(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Taxas de evasão de alunos: conheça os números em cada etapa do funil

Taxas de evasão de alunos: conheça os números em cada etapa do funil

Publicado em 10 agosto 2018 e escrito por

Seguramente a sua IES quer captar um número cada vez maior de alunos e garantir suas matrículas por semestre, certo? Porém, mais do que tê-los em sua instituição, também é importante mantê-los, pois, assim, você evita as altas taxas de evasão de alunos.

Para isso, é preciso conhecer bem as etapas de captação de alunos no funil, razão pela qual escrevemos este artigo. Continue a leitura!

Taxas de evasão de alunos

Este é um dos principais problemas da educação brasileira, afinal, a taxa de evasão de alunos nas IES chega a atingir aproximadamente 19% .

A inadimplência, dificuldades em conciliar trabalho com os estudos e, em alguns casos, a falta de interesse no curso escolhido têm sido as principais causas pelas quais os alunos abandonam o curso superior. Por isso, é preciso conhecer, antes de tudo, a jornada de matrícula desse aluno.

Etapas do funil para captação de alunos

Existe um caminho que toda pessoa traça ao descobrir uma instituição até se tornar aluno dela. Estamos falando da composição do funil de vendas.

O funil de vendas é composto por momentos que envolvem a atração (quando a pessoa conhece a sua IES), engajamento (momento em que o interesse é despertado) e a conversão (quando, por fim, se torna aluno). Para você entender melhor sobre esse processo, a seguir, apresentaremos suas seis etapas.

Potencial

Nesta primeira etapa, o possível aluno começa a demonstrar interesse em fazer um curso superior. Alguns dos interessados têm as características que correspondem ao perfil do seu aluno ideal (que tem mais chances de se matricular) em termos de renda, idade, onde mora etc.

Desse modo, essa etapa corresponde à fase de atração, pois é a pessoa quem encontra a sua IES.

Qualificado

Aqui, a pessoa já tem certeza de que precisa de um curso superior. É neste momento que os primeiros cuidados devem ser tomados.

Afinal, nesta fase, dúvidas quanto a começar ou não o curso podem comprometer a retenção desse possível novo aluno após a matrícula. Por esta razão, você ainda não deve propor a matrícula a ele, mas sim convencê-lo de que o curso e a instituição atendem suas necessidades.

Inscrito

Suas campanhas de marketing devem atrair os interessados ao site da sua instituição. Os elementos ali presentes, então, devem ser os responsáveis pela conversão do possível novo aluno.

Para conseguir isso, conte com fichas de inscrição online para que as pessoas possam preencher o formulário a partir de qualquer canal online.

Avaliado

Antes de chegar aqui, o candidato passa por outras fases que incluem o pagamento da inscrição e a presença no dia da prova. Como o mercado tem sido cada vez mais competitivo, é importante prestar atenção a essas fases também.

Portanto, esteja bem engajado com o possível aluno nesse momento, oferecendo dicas de como se preparar para a prova, entre outras orientações.

Convocado

Nesta fase, o relacionamento também será a chave para captar o aluno para a sua instituição. Uma vez que ele tenha sido aprovado em seu processo, envie um e-mail para parabenizá-lo e convidá-lo a fazer a matrícula.

Matriculado

A matrícula concluída não significa que o seu trabalho deve parar. Afinal, você precisa continuar em contato com o aluno para incentivá-lo a continuar estudando na sua IES e, assim, reduzir as taxas de evasão.

CRM Educacional para captar e reter os seus alunos

Todos os pontos que mencionamos até aqui podem ser trabalhados por meio de um sistema CRM. A partir dele, você pode montar as fichas de inscrição online, programar o envio de e-mails com as dicas antes da prova, controlar o número de matriculados e fazer com que sua equipe de atendimento faça contato com quem ainda não fez a matrícula para trazê-los à instituição.

A taxa de evasão de alunos é um grande problema na educação do Brasil, contudo, é possível implementar estratégias para que este problema não atinja a sua instituição. Por isso, use o funil para captação de alunos a seu favor e conte com o CRM educacional para otimizar seu trabalho e, consequentemente, melhorar os seus resultados!

E você? O que tem feito para evitar as taxas de evasão de alunos? Deixe um comentário e nos conte a sua experiência.

Sobre o autor:

Augusto Guimaraes Consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.

COMPARTILHE: