(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

SMS na Captação de Alunos – Potencializando a régua de relacionamento

SMS na Captação de Alunos – Potencializando a régua de relacionamento

Publicado em 03 abril 2017 e escrito por

Se você já acompanha o nosso blog há algum tempo, sabe que ao longo do ultimo ano escrevemos uma série de textos sobre régua de relacionamento, sms e dicas de como potencializar as taxas de conversão em cada fase do funil utilizando esta poderosa ferramenta de automação do relacionamento com seu lead (candidato ou aluno).

Você já deve saber, mas não custa nada relembrar, que em um mercado cada dia mais competitivo o relacionamento se tornou peça chave no processo de compra on-line. A maioria dos sites de e-commerce trabalham o relacionamento fornecendo notificações por e-mail ao longo do processo. No entanto, apenas um em cada três compradores online chegam até o passo final do processo em sites que trabalham apenas com este tipo de comunicação. Pode parecer estranho nos dias de hoje, mas apenas uma em cada cinco empresas utiliza SMS em suas comunicações ao longo do processo de venda. 

No mercado educacional não é diferente! Precisamos acompanhar nossos candidatos em cada fase do processo de compra(matrícula), orientando-os nos próximos passos e alertando para eventos importantes que estão por vir. E para ir além do e-mail e potencializar a régua de relacionamento, podemos e devemos utilizar o SMS como uma poderosa ferramenta de relacionamento, principalmente com o alto uso que o mobile vem apresentando nos dias de hoje.

Por que SMS na captação de alunos?

Em uma rápida navegação no site da teleco, que reúne estatísticas sobre uso de telefonia móvel no Brasil, percebemos que 75% dos celulares ativos em nosso país utilizam um plano pré-pago e a grande maioria dos planos de dados ainda utiliza a tecnologia 3G. Com isso, podemos concluir que conseguimos atingir as pessoas de forma mais rápida e natural utilizando um SMS, comparando com uma mensagem via e-mail. Nos dias de hoje, dificilmente vemos alguém que não esteja com seu celular em mãos, no bolso ou na bolsa e, ao menor sinal sonoro ou vibratório, todos corremos para saber o que está acontecendo. Ou vai me dizer que você não reage dessa forma?

Ok, mas você pode me dizer que fazer relacionamento por SMS dá muito trabalho. Não deixa de ser verdade, pois é preciso contratar uma empresa de envio de SMS, gerar listas de excel, importar para a ferramenta que você contratou e disparar os SMS’s sempre que necessário. Essa será sua realidade caso não tenha um Sistema CRM especializado para Instituições de Ensino superior. Você vai conseguir atingir seus alunos e futuros alunos, mas terá que enfrentar todos esses passos.

Inteligência no envio de SMS na captação de alunos

Agora, se você tem um Sistema CRM Especializado para educação superior tudo fica mais fácil, pois conseguirá automatizar o processo de envio de SMS, partindo de gatilhos pré-definidos ( de acordo com o passo que o candidato der dentro do funil da sua IES você pode ter uma ação programada) potencializando sua régua de relacionamento.

Bem mais simples, não é mesmo? mas você pode estar se perguntando:

“Tudo bem, entendi, mas tem um momento certo para enviar SMS’s?”

Tem sim. Não dá pra enviar um SMS a cada cinco minutos, esperando que o candidato fique satisfeito com sua impertinência e chegue até a matrícula.

Seguem 3 exemplos de como usar o SMS na captação de alunos para que você se relacione com qualidade com o seu candidato:

Dicas de ouro para uma campanha de SMS de sucesso

  1. Contactar candidatos que deixaram a inscrição incompleta, buscando trazê-los de volta ao processo. Sim, um sistema CRM especializado armazena os dados até mesmo das inscrições incompletas!
  2. Lembrar eventos importantes como data da prova de vestibular, data de matrícula ou pagamento de boleto de inscrição ou matricula.
  3. Para informar sobre mudanças importantes em seu status como a convocação ou desclassificação no processo seletivo, neste último caso, oferecendo uma nova forma de ingresso.

E tão importante quanto o momento certo do envio é o conteúdo do SMS. Deve estar adequado à persona, ser conciso e transparecer, em poucas palavras, qual o próximo passo que o candidato deve dar para continuar sua jornada de compra até a matricula.

Outra observação importante: evite o uso de caracter especial, como “ç”, “~” e afins.

De forma resumida, ao incluir o uso automatizado de SMS em sua régua de relacionamento, você deve ter uma visão clara de seus objetivos, lembrando que nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Não adianta ter uma régua de relacionamento com disparos de 15 ou 20 SMS’s ao longo da jornada de compra do candidato se esses SMS’s não tiverem um conteúdo apurado, direcionador e incluídos no momento certo. Isso só aumentaria o custo de capação de alunos e não necessariamente traria o resultado esperado.

Agora uma informação de ouro sobre uso de SMS na régua de relacionamento: clientes do CRM Educacional enviam em média 8 SMS’s por candidato ao longo da jornada de compra, da inscrição até a matricula, e este número tem se mostrado um sucesso.

Comece suas campanhas de SMS

Bom, agora que você já sabe algumas dicas de como utilizar o SMS na captação de alunos dentro de sua régua de relacionamento, se faça as seguintes perguntas:

– Se eu fosse um candidato, em que momento gostaríamos de receber um SMS da minha faculdade?

– Em qual momento os e-mails que eu já programei precisam atingir meus candidatos mais rapidamente?

Utilize os conceitos que te contei neste texto e teste com seus candidatos no seu próximo vestibular. Ajuste sua régua de relacionamento, mesmo que você faça manualmente, e acompanhe os resultados!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias