que beneficia diversos candidatos de situações socioeconômicas inferiores e torna o vestibular mais amplo, com inserção social. 

Além disso, se o candidato ainda considerar que não precisará se deslocar até um ponto específico, nem custear sua alimentação no dia da prova. Verá que o corte de gastos será muito maior que apenas a economia na taxa de inscrição. 

– Modelo de Prova diferenciado 

Com essa forma de ingresso é provável que a instituição de ensino disponibilize conteúdos em forma de vídeos, apresentações e outros recursos interativos. A digitalização permite isso, tornando o processo avaliativo mais diverso e divertido. O que ajuda a lidar com a pressão do momento, eliminando aquele cansaço de realizar apenas a leitura de folha da prova. Além disso, a IE tem a vantagem de avaliar a percepção do aluno em outros âmbitos cognitivos. 

– Atrasos e ausências  

Para evitar problemas com atrasos ou ausências no dia a avaliação, muitos candidatos apostam no vestibular agendado. Pois é possível priorizar as datas nas quais estarão livres de compromissos. Com a modalidade digital isso também acontece, já que o mesmo como mencionado no item anterior tem a flexibilidade de escolher um momento tranquilo. Assim como um local tranquilo para se concentrar nas questões. 
 

A digitalização das provas tem aumentado e se tornado uma tendência? 

A questão que fica é “A digitalização das provas tem aumentado e se tornado uma tendência?” Sim, com certeza. 

Ciente disso, a CRM Educacional, antes até do acontecimento da pandemia, já vinha trabalhando e adequando seu produto para atender a essa nova forma de ingresso. Disponibilizando aos seus clientes primeiramente uma vertente que possibilita a realização da redação digital. E assim a adequação do produto para realizar também questões objetivas de forma digital. 

As instituições de ensino superior que adiantaram a utilização do vestibular digital como uma forma de ingresso acabaram não sofrendo tanto com os impactos do COVID-19 em sua captação, pois tiveram tempo de trabalhar sua adequação ao processo em relação a estrutura, cultura dos alunos e dos colaboradores,  integrações de sistemas, isso tudo uma vez que já teve o entendimento que o processo será não só o atual, mas o cenário do futuro. 

Para as instituições que não trabalhavam com essa modalidade. Com o cenário de distanciamento social, viram-se com um impasse no momento de captação, rendidas e sem ter como aplicar o processo de avaliação tradicional. Sem alternativas para contornar a situação. E assim muitas buscaram a CRM Educacional para obter ajuda. Que prontamente disponibilizou seu time para treinar e capacitar seus clientes que até então não eram ainda adeptos a modalidade. 

Além disso para instituições que não eram clientes da CRM Educacional, ela disponibilizou uma alternativa. Cedendo seu próprio recurso afim de que estas instituições não sofressem impactos em sua captação. Colocando em prática acima de tudo o lema de “diminuir a distância entre as pessoas e sua evolução, por meio da educação”. 

Conclusão

A aceitação da modalidade pelos alunos foi tamanha, que as instituições hoje relatam que mesmo passando o momento do COVID. E o distanciamento social permanecerão captando com a forma de ingresso digital. E este sem dúvidas é o cenário do futuro. Prova disso é inclusive o fato do próprio Enem estar se preparando e se adequando para ser realizado na integra como digital até 2026. 

Produzido por Ticyanne Abreu, Consultora de Negócios na CRM Educacional.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.