(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Como matricular mais alunos: conheça o funil de captação de alunos

Como matricular mais alunos: conheça o funil de captação de alunos

Publicado em 29 janeiro 2015 e escrito por

Existem várias maneiras de você matricular mais alunos em relação à sua última campanha de vestibular. Quero logo te adiantar que esse não é mais um daqueles posts dos “gurus da internet” que querem te dar uma fórmula única de sucesso.

Se você já acompanha nosso Blog, sabe que sempre tento trazer metodologias que podem te auxiliar no desafio de melhorar sua captação de alunos. Disse várias pois não existe um único caminho a ser trilhado. Eu sei que sempre bato naquela tecla: adote um sistema CRM! Mas um bom sistema CRM é apenas o primeiro passo, pois te permite trabalhar de maneira otimizada a metodologia que te levará à matricular mais alunos. Hoje gostaria de te falar sobre uma parte da nossa metodologia que, ao meu ver, é um dos pilares do processo de captação de alunos de sucesso: o Funil de Captação de Alunos.

O termo “funil de marketing” lhe é familiar, certo? Acredito que em sua graduação, pós-graduação ou até mesmo em sua experiência de mercado, você, profissional de marketing, já ouviu falar nesta ferramenta..

Funil de marketing

como amtricular masi alunos funil de vendas crm

A ideia do funil de marketing tradicional é bem simples: Ele ilustra a evolução de um possível cliente ao longo do processo de vendas, desde a intenção de compra até a efetivação da venda. É um trabalho que começa no marketing e termina no comercial.

Mas não dá para aplicar o funil tradicional no mercado de educação por um simples motivo: A relação Cliente X Fornecedor entre um Aluno e uma Instituição de Ensino é única!

Quando um aluno se matricula em sua IES, ele exerce dois papeis:

 

  • Consumidor de um contrato de prestação de serviços educacionais;
  • Aprendiz, ávido pela construção de novos conhecimentos;

Que outro mercado possui esta relação? Nenhum, certo? Por isso para matricular mais alunos você precisa de um funil de captação de alunos.

Funil de captação de alunos

O funil de captação de alunos é baseado no funil de marketing, mas com uma diferença crucial que muda completamente a forma de trabalho: ele é adaptado à realidade das IES’s brasileiras.

Todas as fases representadas neste funil estão de acordo com as etapas enfrentadas por um possível aluno desde a descoberta da existência de sua IES até a efetivação da matricula. Não estou falando apenas de uma mudança na nomeclatura das etapas pois isso não te traria a melhoria necessária. Estou falando da conscientização do que ocorre em cada um desses momentos para que sejam preparadas as ações a serem realizadas e que impactarão os futuros alunos com o objetivo de “convertê-los”.

Não importa qual o desafio a ser vencido, trabalhar com a ferramenta correta é sempre a melhor opção. Certamente te ajudará a trazer melhores resultados. O funil de captação de alunos é especializado no segmento educacional brasileiro, por isso, você consegue matricular mais alunos, trabalhando assertivamente a conversão em cada uma das etapas definidas e, assim, evoluir cada vez mais interessados até a matrícula.

Conheça as etapas do funil de captação de alunos:

como matricular mais alunos funil de captação de alunos

Evolua seus candidatos para matricular mais alunos

O principal motivo de trabalhar com um funil é acompanhar e incentivar a evolução dos seus candidatos até que se tornem alunos. Esse “incentivo” é feito por ações específicas para cada fase, pois as dúvidas e barreiras são diferentes de acordo com o momento que seu futuro aluno está atravessando. Entenda o que você pode fazer para que um simples inscrito se torne um aluno matriculado:

Na fase Potencial

Na fase Qualificado

Na fase Inscrito

  • Campanhas para Pagamento da inscrição
  • Lembretes com a data da prova

Na fase Avaliado

  • Contato com os ausentes e desclassificados para participarem de nova prova

Na fase Convocado

  • Convite e incentivos para realizar matrícula

Essas são algumas das ações que você pode realizar a fim de matricular mais alunos nas suas próximas campanhas de vestibular. Os resultados dessa metodologia são quase imensuráveis! Eu disse quase pois são por meio deles que você analisará o ROI das suas campanhas, mas as possibilidades são, sim, infinitas. Essa proximidade trazida pelo relacionamento com o candidato pode refletir na sua IES de diversas formas, tudo depende do seu objetivo. Você pode conquistar branding, evangelizadores da sua marca, melhorar sua retenção de alunos, etc. Enfim, você começa a matricular mais alunos e seu resultado final pode ir muito além disso.

 Agora reflita: A resposta para matricular mais alunos pode ser apenas “trabalhar com a ferramenta certa”.

Que falar mais sobre isso, procure um de nossos especialistas.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias