(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Redes sociais na inscrição: facilite a inscrição de seu futuro aluno

Redes sociais na inscrição: facilite a inscrição de seu futuro aluno

Publicado em 22 dezembro 2014 e escrito por

Você faz ideia de quantos interessados acessaram sua ficha de inscrição mas não se tornaram candidatos?

E ai, sabe quantas pessoas deixaram de preencher todo o cadastro? Sabe qual a relação das redes sociais na inscrição?

Obter essas informações não é tão desafiador. Com auxílio do Google Analytics, por exemplo, você consegue saber o número de visitantes que sua ficha de inscrição obteve e pode cruzar com o número de inscritos em determinado período da sua campanha. , Com isso, você saberá  qual foi a sua perda nesta etapa

Parece bem simples, não é?  Realmente é. Citei uma forma bem comum e que provavelmente seja a mais usada para descobrir informações deste tipo, mesmo que essa exija o manuseio de duas ferramentas. Mais pra frente vou te apresentar um jeito mais fácil e prático de conseguir  este tipo de informação, mas essa é uma conversa para outro dia. Hoje o foco é outro! Que tal diminuir a perda de candidatos nesta fase, utilizando as redes sociais?

As Redes Sociais

Não é mistério para ninguém que as redes sociais chegaram com força e conquistaram os internautas de todo o mundo, principalmente os brasileiros. Uma pesquisa divulgada em setembro deste ano pela comScore, mostrou que os internautas tupiniquins são apontados como os maiores usuários das redes sociais do mundo. Grande parte disso é por conta dos jovens de 15 a 24 anos que representam 26.9% dos brasileiros conectados nas redes sociais.

Então pense comigo:

  • Os brasileiros lideram no uso de redes sociais
  • Uma grande parcela desses usuários é de jovens

Espera ai… Qual é mesmo o público alvo da sua IES?

Isso mesmo, a probabilidade de um futuro aluno seu estar conectados nas redes sociais é enorme. Então, porque não usar isso ao seu favor?

Por que usar as redes sociais na inscrição de candidatos?

Não falei muita novidade até agora, não é mesmo? Afinal, para todo lado que se olha hoje em dia, é possível encontrar jovens conectados na internet em um dos diversos gadgets que possuem acesso à rede.

Ok, mas o que sua IES tem a ver com esse movimento? Afinal, como as redes sociais podem te ajudar a captar mais alunos?

Existem várias formas de utilizar as redes sociais para captar mais alunos, mas hoje quero falar da atuação desse meio em uma fase específica do processo de captação de alunos: a inscrição.

A fase de inscrição é crucial para o seu objetivo  de captar mais alunos em uma campanha de vestibular. É ali que seus futuros alunos tem o primeiro contato com sua IES e, claro, quanto mais agradável, simples e ágil for essa experiência, mais inclinado ele ficará para escolher a sua IES para estudar.

Já tem algum tempo que venho falando aqui no Blog sobre a experiência do futuro aluno na fase de inscrição e hoje quero falar de mais uma forma de facilitar esse caminho

Redes sociais na inscrição

Muitos interessados chegam na inscrição do vestibular cheio de dúvidas e receios. Se você apresenta dificuldades na fase de cadastro desse futuro aluno, isso fatalmente vai afetar a pouca segurança que ele teve em sua escolha e partirá para outra IES.

Ta muito difícil, vai ver que é um sinal que eu não devo estudar aqui

Então proponho que esse caminho da inscrição do futuro aluno seja facilitado. Claro que deve-se tornar toda a jornada do interessado mais simples, mas agora quero me limitar à inscrição.

Ao invés de expor seu futuro aluno a uma ficha de inscrição longa, cheia obstáculos – acredite a cada um desses “obstáculos” ele repensa sua escolha – vamos simplificar este processo e trazer para algo mais próximo a realidade dele.

E se parte dessa ficha fosse preenchida automaticamente? Muitos desses “obstáculos” já seriam superados e você se prevenia de sofrer com a insegurança deste futuro aluno.

Usando as redes sociais na inscrição você consegue fazer isso!

Fazendo a integração das redes sociais na inscrição de seus futuros alunos, você consegue obter, com a autorização deles, algumas informações específicas que eles deixam nessas mídias e assim agilizar a inscrição.

Mais prático, mais abrangente e menos traumático para os seus futuros alunos.

E você? Já usa as redes sociais na inscrição ou não vê motivos para isso?

Faça uma experiência:

Pegue o número de visitantes que sua ficha de inscrição teve e cruze com o seu número de inscritos. Qual foi o tamanho da sua perda?

Precisa de ajuda? Temos alguns materiais aqui e estamos à disposição para conversar!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias