Por quê atualizar os dados dos alunos anualmente é importante para melhorar os índices de permanência?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
POST BLOG 02

Assim como a tecnologia influencia nosso comportamento diariamente, ela também influencia os nossos consumidores e até mesmo os induz a tomar decisões. As prioridades do setor de marketing e atendimento, responsáveis principais pela captação e permanência dos alunos, é conhecê-los e construir relacionamentos com eles.

Mas manter estes relacionamentos é tarefa não apenas do setor de marketing e atendimento, mas de toda a IE. Isso porque o que o cliente quer vai muito além de simplesmente se matricular na sua instituição. Ele quer passar pela melhor experiência do momento da inscrição até a matrícula e do momento da matrícula até a formatura.

E isso depende da estratégia de permanência dos alunos da instituição de ensino. Isso mesmo: construir uma cultura comum, que entregue valor palpável ao cliente.

Mas o que isso tem a ver com atualização de dados?

Dados são sinais de atenção e direcionamento de decisão dos seus alunos e mudam bastante de período em período.

Basta você pensar. Do primeiro para o segundo período de faculdade, seu aluno pode conseguir um estágio ou um emprego, decidir realizar um intercâmbio, mudar de residência. Ou até mesmo enfrentar dificuldades que podem induzi-lo ao desligamento do curso.

E é esta decisão que queremos evitar, não é?

Pois comece a fazer com que esses dados façam sentido. Fazer sentido significa funcionar: e dados de um ano atrás podem não representar mais o seu aluno.

A atualização deles envolve limpeza, substituição e pode evitar ruídos e cruzamento de dados antigos com dados novos.

Por isso análises inteligentes geram estratégias e planejamentos inteligentes e isso significa que o relacionamento com seu cliente vai prosperar e se manter duradoura. Afinal, ao reunir estes dados a IE tem maiores possibilidades de entender os alunos e responder às suas necessidades.

E como eu posso manter os dados dos meus alunos atualizados?

Então para começar, priorize tecnologias que garantam o uso consciente e compartilhado dos seus dados.

Isso faz com que não haja barreiras entre os setores na hora de atender e oferecer uma experiência efetiva ao aluno. Se todos estão a par dos dados dele, os redirecionamentos vão diminuir. Assim o tempo de trabalho vai diminuir. E os custos com este processo também.

Isso pode ser otimizado com a utilização de um CRM, por exemplo. O CRM Educacional é uma tecnologia de base de dados que possui integrações com diversas plataformas. Mas principalmente redes sociais, nas quais o seu aluno tem mais probabilidade de estar).

Permanência de alunos e o CRM Educacional

Por fim, entenda que acompanhar a trajetória do seu aluno desde a sua inscrição é essencial para fazer com que ele permaneça na sua instituição. E por isso o acompanhamento exige que você conheça cada um deles para que o atendimento seja rápido e efetivo.

E um plus: organizar e atualizar sua base evita que a sua IE se torne uma acumuladora de dados – gerando confusão e constrangimentos.

Vamos construir uma rotina de permanência dos alunos na sua instituição e ensino? Então fale com a gente!

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Diminua sua taxa de evasão de alunos

Saiba como diminuir a taxa de evasão e não perder alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.