(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

5 razões porque os Millennials preferem e precisam estudar pelo e-learning e utilizando vídeos

5 razões porque os Millennials preferem e precisam estudar pelo e-learning e utilizando vídeos

Publicado em 21 junho 2016 e escrito por

Assim como as características pessoais e culturais de um indivíduo podem influenciar muito no modo como ele aprende e retém conhecimento, a geração a qual ele pertence, sua idade, a tecnologia com a qual ele tem contato e outros fatores também são determinantes para esse processo de aprendizagem. E com os Millennials, isso não é diferente.

Essa geração, de pessoas nascidas entre 1977 e 1998, tem um modo peculiar de apreender o conteúdo e reter o conhecimento e precisa de formas diferenciadas de ter acesso a ele. Como esses Millennials representam boa parte da população, sua instituição ou negócio na área educacional precisa estar preparada para atender às suas necessidades e desejos e você já vai entender o porquê.

Mas antes, vamos responder a uma pergunta central:

Afinal, quem são esses Millennials?

Millennials, como já mencionamos, são pessoas de uma geração específica, nascidas entre os anos de 1977 e 1998. Esses “Milenares” são assim chamados pois nasceram bem próximo à virada do milênio e acompanharam uma série de mudanças econômicas, sociais e tecnológicas específicas que passaram, de certa forma, a lhes caracterizar.

Tendo isso em mente, vale ressaltar três comportamentos específicos desse grupo que podem ser bem interessantes quando vamos pensar em um modelo de educação para atender seus anseios e necessidades.

01 –  Os Millennials são a primeira geração que cresceu online. Eles assistiram a internet dar seus primeiros passos em direção a popularização e a democratização, usaram o ICQ, o Cadê e estavam buscando sempre mais interatividade. Eles são parte de uma geração conectada, ávida por novidades, que se adapta rápido ao que surge e quer sempre melhorias naquilo que já usa.

02 – Essa geração é mais sociável e tem necessidade de interagir e compartilhar. Não basta ter ou fazer o melhor. Os Millennials querem compartilhar suas conquistas e descobertas com outras pessoas e também querem aprender e evoluir com elas. Agir em conjunto tem muito mais valor para eles e o individual é menos gratificante.

03 –  Millennials são multitarefa e multidispositivo. As exigências da sociedade são outras, os desejos dos jovens são outros e não há tempo para fazer uma coisa só ao mesmo tempo. Millennials realizam diversas tarefas ao mesmo tempo, navegam na internet enquanto veem TV, ouvem música enquanto estudam e conseguem administrar isso muito bem.    

Sendo assim, não é de se espantar que muitas pessoas, integrantes dessa geração, estejam hoje se rendendo e preferindo o modelo de ensino a distância, com o e-learning através dos vídeos online.

Muito mais dinâmico, esse é um modelo que se encaixa perfeitamente às necessidades e desejos dos millennials por, principalmente, 5 motivos:

01. Preço

Os Millennials, ao contrário de boa parte das gerações anteriores, têm se preocupado mais com os estudos do que com uma entrada rápida no mercado de trabalho e, então, passam mais tempo dependendo dos pais, ou recebendo salários menores em virtude do tempo que tem disponível para dedicar a essa atividade.

Sendo assim, o preço é o primeiro diferencial que faz com que os integrantes dessa geração escolham estudar pelo e-learning, já que essa modalidade normalmente é bem mais barata que as aulas presenciais e não perde em nada em termos de qualidade e conteúdo.

02. Acessibilidade e Flexibilidade

Como já mencionado, os Millennials fazem muitas coisas ao mesmo tempo, trabalham, estudam, fazem cursos, viajam, se divertem, e então precisam de um modelo de ensino flexível, que acompanhe esse ritmo e possa ser seguido de acordo com a vontade do próprio aluno.

Sem um horário rígido ou um local fixo para estudo, os estudantes podem encontrar a forma mais confortável para aprender, de maneira que isso se encaixe perfeitamente em sua rotina. Você passa o mês todo viajando? Dá pra acessar as aulas de qualquer lugar em que tenha acesso à internet. Tem pouco tempo pra estudar? Você pode acessar do celular enquanto volta no ônibus pra casa ou enquanto espera aquela reunião importante.

Totalmente flexível e acessível em qualquer lugar e dispositivo.  

03. Evolução notável

Além do mais, os Millennials também sentem necessidade de ver seus esforços rendendo frutos e os recompensando de alguma forma. Portanto, o e-learning, mais uma vez, é o modelo ideal para essa geração.

No e-learning, com as atividades online e a aplicação de técnicas de gamification, é possível obter rápido retorno de todos os esforços investidos pelo estudante e ele também consegue mensurar de forma fácil e rápida os resultados obtidos com cada módulo, exercício e assunto trabalhado.

Assim, o aluno também se sente mais motivado a continuar estudando e consegue ver valor naquilo que aprende.

04. Interatividade

Os Millennials também, como dissemos, são uma geração muito conectada e que gosta de interagir com o outro e com o conteúdo também.

Dessa forma, utilizando vídeos em um modelo de e-learning você consegue suprir muito bem essa demanda e superar as expectativas dos estudantes.

Seja ao vivo ou no modelo de aulas gravadas, usando vídeos, você consegue deixar sua aula muito mais dinâmica, prática e interessante. Pelo próprio conteúdo ou ferramentas disponíveis no player, o aluno consegue voltar em partes que ele achou mais interessantes, fazer anotações, seguir links inseridos durante a apresentação, deixar comentários e, se o professor estiver ao vivo, ainda é possível interagir com ele durante a aula, tirar dúvidas em tempo real e conversar com as outras pessoas da turma.

05. Compartilhamento do conhecimento

Por fim, é sempre importante pensar que o compartilhamento de informações é uma necessidade dos Millennials e eles querem ter essa oportunidade quando estiverem aprendendo também.

Em um e-learning você pode manter fóruns de discussão, canais para que os alunos interajam entre si, e dessa forma estimular que eles compartilhem conteúdo e aprendizado de forma simples e rápida, de onde quer que eles estejam e com quem quer que seja.

——————————————————————————————————————————–

Por essas e outras razões, cada vez mais, os integrantes da geração milenar estão preferindo o ambiente virtual ao físico e trocando a sala de aula por onde quer que seja mais confortável.

O e-learning para essa geração, tem a ver com liberdade, conforto, flexibilidade, interatividade, dinamicidade e eficiência e isso é tudo que ela quer.

Você já tem uma estrutura de ensino preparada para lidar com esse público e essa demanda? Se sim, ótimo! Se não, é hora de começar a se adaptar e seguir essa tendência, ditada por quem mais entende de aprender!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e com MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária, atualmente Daniel é CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino. Faz parte do conselho de Administração da Nerus - ERP para Varejo e da 5Seleto – Agência de Marketing Digital. Atua como Docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação em diversas Faculdades e Universidades no Brasil.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias