(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Tendências de marketing para IES 2018: quais são e como aplicar

Tendências de marketing para IES 2018: quais são e como aplicar

Publicado em 15 fevereiro 2018 e escrito por

O marketing para IES tem evoluído de forma cada vez mais rápida. Por isso, é importante que você fique atento às tendências de marketing que estão despontando em 2018 para aplicá-las de forma eficiente na sua instituição.

Separamos aqui alguns pontos para que a sua instituição consiga bons resultados e um número maior de alunos matriculados ao longo desse ano.

Influenciadores digitais: mais credibilidade no marketing para IES

Investir em influenciadores digitais é algo que deve ser considerado em 2018. Em meio a tantos bloqueadores de anúncio, ter a sua instituição de ensino sendo divulgada por um influenciador que tenha princípios que se encaixem com sua IES, é algo a ser considerado em seu plano de marketing educacional.

Segundo pesquisas, 90% dos consumidores confiam em recomendações de colegas ou pessoas influentes. Portanto, comece já a procurar pessoas com forte presença digital em sua região e que sejam referência para o seu público.

O jovem de hoje tende a dar daria mais credibilidade num youtuber que está em evidência, do que em um anúncio pago.

Realidade virtual: maior interação com o seu público

A realidade virtual sempre foi um assunto bastante debatido e tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos. Portanto, a perspectiva é que ela esteja mais presente na vida das pessoas em 2018.

Mesmo que a sua instituição não tenha orçamento para fazer algo como adaptar as aulas das disciplinas para o formato de realidade virtual, é importante saber que, por conta dessa tendência, investimentos em conteúdo visual podem ser boas alternativas de atração de bons candidatos.

Gráficos e vídeos interativos podem ser o ponto de partida para a aplicação da realidade virtual no seu marketing.

Social media: crie conteúdos junto com o seu público

Estar presente nas redes sociais é essencial para o engajamento entre a sua instituição e os alunos. Contudo, além de fazer com que eles curtam e compartilhem o seu conteúdo, uma tendência para 2018 é permitir que eles também façam conteúdos próprios.

Na verdade, já podemos ver ações em algumas redes. Os artigos instantâneos do Facebook estão se popularizando e muitos criadores de conteúdo estão usando o aplicativo para publicá-los diretamente na rede. O Snapchat e o Instagram possuem recursos de ligação em que os usuários podem deslizar para ler os artigos.

Afinal, os conteúdos de marketing não são mais exclusivos da sua instituição. Envolva o seu público a desenvolvê-los também dentro da sua estratégia de redes sociais. Aliás, se estiver em busca de quem possa realizá-la para você, confira as soluções do Planeta Y.

Streaming: uma das mais certeiras tendências de marketing para 2018

Se ainda há gente que vê a sua IES como uma “instituição sem rosto”, esse quadro precisa mudar em 2018. As pessoas têm buscado cada vez mais conexões humanas, razão pela qual as empresas têm usado transmissões em vídeo para conversarem com o público em tempo real.

E como há quem prefira assistir a um vídeo ao vivo do que ler um blog post, por exemplo, essa é uma chance que você precisa adotar para o seu marketing educacional. Para isso, escolha as pessoas da instituição que tenham maiores habilidades de comunicação para representarem a IES durante as transmissões.

Mídia out of home: união do online e offline

Esse tipo de mídia que une o online e o offline é capaz de impactar o seu público por meio do uso de painéis e outdoors digitais. Isso permite criar conteúdos criativos que integram as redes sociais e mídia offline.

Com o surgimento de plataformas online que oferecem serviços como compra de outdoors e painéis, a aquisição da mídia tornou-se possível para qualquer tipo de IES não pode ficar de fora.

Inbound marketing: o marketing de atração

Durante anos o marketing tradicional tratou de usar os meios outbound a fim de chamar a atenção das pessoas: TV, rádio, revista, jornal e outdoor, entre outros. Neles, anúncios que aparecem entre as páginas de um impresso ou durante os intervalos comerciais ofertam um produto ou serviço. No caso das instituições de ensino, seus anúncios chamam as pessoas a realizar a matrícula.

Esses meios funcionam, mas o comportamento do consumidor não é mais o mesmo de 20 anos atrás. Hoje, ele procura saber mais sobre a empresa anunciante, seu nível de autoridade e o valor que ela pode gerar. É nesse cenário que entra em ação o inbound marketing.

Já pensou o quão bom seria os alunos procurarem naturalmente a sua IES em vez de ter que chamá-los por meio de anúncios? Isso é o que o inbound marketing faz, usando ferramentas online como blog, e-mail marketing, redes sociais, etc.

Vejamos um exemplo: João busca uma instituição para cursar sua tão sonhada faculdade. Porém, tem dúvidas sobre como funciona o ritmo de estudos de um curso superior. Por isso, faz uma busca no Google e encontra um artigo do blog da sua IES chamado “7 dicas de estudo para o seu primeiro ano de faculdade”.

João acha o conteúdo interessante a ponto de assinar a newsletter e seguir as redes sociais da sua instituição. Quando ele precisar decidir onde vai estudar, adivinha qual será a primeira opção. A 5seleto é uma agência especializada em inbound para instituições de ensino e poderá lhe ajudar a entender melhor essa engrenagem de atração.

Aliás, para a realização da matrícula, considere também o uso de um CRM Educacional para fazer a gestão dos alunos e manter seu candidato nutrido de informações específicas desde o início do preenchimento da sua ficha responsiva. Afinal, você não espera que no próximo ano seus alunos preencham formulários de papel, não é mesmo?

Gostou deste artigo sobre tendências de marketing em 2018? Acredita que ele possa ser útil a outras pessoas também? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias