(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Por quê atualizar os dados dos alunos anualmente é importante para melhorar os índices de permanência?

Por quê atualizar os dados dos alunos anualmente é importante para melhorar os índices de permanência?

Publicado em 20 maio 2019 e escrito por

Assim como a tecnologia influencia nosso comportamento diariamente, ela também influencia os nossos consumidores e até mesmo os induz a tomar decisões.

As prioridades do setor de marketing e atendimento, responsáveis principais pela captação e permanência de alunos, é conhecê-los e construir relacionamentos com eles.

Mas manter estes relacionamentos é tarefa não apenas do setor de marketing e atendimento, mas de toda a IE – isso porque o que o cliente quer vai muito além de simplesmente se matricular na sua instituição: ele quer passar pela melhor experiência do momento da inscrição até a matrícula e do momento da matrícula até a formatura.

E isso depende de toda a instituição de ensino. Isso mesmo: construir uma cultura comum, que entregue valor palpável ao cliente.

Mas o que isso tem a ver com atualização de dados?

Dados são sinais de atenção e direcionamento de decisão dos seus alunos e mudam bastante de período em período.

Basta você pensar: do primeiro para o segundo período de faculdade, seu aluno pode conseguir um estágio ou um emprego, decidir realizar um intercâmbio, mudar de residência ou até mesmo enfrentar dificuldades que podem induzi-lo ao desligamento do curso.

E é esta decisão que queremos evitar, não é?

Pois comece a fazer com que esses dados façam sentido. Fazer sentido significa funcionar: e dados de um ano atrás podem não representar mais o seu aluno.

A atualização deles envolve limpeza, substituição e pode evitar ruídos e cruzamento de dados antigos com dados novos.

Análises inteligentes geram estratégias e planejamentos inteligentes e isso significa que o relacionamento com seu cliente vai prosperar e se manter duradoura – afinal, ao reunir estes dados a IE tem maiores possibilidades de entender os alunos e responder às suas necessidades.

E como eu posso manter os dados dos meus alunos atualizados?

Para começar, priorize tecnologias que garantam o uso consciente e compartilhado dos seus dados.

Isso faz com que não haja barreiras entre os setores na hora de atender e oferecer uma experiência efetiva ao aluno: se todos estão a par dos dados dele, os redirecionamentos vão diminuir. O tempo de trabalho vai diminuir. E os custos com este processo também.

Isso pode ser otimizado com a utilização de um CRM, por exemplo. O CRM Educacional é uma tecnologia de base de dados que possui integrações com diversas plataformas (principalmente redes sociais, nas quais o seu aluno tem mais probabilidade de estar).

Por fim, entenda que acompanhar a trajetória do seu aluno desde a sua inscrição é essencial para fazer com que ele permaneça na sua instituição. E acompanhamento exige que você conheça cada um deles para que o atendimento seja rápido e efetivo.

E um plus: organizar e atualizar sua base evita que a sua IE se torne uma acumuladora de dados – gerando confusão e constrangimentos.

Vamos construir uma rotina de permanência na sua instituição e ensino? Fale com a gente!

Sobre o autor:

CRM Educacional

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias