Sua IES tem redes sociais? Fuja desses 5 erros!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
6

As redes sociais são um dos meios mais importantes atrair e manter relacionamentos com os alunos dentro de uma estratégia de marketing digital. Contudo, uma gestão incorreta desse tipo de canal pode prejudicar a imagem da sua IES e colocar a perder todo o seu esforço para criar e manter uma audiência.

Quer ficar longe de problemas do gênero e obter os melhores resultados nessas redes? Continue a leitura e veja os principais erros que você deve evitar.

1. Manter um perfil incompleto

Quando as pessoas procuram pela sua instituição de ensino nas redes sociais ou decidem conhecê-la melhor ao encontrarem uma publicação compartilhada, elas estão em busca de informações. Porém, se o perfil da IES estiver incompleto, visitá-lo será uma experiência extremamente frustrante, que provavelmente vai afastar novas oportunidades.

Por isso, certifique-se de preencher as informações essenciais, como:

  • sobre (dê um pequeno histórico sobre a instituição e uma descrição sobre o seu compromisso);
  • contatos (telefone, e-mail, site etc.);
  • endereço (caso não seja uma instituição de EAD);
  • categoria (ensino médio, superior etc.);
  • foto do perfil e da capa que representem os valores e identifiquem a sua marca.

2. Tentar estar em todas as redes sociais

Talvez seja tentador marcar presença nas principais redes sociais, mas gerir todas elas com qualidade já não é uma tarefa simples. Manter muitos perfis atualizados e responder aos comentários das pessoas em diversos canais exige dedicação. E qualquer sinal de abandono pode fazê-lo perder toda a sua credibilidade com a audiência.

Diante disso, o melhor a se fazer é investir em, no máximo, duas e só criar perfis em outras redes sociais quando tiver confiança de que a gestão das primeiras está satisfatória. Por isso lembre-se também que só vale a pena ter um perfil profissional em uma rede social se o seu público-alvo realmente estiver lá.

3. Expor os alunos da instituição de maneira indevida

Uma prática que ajuda a engajar os alunos é divulgar fotos em que eles estejam em eventos da IES — com os professores, inclusive. Então o problema que pode ocorrer é quando o responsável pelos perfis em redes sociais publica as imagens sem uma seleção prévia.

É possível que haja fotos com poses ou situações constrangedoras. Portanto, o ideal é verificar todas elas antes de compartilhar e garantir que os alunos estejam de acordo em aparecerem nas redes da sua IES.

É muito comum vermos perfis comerciais compartilhando links sem incluir um comentário ou explicar para a audiência porque aquilo pode ser interessante para ela. Outro exemplo é o uso incorreto das hashtags, que têm o objetivo de impulsionar a interação com os seguidores. Mas nem sempre são usadas de modo a ter algum apelo com o público.

4. Propagar conteúdo opinativo polêmico

Quando emitimos a nossa opinião nas redes sociais, sempre haverá pessoas com pontos de vista diferentes, o que pode gerar discussões bastante problemáticas. Especialmente quando o tema é polêmico. Sem contar que, em negócios relacionados à educação, é preciso ter ainda mais cuidado para não cair em assuntos de ideologia política ou partidária.

Então, o mais recomendável é evitar conteúdos opinativos e prevenir qualquer tipo de desconforto com os seguidores.

5. Usar os recursos das redes sociais incorretamente

As redes sociais são, acima de tudo, uma ferramenta de comunicação e relacionamento. Por isso, é fundamental que você se preocupe não só com uma linguagem adequada, mas também com o uso correto dos recursos.

Tenha em mente que as redes sociais da instituição não são apenas um meio de contato. Mas também uma forma de atrair novos estudantes e levá-los a preencher a ficha de inscrição da instituição.

Sendo assim, se você pretende aumentar as matrículas na sua IES, utilize soluções como a da empresa Planeta Y, que, entre muitos benefícios, permite entender melhor a sua audiência e identificar oportunidades de captação e retenção de alunos.

E então, você já cometeu algum desses erros? Agora que já sabe como fugir deles, que tal espalhar essas informações para os seus amigos e colegas? Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Sua IES tem redes sociais? Fuja desses 5 erros!
CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.